A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Luciani Gallo Machado Barreto
Secretaria Municipal de Educação de Nova Olímpia
[email protected]
Neide da Silva
Secretaria Municipal de Educação de Nova Olímpia
[email protected]
Solange dos Santos Melo
Secretaria Municipal de Educação de Nova Olímpia
[email protected]


RESUMO

O referido artigo tem como objeto de estudo a importância da música na educação infantil, apresenta uma breve definição do que é música e musicalização, explica como a musicalização pode contribuir com o processo de ensino aprendizagem e ainda traz algumas sugestões práticas de atividades envolvendo a música através de uma experiência comprovada.

Palavras-chave: Musicalização ? Educação Infantil ? Ludicidade

ABSTRACT

This article has as object of study the importance of music in early childhood education, presents a brief definition of what is music and musically, musically explains how you can contribute to the process of teaching and learning also brings some practical suggestions for activities involving music through proven experience.

key words: Musicality - Early Childhood Education - playfulness





A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e lingüístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem. A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.
O som, o ritmo, a música fazem parte da educação infantil e da vida das crianças. É importante que isto esteja muito presente na vida delas, pois é através deste contato que poderão desenvolver muitas de suas habilidades.
A música está presente em todas as culturas nas mais diversas situações. Ela faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que, já na Grécia antiga, era considerada fundamental para a formação dos futuros cidadãos, variando entre culturas e comunidades e em cada época é entendida, estudada e ouvida de forma diferente. Seu dia é comemorado internacionalmente no dia 28 de junho.
A musicalização na educação infantil está relacionada a uma motivação diferente do ensinar, em que é possível favorecer a auto-estima, a socialização e o desenvolvimento do gosto e do senso musical das crianças dessa fase. Cantando ou dançando, a música de boa qualidade proporciona diversos benefícios para as crianças e é uma grande aliada no desenvolvimento saudável da criançada.
É necessário que o professor desenvolva a música em vários momentos do dia, porém não de forma rotineira e automática. Devemos dar à criança oportunidade de viver a música, apreciando, cantando e criando som

O QUE É MUSICA

Definir a música não é tarefa fácil porque apesar de ser intuitivamente conhecida por qualquer pessoa, é difícil encontrar um conceito que abarque todos os significados dessa prática. Mais do que qualquer outra manifestação humana, a música contém e manipula o som e o organiza no tempo. Talvez por essa razão ela esteja sempre fugindo a qualquer definição, pois ao buscá-la, a música já se modificou, já evoluiu. E esse jogo do tempo é simultaneamente físico e emocional.
Segundo o dicionário Aurélio da Língua Portuguesa a música é definida como: "Arte e ciência de combinar os sons de modo agradável ao ouvido"; e também: "Qualquer conjunto de sons".

Teca Alencar de Brito afirma:

O verbete funda-se numa abordagem subjetiva, que confere valor àquilo que agrada ao ouvido. Quando define música como "qualquer conjunto de sons", isento de seu resultado estético, aponta o caráter depreciativo da definição (BRITO, 2003, p. 26)


Segundo Hans-Joachin Koellreutter, "a música é uma linguagem, pois é um sistema de signos e, nela, se faz presente um jogo dinâmico de relações que simbolizam, em microestruturas sonoras, a macroestrutura do universo"
Já Gainza (1988, p.22) ressalta que: "A música e o som, enquanto energia, estimulam o movimento interno e externo no homem; impulsionam-no à ação e promovem nele uma multiplicidade de condutas de diferentes qualidade e grau". Atualmente existem diversas definições para música. Mas, de um modo geral, ela é considerada ciência e arte, na medida em que as relações entre os elementos musicais são relações matemáticas e físicas; a arte manifesta-se pela escolha dos arranjos e combinações. Houaiss apud Bréscia (2003, p. 25) conceitua a música como "[...] combinação harmoniosa e expressiva de sons e como a arte de se exprimir por meio de sons, seguindo regras variáveis conforme a época, a civilização etc".

O QUE É MUSICALIZAÇÃO

Segundo a profª Leila Yuri Sugahara, coordenadora do curso de musicalização infantil, a musicalização é um processo de construção do conhecimento musical, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, estimulando e contribuindo para a formação global do indivíduo. A música como forma de expressão e linguagem, deve interagir com outras formas artísticas, como pintura, escultura, teatro e dança. A educação musical deve ser inter e multidisciplinar, assim como as técnicas pedagógicas, adaptadas a cada realidade, pois estamos na era da globalização e da multimídia, sem, contudo esquecermos do conteúdo humano e social da música."


EXPERIÊNCIA COMPROVADA


Foi desenvolvido na escola municipal Centro de Educação Infantil Eusébio Justino de Camargo, cidade de Nova Olimpia MT, o projeto A Musicalização na Educação Infantil, o qual contemplou as turmas C, D e E de pré I na faixa etária de 04 a 05 anos ao longo do ano de 2009. O projeto teve como objetivo principal desenvolver a sensibilidade, a criatividade, a socialização e o gosto artístico, valorizar os vários gêneros musicais, oferecendo oportunidade para que as crianças façam descobertas auditivas e criações sonoras, ampliando assim seu conhecimento de mundo.
Dentre muitas atividades desenvolvidas no decorrer do projeto, as professoras introduziram os conteúdos curriculares de forma lúdica e prazerosa utilizando-se de musicas variadas como, por exemplo, a música "As Vogais" para trabalhar as vogais.
Em primeiro momento as professoras cantaram a música com as crianças, realizaram gestos, trabalhando toda a ludicidade da mesma. Depois as crianças conheceram a letra da música, esta por sua vez digitada e colada no caderno, onde todos puderam visualizar as vogais circulando-as. Após ter realizado todo este trabalho de introdução de cada vogal, as crianças fizeram a ilustração das músicas. Vale ressaltar que esta música foi trabalhada em 5 etapas, cada uma delas trabalhava-se uma vogal. As crianças ficaram tão encantadas com essa atividade que, nos intervalos, cantavam e gesticulavam a música, cantavam em casa para a família, lembrando da letra trabalhada. "Certo dia uma avó chegou a pedir a letra da música para a professora com o intuito de aprendê-la para cantar com o neto em casa".

OUTRAS SUGESTÕES

 Descobrir e explorar os conhecimentos prévios dos educandos em relação à música;
 Apresentar através de vídeos, diferentes instrumentos musicais, bem como mostrar os sons que cada um deles nos proporciona;
 Trabalhar diversas atividades que envolvam a música como: histórias, dramatizações, jogos e brincadeiras, coordenação motora, desenhos, pinturas, confecção de cartazes, que motivem a participação das crianças;
 Elaborar um livro que contenha as músicas preferidas da turma, utilizando todo tipo de material disponível.
 Utilizar as letras das músicas para explorar as cores, vogais, numerais, dias da semana, higiene, lateralidade entre outros.
 Trabalhar oficinas de construção de instrumentos propondo o aproveitamento e reciclagem de materiais diversos, transformando-os em objetos sonoros e instrumentos musicais. Por meio desta atividade os alunos vivenciam e compreendem questões relacionadas à acústica e à produção do som.
 Trabalhar a oralidade, ouvindo e cantando músicas infantis, bem como pedir que os alunos as ilustre através de desenhos, cartazes e colagens.
 Trabalhar músicas e cantigas de roda que promovam o desenvolvimento da linguagem e da expressão corporal.

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (V. 3, 1998, p. 49):
O trabalho com música deve considerar, portanto, que ela é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível aos bebês e crianças, inclusive aquelas que apresentem necessidades especiais. A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da auto-estima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social.

Enfim, ao atender diferentes aspectos do desenvolvimento humano: físico, mental, social, emocional e espiritual, a música pode ser considerada um agente facilitador do processo educacional. Nesse sentido faz-se necessária a sensibilização dos educadores para despertar a conscientização quanto às possibilidades da música para favorecer o bem-estar e o crescimento das potencialidades dos alunos, pois ela fala diretamente ao corpo, à mente e às emoções.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS


BRASIL / Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a Educação Infantil, V. 3. Brasília: MEC/ SEF, 1998.

BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.

BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2004.

GAINZA, Violeta Hemsy de. Estudos de Psicopedagogia Musical. 3. ed. São Paulo: Summus, 1988.

MUSICA, Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica, Acesso em 21/01/2010)