RESUMO

A biblioteca escolar exerce um grande papel social na era da informação, que é servir como instrumento para a quebra da evasão escolar e auxílio para o ensino – aprendizagem do maternal à conclusão do ensino médio, mostrando aos alunos a importância da leitura e ajudando o mesmo a descobrir suas aptidões, prestando assim, uma acessória na formação de profissionais competentes e de excelência. O presente artigo, mostrar a quebra do paradigma das bibliotecas escolares, que na maioria das vezes, é vista como algo distante e incompatível com a tecnologia, formando, um conceito contraproducente sobre esta concepção, que acarreta um preconceito resultando na ineficiência da finalidade da biblioteca escolar, impedindo assim, que o mesmo alcance seus objetivos. A pauta em questão é demonstrar por meio de fontes bibliográficas, que tecnologia e biblioteca escolar não podem ser vistos como algo fragmentado, e sim como conceitos inseparáveis, pois a tecnologia serve como auxílio para a otimização, facilitação e agilidade da disseminação da informação perante o usuário, direcionando – o para um novo horizonte, o horizonte de uma biblioteca infinita e atualizada. Seguindo esta linha de raciocínio, podemos afirmar que o somatório de tecnologia e biblioteca escolar, estimula e facilita a atração do publico, fomentando a construção de um conceito positivo de biblioteca escolar. Por ventura, os objetivos a serem alcançados, será a construção de um novo paradigma das bibliotecas escolares, fortalecendo um  papel fomentador da leitura e a cultura e a relação intrínseca com a comunidade, gerando conhecimento e favorecendo a cidadania da sociedade.

Palavras-chaves: Biblioteca Escolar. Tecnologia. Informação.

INTRODUÇÃO

O conceito de leitura e de biblioteca, em nossas mentes, está muito delimitado. Quando se fala em biblioteca, logo se vem há pensar em um lugar empoeirado que sofre de obsolescência tecnológica, e quando se falam na prática de leitura, associa-se a existência de um texto impresso. Mas será que realmente os conceitos de biblioteca e leitura necessariamente se resumem apenas a este conceito vago e direto?  Não. Pois, a biblioteca não deixa de ser uma organização, e toda organização tem missões e objetivos a cumprir, e de maneira alguma uma organização pode delimita–se somente a um quesito, pois precisam ser bem fragmentadas quanto as suas funções e seus objetivos e estar em constante inovação, para assim garantir sua existência e não cair em obsolescência. A tecnologia somada à inovação são elos inseparáveis para que possa auxiliar a biblioteca escolar a cumprir suas metas e alcançar seus objetivos, que seria impedir a evasão escolar por meio da disseminação, orientação, capacitação e formação de leitores capacitados com aptidões e habilidades localizadas, abrindo assim, um portal de uma nova era, a era da informação e da leitura modernizada, que vai muito além de um simples texto impresso.

METODOLOGIA

Para destacar uma ligação coerente entre o teórico e o prático a pesquisa se baseará em pesquisa documental, intermediada por instrumentais como: artigos científicos e livros. Com as informações levantadas, pretende-se contribuir no uso de novas tecnologias e inovações a ser aplicado nas bibliotecas escolares. Assim possibilitando um acesso e entendimento acerca dos benefícios do uso da tecnologia para aqueles que buscam informações. [...]