A NOSSA REFLEXÃO DE SÁBADO                                                                                                  (A Bíblia é Como o Universo)

“Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem” (Hebreus 11:3)

INTRODUÇÃO

Para poder iniciar esta matéria, eu passo a transcrever um pequeno trecho de um dos livros do renomado Pastor e Teólogo, Hernandes Dias Lopes, sobre este assunto, quando ele diz que “O UNIVERSO NÃO DEU A LUZ A SI MESMO. DEPOIS, ELE NÃO SURGIU ESPONTANEAMENTE. ESTE VASTO E INSONDÁVEL UNIVERSO, COM LEIS TÃO PRECISAS E MOVIMENTOS TÃO HARMÔNICOS NÃO SURGIU DE UMA COLOSSAL EXPLOSÃO (BIG-BANGUE) NEM É FRUTO DE UM PROCESSO EVOLUTIVO PELO DESDOBRAR DOS MILÊNIOS”. Então, ao ler isto eu, de pronto, assinei embaixo concordando plenamente com tudo.

CORPO DO ESTUDO

Nesta manhã de sábado, dia 8 de Julho de 2023, eu acordei com uma frase bem viva em minha mente, e que me dizia o seguinte: “A BÍBLIA É INSONDÁVEL, ASSIM COMO É O UNIVERSO”. E isto mexeu tanto comigo, que eu disse para mim mesmo: “Há 44 anos, eu estudo a Palavra de Deus quase que todos os dias, que me debruço sobre ela; mas, no entanto, reconheço que ainda sei tão pouco a seu respeito”. Então, de imediato eu levantei, tomei o meu café da manhã e fui direto para o meu notebook preparar esta matéria, e espero que você possa entender e apreciar, mesmo sendo ela um pouco longa.

Para entrar diretamente no assunto, eu quero destacar logo de início esta passagem bíblica: “PORQUE OS ATRIBUTOS INVISÍVEIS DE DEUS, ASSIM O SEU ETERNO PODER, COMO TAMBÉM A SUA PRÓPRIA DIVINDADE, CLARAMENTE SE RECONHECEM, DESDE O PRINCÍPIO DO MUNDO, SENDO PERCEBIDOS POR MEIO DAS COISAS QUE FORAM CRIADAS. TAIS HOMENS SÃO, POR ISSO, INDESCULPÁVEIS” (Romanos 1:20). 

Mesmo que a Bíblia não seja necessariamente um livro científico, no entanto, ela nos mostra algumas coisas a respeito da Ciência mesmo não sendo um manual exclusivo de ciência. Por exemplo, antes do astrônomo italiano, Galileu Galilei, apresentar em sua teoria que a Terra não era plana – o que quase o levou para a Fogueira Santa da Inquisição -, e sim de formato redondo, a Bíblia já nos mostrava isto: “ELE É O QUE ESTÁ ASSENTADO SOBRE A REDONDEZA DA TERRA, CUJOS MORADORES SÃO COMO GAFANHOTOS; É ELE QUEM ESTENDE OS CÉUS COMO CORTINA E OS DESENROLA COMO TENDA PARA NELES HABITAR” (Isaías 40:22).

Esta passagem bíblica é significativa porque ela mostra o domínio, o controle, a exclusividade e a atuação de Deus sobre a sua própria criação, especialmente sobre todo o Universo. Portanto tanto Deus como o Universo são insondáveis ao conhecimento humano: “NÃO SABES, NÃO OUVISTE QUE O ETERNO DEUS, O SENHOR, O CRIADOR DOS FINS DA TERRA, NEM SE CANSA, NEM SE FATIGA? NÃO SE PODE ESQUADRINHAR O SEU ENTENDIMENTO” (vers. 28). 

Sendo assim, a Bíblia Sagrada torna-se um Livro também insondável à compreensão do homem, a não ser que Deus a revele a alguém: “Ó PROFUNDIDADE DA RIQUEZA, TANTO DA SABEDORIA COMO DO CONHECIMENTO DE DEUS! QUÃO INSONDÁVEIS SÃO OS SEUS JUÍZOS, E QUÃO INESCRUTÁVEIS, OS SEUS CAMINHOS!” (Romanos 11:33). Isto significa dizer que as coisas de Deus não podem ser investigadas ou mesmo totalmente compreendidas, a não ser por uma inspiração.

Portanto foi exatamente tudo isto o que eu ouvi nesta manhã da parte do Senhor, ou seja, que o meu entendimento pelas coisas divinas  - mesmo diante da minha formação teológica - ainda é muito atrofiado e limitado. Com isso, eu pude sentir no meu próprio espírito o quanto pequeno sou. Daí, surgir agora em minha lembrança aquilo que disse João Batista: “CONVÉM QUE ELE CRESÇA E QUE EU DIMINUA. QUEM VEM DAS ALTURAS CERTAMENTE ESTÁ ACIMA DE TODOS; QUEM VEM DA TERRA É TERRENO E FALA DA TERRA; QUEM VEIO DO CÉU ESTÁ ACIMA DE TODOS” (João 3:30, 31). 

Este sentimento de João Batista tem que ser também o nosso, ou seja, que por mais experientes e cascudos que nós sejamos, e por mais conhecimento que tenhamos sobre a Palavra de Deus, ainda assim temos que nos diminuir perante a grandeza do Deus do Universo. Reforçando e reiterando aquilo que eu disse, nesta manhã eu me senti numa pequena partícula diante daquilo tudo que ouvi da parte de Deus. E isto me levou, ainda, a outra passagem bíblica: “CONFIA NO SENHOR DE TODO O TEU CORAÇÃO E NÃO TE ESTRIBES NO TEU PRÓPRIO ENTENDIMENTO” (Provérbios 3:5). 

Voltando à pessoa de João Batista, mesmo sendo ele aquele que fora escolhido para preceder a Jesus com a responsabilidade de lhe preparar o caminho como um mestre de cerimônia, e tendo também o privilégio de ter sido considerado o maior de todos os nascidos de mulher, todavia, ele se humilhou diante do esplendor e da grandeza daquele que é o Rei dos reis e o Senhor dos Senhores: “PORTANTO, VOS PEÇO QUE NÃO DESFALEÇAIS NAS MINHAS TRIBULAÇÕES POR VÓS, POIS NISSO ESTÁ A VOSSA GLÓRIA. POR ESTA CAUSA, ME PONHO DE JOELHOS DIANTE DO PAI, DE QUEM TOMA O NOME TODA FAMÍLIA, TANTO NO CÉU COMO SOBRE A TERRA, PARA QUE, SEGUNDO A RIQUEZA DA SUA GLÓRIA, VOS CONCEDA QUE SEJAIS FORTALECIDOS COM PODER, MEDIANTE O SEU ESPÍRITO NO HOMEM INTERIOR...” (Efésios 3:13-16).

Para complementar esta preciosa Reflexão, eu quero destacar esta passagem bíblica significativa: “POIS QUEM É QUE TE FAZ SOBRESSAIR? E QUE TENS TU QUE NÃO TENHAS RECEBIDO? E, SE O RECEBESTE, POR QUE TE VANGLORIAS, COMO SE O NÃO TIVERAS RECEBIDO?” (1 Coríntios 4:7). Eu entendo nisto aqui que o apóstolo Paulo está nos graduando em doutorado na Faculdade da Humildade. Primeiro, se nós estamos sobressaindo em alguma coisa, devemos isto a Deus. Segundo, se nós estamos produzindo alguma coisa é porque estamos recebendo da parte dele. Quanto a isto, veja o que disse o Rei Davi no final da sua vida: “TEU, SENHOR, É O PODER, A GRANDEZA, A HONRA, A VITÓRIA E A MAJESTADE; PORQUE TEU É TUDO QUANTO HÁ NOS CÉUS E NA TERRA; TEU, SENHOR, É O REINO, E TU TE EXALTASTE POR CHEFE SOBRE TODOS... PORQUE QUEM SOU EU, E QUEM É O MEU POVO PARA QUE PUDÉSSEMOS DAR VOLUNTARIAMENTE ESTAS COISAS? PORQUE TUDO VEM DE TI, E DAS TUAS MÃOS TO DAMOS” (1 Crônicas 29:11,14).
                                                                                                       

PALAVRA FINAL

Certa vez, alguém perguntou ao Pastor Evangelista, Billy Graham, por que Deus o usava tanto em seu ministério? A resposta foi: É porque eu sempre estive disponível para Ele! Espero que este estudo tenha despertado também o teu coração, assim com ele despertou o meu. E eu creio que esta palavra nos fará pessoas diferentes, bem mais humildes e dependentes da grandeza de Deus no nosso viver. Que Deus te abençoe hoje e sempre!

Por: Uilson Barbosa – Pastor e Prof. de Teologia (há 37 anos