Por Vini Santos

Faz alguns anos que ouvimos falar que a nova geração do tênis, a famosa NextGen estava chegando aos poucos no circuito. Nos familiarizamos um pouco mais sobre isso por conta do Next Gen ATP Finals, que foi inaugurada em 2017 e sediada na cidade de Madrid, na Espanha. O medo de saber que Federer, Nadal e Djokovic estariam praticamente sumindo do circuito em 2016, fez nossa atenção virar para essa nova leva de tenistas e nos dar a esperança de um novo ídolo. Surpreendentemente, em 2017 os “veteranos” Roger Federer e Rafael Nadal voltaram a jogar em nível altíssimo e dominaram os Grand Slams novamente, seguidos por Novak Djokovic que retornou em 2018, também dominando e retomando o posto de número 1 do mundo da ATP nos deixando com o pensamento de que, “essa nova geração nunca vai chegar”.

Pois bem, a hora chegou. Estamos nas finalíssimas do Masters 1000 de Miami e dentre os oito melhores do torneio (Quartas de Final) quatro deles são da NextGen. Destaque para o Canadense Félix Aliassime, de apenas 18 anos, que acaba de se classificar para as semifinais do torneio batendo o croata Borna Coric, de apenas 22 anos. Vale lembrar que Félix Aliassime (18) é o tenista mais jovem a ganhar uma partida em torneios Challenger, feito obtido com apenas 14 anos. O tenista canadense começou a aparecer como uma promessa ao atingir a terceira rodada do Masters 1000 de Toronto em 2018, com apenas 17 anos. Na ocasião, foi derrotado pelo russo Danil Medvedev de 22 anos.

Os feitos do canadense não param por aí, ele é o quarto tenista mais jovem a entrar no top 200 da ATP (17 anos) se juntando a nomes como Rafael Nadal, Richard Gasquet e Leiton Hewitt. Ainda tem mais, Aliassime é o único jogador nascido nos anos 2000 a disputar um Masters 1000. Iniciou 2019 como número 108 da ATP e hoje já é o 36, podendo subir ainda mais em caso de uma final ou um eventual título no Masters de Miami, o que faz dele o jogador mais jovem a chegar em uma semifinal do Masters de Miami nos últimos 35 anos. O mundo inteiro está de olho no novato que tem todas as chances de se tornar um ídolo.

Confira abaixo a lista da nova geração em Miami:

Semi Final             

Felix Aliassime       18 anos

Quartas da Final

Borna Coric              22 anos

Tiafoe         21 anos (Ainda em disputa)

Denis Shapovalov    19 anos (Ainda em disputa)

 

Oitavas de Final 

Danil Medvedev       23 anos

Nick Kyrgios -            23 anos

Stefanos Tsitsipas    20 anos