Marta Regina M. de Sena

RESUMO: Este artigo pretende analisar as experiências e práticas vivenciadas pela professora/supervisora, na Escola Municipal Professora Maria Madalena da Silva, em Guamaré/RN, na sala de aula do 5º ano do Ensino Fundamental durante os preparativos da turma para participar do I Musical de Alfabetização e Letramento – I MUSAL. O trabalho foi desenvolvido, tendo por finalidade auxiliar, acompanhar e intervir junto à professora na preparação da turma na perspectiva do letramento. Para tanto, optamos pelo recurso musical, considerando-o como elemento inovador da prática pedagógica, uma vez que está presente nos mais diversos meios de comunicação e mídias (rádio, cd, internet, dentre outros). Desse modo, percebemos a música como recurso didático com grande potencial pedagógico capaz de estimular o raciocínio, motivar e despertar nos alunos, o desejo de aprender a partir de um momento lúdico, facilitando a assimilação dos conteúdos abordados e ampliando o interesse pelas aulas, tornando o processo de ensino aprendizagem mais significativo. Para este fim, estabelecemos como procedimento de investigação formativa, as observações participantes em sala de aula e, por conseguinte, o desenvolvimento de atividades didáticas que resultaram em significativas aprendizagens, tanto aos alunos da escola campo. A experiência demonstrou que a música subverte a lógica, muitas vezes tradicional de alfabetizar e letrar, tornando o aprender mais interessante, lúdico e significativo.

Palavras-chave: Música. Instrumento Pedagógico. Ensino. Aprendizagem.  

Keywords: Music. Pedagogical instrument. Teaching. Learning.

 

1. INTRODUÇÃO

A música é considerada por muitos estudiosos da área da educação como produção cultural que atua sobre o homem, possibilitando sensação de bem-estar, estimulando o raciocínio e melhorando a concentração. Nesse sentido, a música é compreendida enquanto linguagem universal, uma vez que o homem a utiliza para expressar sua subjetividade, seus pensamentos, sentimentos e sensações (FARIA, 2001).

Observando seu potencial cartático, a música traduz estados interiores, mas também apreciação da realidade objetiva e perceptiva; não é por acaso que ele se faz presente na vida humana, desde os tempos mais remotos. Partindo deste princípio, podemos perceber o quanto este tema é importante, pois além de tratar da realidade subjetiva e objetiva, a música tem em si, por sua própria natureza, um caráter pedagógico. Assim, sua utilização enquanto recurso didático-pedagógico tem importância significativa no processo de ensino-aprendizagem, especialmente em contextos de alfabetização e letramento, pois possibilita uma abordagem lúdica e descontraída na aprendizagem da língua materna e no desenvolvimento da competência comunicativa (FERREIRA, 2001; FRANCO; ALMEIDA FILHO, 2009).

Considerando tais pressupostos, o subprojeto “Alfabetização, letramento e numeramento nos cotidianos escolares: espaços de formação inicial e continuada do professor dos anos iniciais do ensino fundamental”, desenvolvido na Escola Municipal Professora Maria Madalena da Silva, Guamaré/RN, propôs às professoras-supervisoras e alunas bolsistas a realização do I Musical de Alfabetização e Letramento – I MUSAL como atividade de encerramento do quarto bimestre, dentro de uma perspectiva inovadora que concebe a música como recurso didático para a aprendizagem da leitura e da escrita.

Nosso trabalho deu- se na turma do 5º ano do Ensino Fundamental, turno matutino, composta por 28 alunos. A abordagem didático-pedagógica, que teve a intenção de despertar o interesse pela leitura e assim contribuir para o processo de alfabetização e letramento dos alunos, foi desenvolvida a partir das Fábulas de Esopo. Neste presente artigo, daremos destaque a fábula “A lebre e a tartaruga”.

A fábula “A lebre e a tartaruga” trata da esperteza da lebre em relação à tartaruga, a qual lançou um desafio a sua oponente subestimando a sua capacidade e se gabando por ser a mais veloz dos animais; a tartaruga, por sua vez, passou na frente da lebre e ganhou a corrida, com isso, a lebre tornou-se alvo de chacotas na floresta e assim, a tartaruga foi considerada o animal mais veloz.

Considerando o fato de que a música ao longo da existência da humanidade é uma manifestação permanente em todas as culturas e que, por isso, tem grande relevância no processo de integração cultural e social do homem, resolvemos realizar com os alunos do 5º ano do ensino Fundamental a leitura das fábulas e, a partir deste trabalho apresentar a fábula “A lebre e a tartaruga” de forma musicalizada. As atividades foram desenvolvidas com os educandos da Escola Municipal Professora Maria Madalena da Silva, escola campo de pesquisa do subprojeto “alfabetização, letramento e numeramento nos cotidianos escolares: espaços de formação inicial e continuada do professor dos anos iniciais do ensino fundamental”.

2. A MÚSICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGENS NO ÂMBITO DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO.

Indubitavelmente, a música está diretamente relacionada às culturas dos povos em todas as épocas históricas. Ela resulta do processo de elaboração humana a partir da relação do homem com o ambiente e com os outros homens, assumindo o papel de elemento cultural na difusão de concepções, percepções, idéias, hábitos e costumes.

Na contemporaneidade, com o desenvolvimento da tecnologia e das mídias, a música vem assumindo um caráter diferenciado e influenciador, pois com o surgimento dos mais diferentes recursos tecnológicos, a música ocupa a maioria dos ambientes, seja pelo uso do celular, MP4, mini system, caixas amplificadas de som, entre outros instrumentos sonorizantes capazes de produzir música, som e vibração, situação essa que possibilita a velocidade tecnológica e os processos simultâneos de acesso à informação em escala mundial ou local.

Diante disso, a escola precisa acompanhar a dinâmica da sociedade contemporânea no processo de inserção/preparação/atuação dos alunos no universo das produções culturais, especialmente em relação à música.  Deve-se, portanto, realizar um trabalho que aborde a música na sala de aula e seus diversos gêneros, como forma de também despertar nas crianças formas e atitudes comunicativas, além do gosto pela leitura e o interesse pela escrita. [...]