Eliane Santos Rezende Michelato[1]

Fernanda Cardoso Machado[2]

Graciele Castro Silva[3]

Lidiane da Silva Xavier[4]

Nora Ney Sabino de Oliveira[5]

Raquel Santos Silva[6]

Renata Rodrigues de Arruda[7]

Resumo:

Este artigo faz uma revisão literária sobre a percepção pedagógica da musica no espaço de creches e pré-escolas, visa auxiliar de forma prazerosa o crescimento de habilidades criativas proporcionar também a criança a crer e inovar. Torna-a mais descontraída, melhora o relacionamento com os pais.

Palavras Chaves: Música. Crescimento. Prazer

Introdução

Este artigo apresenta algumas concepções que justificam a importância da musica no espaço da creche e pré-escola, na qual ela é vista mais do que uma atividade de diversão, ela é fundamental no processo de desenvolvimento das crianças, nesta determinada fase. Autores que na atualidade escrevem sobre a importância da musica na Educação Infantil revelam que cantar auxilia na sua formação de forma integral.

As atividades musicais praticadas pela criança possibilitam grandes avanços no desenvolvimento social, afetivo, cognitivo e motor. Sendo assim, este artigo tem como objetivo revisar a temática por meio de estudos publicados que evidenciam resultados qualitativos em relação às máxis-pedagógicos da música, iniciando-se no ventre materno e ampliando-se no decorrer o crescimento da criança.

Buscou-se em artigos científicos de diversos autores que trazem discussões sobre o tema, que evidenciam que a musica tem importantíssimo papel na Educação Infantil, ao auxiliar no desenvolvimento de habilidades criativas, propicia-se a criar novos conhecimentos de maneira prazerosa.

1. A música como forma de interação e harmonia entre as pessoas.

A música, de certo modo, envolve sentimentos e a afetividade, tem sido tratada pelo cotidiano da Educação Infantil como práxis pedagógica indispensável ao processo ensino – aprendizagem. Entretanto, mencionar a afetividade e os sentimentos que a musica produz nessa fase de desenvolvimento não esclarece o papel dessa dimensão na formação da criança.

Por outro lado, entendemos que a musica é conceituada como pratica-pedagógica enriquecedora para o desenvolvimento humano. Tem o poder propiciar o bem estar e ampliar um melhor funcionamento do cérebro e da linguagem. Além de aperfeiçoar a sensibilidade da criança, capacidade de concentração da mesma.

A música como práxis na Educação Infantil e fenômeno natural, na qual inicia no ventre da mãe, onde ela já sente e ouve os sons que o corpo da mãe produz. Ao conversar com o bebe ainda em seu ventre, ela já inicia o processo do desenvolvimento infantil.

Segundo Hari (2002) o ouvido humano se desenvolve por volta do 22° (Vigésimo Segundo) dia de gestação, porem , passa funcionar a partir da 32° (Trigésima Segunda) semana é que o feto tem o sistema auditivo completo e escuta relativamente bem. Esse processo de ouvir, distinguir sons estende-se no decorrer de seu crescimento, a música torna-se necessária no dia-a-dia do bebe.

O hábito de cantar para acalmar ou entreter o bebe é uma ação utilizada, com os mesmos propósitos de outras, tais como, dar banho, dar a mamadeira, trocar fraudas. O canto dirigido ao bebe é considerado indispensável no desenvolvimento infantil, isto é, torna-se em um canal de comunicação e interação dos bebes e seus responsáveis (ILARI, 2002).

A música auxilia no desenvolvimento da relação entre pais e filhos (PAPOUSEK 1996, apud, ILARI, 2002) considera-se então que os bebes também entendem de musica. Assim, o RCNEI (Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil) esse documento legaliza a inclusão da música no currículo da Educação Infantil, enfatiza que ela é reconhecida como linguagem e área de conhecimento.

Visto que a música nesta modalidade da educação básica tem como meta estimular a criança favorecer na sua socialização; expressar suas emoções por meio desta e engrandecer seu conhecimento. (ILARI, 2002). Ela é a linguagem musical capaz de expressar sensações e emoções através de sons e silencio (RCNEI 1998).

Esta normativa pontua a relevância da musica como um meio de expressão e forma de conhecimento acessível aos bebes e crianças. A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão do equilíbrio, da auto-estima e auto conhecimento além de influenciar na integração social (BRASIL, 1998, p. 49).

Diante desses argumentos favoráveis a inclusão da musica nas atividades que as creches e pré-escolas oferecem e elementar que se aborde essa questão, pois as vezes, percebe-se que ela é oferecida mecanicamente com pouca produtividade, solta, sem que haja um objetivo interdisciplinar que se satisfaz com algumas cantigas em determinado momento da rotina escolar.

A práxis pedagógica da musica em sala de aula deve ser uma ação planejada e contextualizada com as demais áreas do currículo infantil. Saber como explora-la a fim de aguçar a curiosidade interesse, ampliação do conhecimento infantil.

A música na educação infantil tem o propósito de acrescentar na formação integral da criança, portanto a ela teu dar-se devida atenção visto que nessa fase é que a criança se apropriados conhecimentos as ações propostas pelo educador devem ter objetivos claros que despertem algo nela ajudando também na formação de sua identidade (ILARI, 2002).

A eficácia das atividades musicais atingirão aos próprios elencados, quando forem trabalhadas de diversas formas como por exemplo cantas, parlendas, brincadeiras cantadas, cantigas de roda, sonorização de historias, manifestações folclóricas etc. Propor exercícios que permitam o educando experimentar sensações e sentimentos como de medo, tristeza, de alegria e que através de instrumentos oferecidos pelo professor ele expresse esse sentimento (SANTA ROSA, 1990).

Considerações Finais

Em síntese observamos que o papel da música no espaço da Educação Infantil é ampla e indispensável, pois da concebe ao desenvolvimento motor e cognitivo da criança. Quando o aluno tem acesso as atividades musicais, há certas diferenças comportamentais, há maior sensibilidade, afetividade. Auxilio no crescimento de habilidades criativas proporcionando que a criança crie, inovo, torna-o descontraídos. Melhora o relacionamento entre colegas e educadores. Visualiza-se no semblante infantil: Felicidade, prazer.

Referências  bibliográficas

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Editora do Brasil, Brasil. Lei n 11.769 de 18 de agosto de 2008, Brasília, DF MEC/SEF, 2008 Brasil.

BRITO, Teca Hencar. A importância da musica na Educação Infantil. São Paulo: Petrópolis, 2003.

http://unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducação/sumario/40125042016155218.pdf

ILAR, Beatriz Senai. Bebes também entendem de musica: a percepção e a cognição musical no primeiro ano de vida. Revista da ABEM, Porto Alegre V.7 83-90, set. 2002.

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL para a Educação Infantil. Ministério da Educação e o Desperto Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, V.3. Conhecimento do Mundo, MEC/SEF, 1998.

[1]Graduada em Pedagogia pela UFMT - Campus de Rondonópolis, Especialista em Psicopedagogia pela UNIGRAM. Email: [email protected].

[2]Graduada em Educação Física pela UNIC- Campus Rondonópolis, cursando graduação em Pedagogia, cursando a Pós-graduação ambas pelo Instituto Geral de Educação. Email: [email protected].

[3]Graduada em Administração pela UESP - FAIESP-UNIC- Campus de Rondonópolis. Email: [email protected].

[4]Graduada em Pedagogia pela UFMT - Campus Rondonópolis; Especialista em Educação Infantil - PROFEREEDUC. Email: [email protected].

[5]Graduada em Pedagogia e Especialista em Administração Escolar, Didática e Práticas de Ensino, pela FAFICLE. Email: [email protected].

[6]Graduada em Letras pela UFMT - Campus de Rondonópolis, Especialista em Educação Infantil pela FALBE, Email: [email protected].

[7]Graduada em Administração - R.H pela UNIC - Campus Rondonópolis, Pedagogia pela UNOPAR e Especialista em Educação Infantil - PROFEREEDUC. Email: [email protected].