Resumo

A presenta pesquisa tem por objetivo explorar a importância da música e da dança imersas na primeira etapa básica da educação básica e como elas contribuem beneficamente para com o desenvolvimento integral das crianças. Ainda, entender como a música e a dança como instrumentos pedagógicos na Educação Infantil é entendida como uma linguagem universal, fazendo-se presente em todos os povos e nas mais diversas culturas, perpassando de geração para geração, de tempos em tempos, servindo como meio de comunicação e expressão entre as pessoas.

Introdução 

A música e a dança estão presentes desde os primórdios da humanidade e desdobram-se até os dias atuais, e, como tal, são compreendidas como uma linguagem universal, ou seja, são mundialmente conhecidas, fazendo-se presentes em todos os povos, de diferentes épocas e lugares, e, ainda, permanecem vivas atualmente. São vistas, ainda, como forma de arte ou manifestações culturais, e que, de fato, influenciam o que está ao redor.

Desde os tempos remotos, percebe-se que o homem como um ser social, estabeleceu uma conexão entre a música, a dança, a sociedade e as diversas manifestações, onde constantemente utilizavam do som e dos movimentos rítmicos como algo de suma importância para o desenvolvimento social da comunidade.

  1. A música e a dança

Acerca do conceito de música e dança, mostra-se mister que ambas são meios de expressão do homem ao meio em que este vive. A música, por sua vez, é a manifestação do pensamento, do sentimento, da convicção, através da melodia, do ritmo e da harmonia. Elementos esses que são indispensáveis e empregados como “arte de combinar os sons simultânea e sucessivamente, com ordem, equilíbrio e proporção dentro do tempo” (MED, 1996, p.11).

Por outro lado, a dança caracteriza-se por um conjunto organizado de movimentos ritmados do corpo, acompanhados ou não pela música. A dança é, também, uma forma de expressão que utiliza do corpo como instrumento criativo, e, a partir disso, é possível redescobrir o corpo e ir a fundo nas próprias emoções, de modo a conectar o corpo e entregar-se. Além disso, a dança é escoltada pelo ritmo: que é um dos elementos fundamentais que constitui a música, e visto como forma de expressão do corpo humano.

  1. A importância da música e da dança na sociedade

Ambas manifestações podem apresentar diversos sentidos, porém possuem suas próprias particularidades que raramente são encontradas em outras formas artísticas. Ainda, essas particularidades exercem influência sobre os indivíduos, tanto na área mental, tanto na área corporal.

“A música toca o corpo de dois modos diferentes: primeiro, de maneira direta, pois o som age nas células e nos órgãos; segundo, indiretamente, quando o som influencia nas emoções, nos processos corporais, no sentido de provocar uma série de tensões” (CAMPADELLO, 1995, p.141)

A música e a dança carregam consigo uma consciência artística capaz de influenciar o ser humano, de modo a moldar seus pensamentos e suas atitudes, que ocasionalmente serão aplicados na sociedade em que o mesmo convive. Ou seja, o homem é atingindo e influenciado mentalmente, transformando novos pensamentos e informações, que as vezes podem ser refletidas no meio social em que o mesmo está inserido.

  1. Expressões artísticas na Educação Infantil 

Já se evidenciou como a música e a dança são expressões artísticas de extrema relevância para o desenvolvimento cultural e social. Mas, haja vista entender a sua influência nos espaços escolares, em especial voltada ao desenvolvimento integral das crianças.

As crianças são sinônimas de exploração, de experimentação, de descoberta, de pesquisa e de abertura para o novo. E proporcionar o contato com diferentes expressões artísticas permite que elas tenham um amplo desenvolvimento, vinculado a múltiplas linguagens e experiências.

A criança recebe inúmeros benefícios através de algo eu lhe é estimulante, prazeroso, lúdico. Logo, mais do que ser presente na hora do brincar, na diversão e nas rodas, as experiências ritmistas podem e devem até mesmo ser utilizadas nos momentos de aprendizado. Isto é, a convivência com a música e com a dança tem o intuito de desenvolver o senso musical das crianças, sua sensibilidade, expressão, ritmo e inseri-la de forma gradual ao universo musical através da apresentação lúdica de repertório, instrumentos musicais, histórias cantadas e dançadas. 

No entanto, ao trazer a música e a dança para o espaço escolar, é necessário que a instituição se atente a capacitar os professores de maneira adequada. É mais do que essencial que os professores, educadores ou profissionais, ao apresentarem a música e a dança aos alunos, apresentem os mais diversos estilos musicais e estilos de dança, não focando apenas em canções do seu repertório pessoal ou as músicas que estão na mídia no momento. É necessário que o educador traga músicas que, por muito tempo, influenciaram e determinaram a cultura dos povos, ainda, danças que representam diversas manifestações artísticas, de modo a contribuir com o conhecimento dos educandos que ali se encontram, fazendo com que eles percebam, sintam, experimenta, imitam, criam e, por tudo, reflitam. 

A música e a dança se apresentam como um excelente recurso de aprendizado, pois é capaz de tornar a criança muito mais protagonista, autônoma, fazendo com que aprenda de forma prática, influenciando assim no aprendizado de outros conteúdos. Para tanto, a música e a dança são atividades lúdicas que estimulam a socialização da criança com a família, da criança com os colegas, da criança com os profissionais, e, consequentemente, da criança com o meio ambiente; ainda, auxiliam na alfabetização, a se descobrir e a lidar com os próprios sentimentos, impulsionando a coordenação motora e a percepção sonora. Portanto, proporcionar momentos em que a criança consiga interagir com o mundo sonoro em que está imersa, explorando possibilidades vocais, instrumentais e corporais, pesquisando, inventando, escutando e pensando em manifestações artísticas, faz com que as instituições desenvolvam alunos realmente comprometidos com os compromissos sociais, humanos e culturais.

A música e a dança propiciam no desenvolvimento cognitivo dos menores pois despertam a concentração, a atenção, o foco, a criatividade, a curiosidade, a imaginação devido ao forte valor artístico e estético que possuem, influenciando no processo auditivo, linguístico, corporal e emocional das pessoas. Nesse sentido, é necessário que as crianças, não somente as crianças, mas também os adolescentes, criem proximidade com os instrumentos expressivos desde a infância, e aprendam a cuidar, a tocar, a sentir com respeito e com o tônus que cada instrumento pede.

 

Considerações finais

A música e a dança, portanto, são dois meios que promovem diversos benefícios mentais aos indivíduos, seja mental ou corporal, e quando juntos, pode-se obter maior resposta positiva ao que espera ou deseja. Por isso, há de observar que os dois elos abrangem muito mais do que uma nota executada ou um movimento corporal, inclui, além disso, uma história cultural expressa pelos povos antigos, que demonstraram por meio da música ou da dança suas características próprias.

Diante de tantas modificações na humanidade, a música e a dança fizeram sua passagem ser lembrada e relembrada, permanecendo vivas em diferentes épocas e lugares, adaptando-se na vida do homem, de forma viva e contagiante, destinadas a diversas finalidades.

Por isso, é necessário inseri-las no âmbito escolar como práticas pedagógicas, a fim de estimular os alunos e proporciona-los um espaço mais lúdico e interativo, de modo a contribuir para com o seu desenvolvimento e, efetivamente, fazer permanecer enraizada a importância da música e da dança para o contexto universal.

Referências

CAMPADELLO, P. Musicoterapia na autocura. São Paulo: Maltese, 1995.

MED, B. Teoria da Música. 4. ed. Brasília, DF: Bohumil Med, 1996.

 

  1. Jane Gomes de Castro: Graduada em Biologia e Pedagogia; Especialista em Ecoturismo e Educação Ambiental.
  2. Adriana Peres de Barros: Graduada em Pedagogia; Especialização em Educação Infantil e Alfabetização; Psicopedagogia Institucional.