O dia 14 de Fevereiro é a data que foi escolhida para comemoração do Valentine's Day em vários países do mundo em especial no hemisfério Norte. É o dia dos namorados, onde casais trocam presentes e passam seu tempo juntos tendo encontros românticos. 

A data tem sua origem na Roma antiga, onde os pagãos como eram tratados pela igreja católica comemoravam a Lupercália, um festival feito para homenagear Juno (deusa romana associada a fertilidade), onde os jovens sorteavam os nomes e faziam uma espécie de orgia, essa comemoração durava 1 mês.

Outras histórias contam que essa é a data da morte de São Valentim um padre que viveu no século III D.C. e foi um mártir ao decidir não abdicar de sua fé no momento em que os cristãos eram caçados pelo imperador Romano Claudius II que tinha proibido os casamentos para que assim pudesse angariar mais soldados para lutarem pelo império. Segundo essa história São Valentim realizava as cerimônias em segredo, mas foi descoberto e sentenciado a morte no dia 14 de Fevereiro de 269 D.C.

Seja qual for a história da origem de São Valentim as tradições são comemoradas em vários países com alguma adaptações, alguns lugares existem trocas de presentes, em outros a troca de cartões e poemas, mas no geral o contexto é sempre o mesmo é o dia em que se comemora o dia dos namorados.

Mas porque no Brasil o dia dos namorados é no dia 12 de Junho?

No Brasil o empresário e publicitário  João Dória (pai do atual prefeito de São Paulo) foi quem criou a data em  1948 e coincide com a véspera do dia de Santo Antônio (santo casamenteiro) para alavancar as vendas do comércio, ela foi inspirada no Valentine's Day que é comemorado em boa parte do mundo no dia 14 de Fevereiro. Aqui os primeiros  slogan utilizados foram:

  • Não é só com beijos que se prova o amor.
  • Não se esqueçam Amor com Amor se Paga

A propaganda foi escolhida como a melhor do ano e deu tão certo que a partir de 1948 a data foi oficializado no calendário nacional e se tornou uma importante data para o comércio.

Espero que tenham gostado do artigo e nos vemos novamente no próximo.... Feliz Valentine's Day para todos!!!

lista-animes.blogspot.com.br