A NOVA LUTA DE CLASSES - NOVO RICO X NOVO POBRE

A reestruturação política e econômica ocorrida no Brasil após o Governo Lula, criou duas novas classes sociais.

Tal fenômeno vem constrangendo muitos setores da elite tanto política como econômica do Brasil.

O surgimento de uma nova classe social denominada "novos ricos" formada por indivíduos de origem humilde que se dedicaram aos estudos com seriedade e alcançaram posições de destaque sem apadrinhamentos políticos, bem como outros que mesmo sem estudo, construíram patrimônios sólidos à custa de muito trabalho e honestidade. Estes indivíduos timidamente começam a definir os novos rumos da política e da economia no Brasil.

Acostumados a trabalhar intensamente, aprenderam a superar as sucessivas crises políticas e econômicas que a nação enfrentou desde os seus primórdios. Esses indivíduos que trazem a simplicidade e a humildade em suas feições marcadas pelas diversas formas de preconceito social, econômico, político e até mesmo racial, começam a traçar os rumos de um novo país.

Do outro lado estão os "novos pobres" formados em grande maioria por indivíduos cujos ancestrais eram formados pela antiga aristocracia e nobreza brasileira, figuradas pelas famílias tradicionalistas que valorizavam demais as posições sociais e davam pouco caso ao estudo e muito menos ao trabalho. Estes indivíduos sempre estiveram próximos de todas as benesses políticas e econômicas que o Antigo Império e a Nova República ofereceram.

Historicamente desacostumada a trabalhar, orienta seus descendentes a ingressar na vida política para se manter ocupada e ganhar dinheiro fácil ou então na vida econômica à custa do grande volume de recursos públicos destinados a financiamentos e investimentos em negócios que as instituições financeiras mantidas pelo Poder Público manuseiam.

Os tempos mudaram. O Brasil caminha a passos largos para o futuro. A antiga elite dominante preocupada em manter acesa a chama das facilidades que possuía no passado se desespera e tenta moldar esse futuro ao seu gosto.

Nesse caldeirão de eventos, inusitadamente se manifesta uma “nova luta de classes” envolvendo a “pirâmide social” que passa a ter um novo formato.

A sociedade precisa estar atenta para esta nova realidade e evitar que setores reacionários às grandes mudanças tentem de alguma forma reverter tal processo, através de ações malevolentes nas instituições que sustentam as bases da República, representadas pelo Poder Executivo, Legislativo e Judiciário Brasileiro.