O mal existe? O mal foi criado?

Bem, é muito evidente que o mal existe, assim como existe o bem. Basta olharmos para os noticiários que todos os dias são cometidos  assassinatos, acontecem tragédias, mortes, pragas, terremotos, quedas de avião, roubos, acidentes trágicos, corrupções generalizadas, etc. Tudo isso é muito mal.

Assim como o mal existe claramente no mundo, assim, também existe o bem no mundo. Vemos que a cada dia são descobertas novas vacinas, remédios. Pessoas demonstram amor todos os dias, a tecnologia se renova constantemente, existem pessoas caridadosas como a irmã Dulce, a madre Tereza de Calcutá, nós ouvimos os pássaros cantando todas as manhãs, o sol nasce todos os dias, a lua clareia a noite escura, etc.

Se o mal existe, então, podemos dizer que ele foi criado? Não necessariamente, pois o mal em si mesmo não existe! O mal é o distanciamento do bem, ou seja, o mal é o resultado daquilo ou daquele que se afastou do bem. Assim como a luz é boa, as trevas, a escuridão é ruim. Mas, a escuridão em si mesma não existe, o que existe é o distanciamento da luz. Quando éramos crianças e acabava a luz da concessionária, acendíamos as velas e se a gente saísse de um quarto carregando a vela e fosse ao banheiro, imediatamente aquele quarto à medida que nos afastávamos dele com a vela, ele ficava escuro. O quarto estava escuro, mas com a presença da vela ele ficava claro. Assim é o mal, um distanciamento do bem. Roubar é algo muito mal, mas o que o roubar? Roubar é o deixar de ser honesto. Matar é terrivelmente ruim, mas o que é o matar? Matar é tirar a vida. E assim por diante.

O mal não poderia ser criado por Deus, por que o mal teria que estar em Deus, em seu ser, para que Ele o criasse. Deus é um ser absolutamente bom! Deus não pode ser mau, pois se fosse mal, Ele não poderia ser Amor!

De onde provêm todas as virtudes? As virtudes só podem ter origem em Deus, pois Ele é o grau máximo em todas as Virtudes! Mas, nele não pode haver mal algum.

O ser humano desobedeceu a Deus. Deus havia prometido que se Adão comece do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, ele certamente morreria. O conhecimento do bem e do mal agora fazia parte da vida humana, mas como o mal seria operado, se Deus é bem absoluto? Um anjo caído teria que operar todo o mal na terra! Satanás, o querubim ungido! Sua missão é afastar o ser humano da fonte de todas as Virtudes. Afastar os seres humanos do amor, da paz, da beleza, da saúde, da alegria, da vida, da benevolência, da esperança, ou seja, afastar de tudo que possa vir de Deus.

O mal não vem de Deus! O mal é o resultado do afastamento do bem.