A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NA ESCOLA INFANTIL

            Existem inúmeras razões que levam a crer que as relações entre o espaço e a aprendizagem são diretas. Um ambiente agradável, limpo e organizado transmite bons sentimentos a qualquer pessoa. Por isso é importante pensar em um espaço físico verdadeiramente pertencente à criança.

Um espaço que desenvolva todas as dimensões humanas a fim de que os professores possam se utilizar do mesmo de maneira adequada, que possam desenvolver nele atividades concretas, para que dessa forma propicie uma aprendizagem significativa entremeada pelo lúdico e respeitando as diversas especificidades da criança.

            Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, p.69): O espaço na Instituição de Educação Infantil deve propiciar condições para que as crianças possam usufruí-lo em benefício do seu desenvolvimento e aprendizagem. Para tanto é preciso que o espaço seja versátil e permeável à sua ação, sujeito a modificações propostas pelas crianças e pelos professores em função das ações desenvolvidas.

           Galardini (1996), afirmou em Brasília no IV Simpósio Latino – Americano de Atenção à criança de0 a6 anos e no II Simpósio Nacional de Educação Infantil: Um espaço e o modo como é organizado resulta sempre das idéias, das opções dos saberes das pessoas que nele habitam. Portanto o espaço de serviço voltado para as crianças traduz a cultura da infância, a imagem da criança dos adultos que o organizam, é uma poderosa mensagem do projeto educativo concebido para aquele grupo de crianças.

            Considerando que o ambiente das instituições de educação infantil deve favorecer o desenvolvimento da criança, David e Weinstein (1987), já afirmavam que o ambiente estruturado para a criança deveria promover: a identidade pessoal, desenvolvimento de competências, oportunidades para o crescimento, transmitir sensações de confiança e segurança e proporcionar o contato social e de privacidade.

             De acordo com Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998): A organização dos espaços e dos materiais se constitui em um instrumento fundamental para a prática educativa com crianças pequenas. Isso implica que, para cada trabalho realizado com as crianças, deve-se, planejar a forma mais adequada de organizar o mobiliário dentro da sala, assim como introduzir materiais específicos para a montagem de ambientes novos, ligados ao projetoem curso. Alémdisso, a aprendizagem transcende o espaço da sala, toma conta da área externa e de outros espaços da instituição e fora dela. A pracinha, o supermercado, a feira, o circo, o zoológico a biblioteca, a padaria, são mais do que locais para simples passeio podendo enriquecer e potencializar as aprendizagens.

            É importante lembrar que ao se pensar no espaço para as crianças deve-se levar em consideração que este deve ser pensado e reorganizado de forma a contemplar as diferentes necessidades de cada faixa etária, assim como as diferentes ações desenvolvidas nele. Portanto, as concepções que o adulto tem sobre as necessidades da criança em cada faixa etária e as metas que seleciona para o seu desenvolvimento vão influenciar não apenas a maneira como ele se relaciona com a criança, como também a forma como organiza o ambiente em que esta se encontra.

REFERÊNCIAS         

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, MEC/SEF, 1998. vol. I, vol. II.

SUDSÍDIO PARA CREDENCIAMENTO E FUNCIONAMENTO DE INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Brasília., MEC/SEF, 1998. Vol. I, Vol. II

FERREIRA, Maria Cloutilde Rossetti (org.). Os fazeres na educação infantil. São Paulo. Cortez, 1998.