Sempre foi e é uma das grandes preocupações feminina. Mesmo nas correrias do dia-a-dia, a mulher que se preocupa com a sua aparência exterior, procura diariamente, maneiras de como cuidar da sua pele, cabelo, unhas, seu corpo por inteiro, pois, todas têm em casa um amigo que nunca mente sobre seu real estado físico, o espelho.

O espelho é uma peça fundamental dentro do quarto de quase todas as mulheres. É através dele que conferimos como estamos desde que levantamos da cama dependendo de onde ele esteja colocado. Não importa o dia, a circunstância, sempre que precisarmos conferir a aparência, veremos refletida na imagem exatamente como estamos.

Por isso, que o espelho é uma lâmina de vidro ou de cristal, metalizada na parte posterior e cuja face anterior é usada para refletir a luz e as imagens de pessoas ou objetos, segundo o dicionário. O espelho nunca em hipótese alguma irá mostrar uma imagem diferente da que lhe for mostrada, sempre refletirá o que lhe colocarem a frente.

Mesmo vendo muitas vezes que precisamos melhorar em algum ponto, ao sairmos da frente do espelho esquecemos a nossa aparência. Temos essa afirmação em Tiago 1:23-24, que afirma sobre o homem que esquece a sua aparência.

Tiago fala da imagem embaçada do espelho no tempo de Jesus que era fabricado de placas de bronze, diferente do espelho atual o qual reflete nitidamente com grande clareza a verdadeira imagem de objetos ou pessoas a sua frente.

Assim, comentaremos em alguns exemplos sobre a Mulher que mesmo tendo uma aparência marcada pelo tempo, cicatrizes da sua vida de lutas, quem sabe marcada por traumas, consegue ser uma mulher de oração. Uma mulher de fé, coragem e vitoriosa.

 Essa mulher acima de todos os problemas da vida consegue mesmo diante do espelho, ver alguém além daquela imagem fragilizada aparentemente porque o seu reflexo verdadeiro vem da Semelhança de um Deus que provou ser forte mesmo diante de todas as provações que Ele passou aqui na terra como Jesus.

Assim também, milhares de mulheres diariamente em todo o planeta de acordo com cada grupo social, dentro da sua língua, seus costumes, temos noticias de mulheres tão corajosas que, mesmo além de sua aparência física, escreveram e escrevem diariamente historias de vitorias. Sabemos de outras até mesmo ao nosso lado que por não suportarem as interperieis da vida, isolaram-se dentro de seus medos, traumas e por conseqüência de suas frustrações perderam todo o sentido real da vida.

Mulheres nessa situação se tornaram inimigas do espelho e, por não conseguirem aceitar a sua própria aparência, elas se auto abandonaram. Essa situação de auto abandono tem levado muitas ao fundo do poço e até mesmo ao suicídio.

 O suicídio feminino tem níveis altíssimos em todo o mundo. As causas são as mais diversas possíveis, mas em todas elas o início é a não aceitação de sua própria imagem ou, a procura demasiada por uma imagem perfeita que se transformam em conseqüências desastrosas e até mesmo irreversíveis.

A respeito disso, a Bíblia nos dá uma linda receita de como nos sentirmos belas:

A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, a beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus.

(1º Pedro 3:3-4)

 

De acordo com a bíblia, além de nossa beleza externa, devemos nos preocuparmos mais ainda mais com o nosso “eu”, o nosso espírito, nosso interior, nossa alma que tem imenso valor para Deus, aquele que nos criou e nos formou para a gloria do seu Santo e precioso nome. Que sejamos como grandes mulheres descritas na bíblia, mulheres além das circunstâncias e vitoriosas.

 

A MULHER ALÉM DO ESPELHO É:

 

  • Simples e Determinada. (1º Pedro 3;3-4)

Exemplo: Ester.

Essa mulher era órfã, foi criada por um tio cuja a sua nação estava a ser condenadas a morte por desejo de um homem ruim, que odiava a Deus e seu povo. Um dia essa mulher foi escolhida para ocupar o lugar de uma rainha desobediente que causando vergonha em seu Rei disse não para ele a frente de todos os seus convidados. Ester orava a Deus por uma oportunidade e essa oportunidade era salvar seu povo e como faria isso sendo ela uma órfã?

Ela tinha o que muitas não tem, coragem. Abraçou a oportunidade e por sua linda aparência e simplicidade foi escolhida para ser a rainha daquele país. A sua beleza não foi utilizada para mostrar seu corpo aos convidados daquela festa, mas Ester usou-a para atrair a atenção do Rei para salvação do seu povo da sentença de morte através da oração e do jejum e não através da sensualidade.

 

  • Benção para seus amigos e familiares. (Provérbios  12:4)

Exemplo: Débora

Débora não era uma juíza, ela era uma dona de casa obediente que cumpria com seus afazeres domésticos e nas horas vagas não ficava fofocando na vizinha. Ela estudava e procurava conhecer sobre as leis de seu país. Ela tanto estudou que passou a conhecer sobre os direitos e deveres de seu povo. Débora não guardou para si a instrução, mas utilizou a favor do seu povo que estava sendo violados em seus direitos. Débora para ajudar sua gente, procurou dividir seu tempo sendo do lar e orientando o povo em seus questionamentos. Colou uma mesa em baixo de uma árvore e passou a “julgar” o povo. Resultado foi que ela se tornou a heroína em uma guerra de homens porque acreditou que Deus a poderia lhe dar estratégias para vencer o exercito inimigo e libertar seu povo de tormentos indevidos.

 

  • Prudente. (Provérbios 19:14)

Exemplo: Rebeca

Rebeca é um exemplo de que a esposa prudente vem do Senhor, pois foi o próprio Deus quem escolheu Rebeca ao seu querido e escolhido Isaac. Isaac tinha riquezas e uma herança enorme, mas esperou no Senhor a escolha de sua noiva. Rebeca por sua vez soube esperar. Não saiu testando os homens errados até que chegasse o certo como é corriqueiro o mundo fazer. Ela chegou na hora certa e foi entregue ao esposo certo no momento exato.

 

  • Edificadora. (Provérbios 14:1)

Exemplo: Raabe.

Dentre tantas mulheres da Bíblia, Raabe é uma exemplo de uma mulher que com sabedoria edificou sua casa. Em meio a destruição, guerra e conflitos, aquela mulher de cheia de pecado sonhava em ter um lar e sair daquela vida de desgraça. Ela com sabedoria escolheu esconder o mais precioso dentro de sua casa por um fio de esperança em salvar sua família. Ela livrou os homens de Deus dos soldados e aqueles homens de Deus deram a ela a oportunidade de ser livre através da esperança e da fé.

 

  • Preocupada com sua aparência de forma saudável porque é Templo do Espírito Santo.

1º Coríntios 6:10

Essa mulher cuida do seu corpo de forma saudável porque é casa de habitação de um Deus zeloso, limpo, alegre e agradável.

Um Deus que doou seu único filho para morrer por todos aqueles que nem eram parentes, nem amigos, mas se doou por amor.

Essa mulher é o espelho que refletea imagem de Deus na terra!!!

 

 

                                                                                                                                                         Jucilene Onetta