Não existem muitas variações para denominar a bebida alcoólica que aqui no Brasil chame-se cerveja. O nome do líquido derivado do Malte pode ser dividido basicamente em quatro grupos para explicar sua origem. Na Europa essa identificação é mais fácil de ser feita pois há relação entre a palavra usada e a história dos povos que habitam as regiões.

O nome origina-se de diversos fatores dependendo da região

Com algumas exceções, podemos dividir a origem do nome em quatro grupos:

  • ALE, OL, OLUT e OL: derivam de olum, que significa amargo ou óleo;
  • BEER, BIER, BIÈRE, BIRRA, BEEREH, BIIER, BIR, BIRA, BEERA: existem muitas teorias a respeito da origem dessas palavras. A primeira propõe que beer vem do latim bibere, que significa “beber”. Outra teoria sugere que o verbo inglês to brew – que significa “fazer bebidas fermentadas” –, tenha se originado do verbo alemão brauen que quer dizer “fabricar cerveja”;
  • CERVEJA, CERVESA, CERVEZA, SIRBISI: Na Roma antiga (Itália) e na Gália (França) a palavra usada para denominar a bebida era cerevisia, que seria derivada de Ceres, deusa da colheita e da fertilhidade, e vis, que significava força;
  • PIVO, PIWO, PI JIU: são derivadas de piwwo, palavra antiga que significava “cevada”.

Turistas: anotem os nomes para pedir cervejas especiais pelo mundo

Além da origem do nome “cerveja”, em algums idiomas como o francês, holandês, alemão e o inglês uma única palavra descreve o ato de fazer ou fabricar cervejas. Em francês, por exemplo, o verbo designado é o brasser e em inglês o to brew.

Agora você já sabe como pedir cervejas especiais ao redor do mundo, e com pouca variedade de palavras, o que facilita a vida dos turistas cervejeiros.