INTRODUÇÃO

No decorrer dos anos o tema “motivação nas empresas” tem ganhado espaço tanto no meio organizacional como no mundo acadêmico. Apesar de se falar muito sobre motivação ainda existem poucas mudanças nas empresas. Tem-se observado que os empregadores estão focados mais nos resultados do que na importância de motivar seus colaboradores para que exerça suas funções com excelência e desta maneira se obter resultado.

O presente trabalho buscou trazer como abordagem principal a importância da motivação dos indivíduos dentro das organizações, mostrando como a mesma influencia no trabalho e interfere nas relações humanas e na qualidade de vida. Para compreender a sua influência dentro da organização primeiramente é necessário conhecer tal conceito assim como compreender o que é clima organizacional.

O presente trabalho teve como problema de pesquisa: Como a motivação influência no clima organizacional das empresas? A motivação é essencial para a vida das pessoas, pois é a partir dela que o ser humano busca por algo. Assim como na vida pessoal, a motivação também é importante em uma organização, pois pessoas que estão motivadas realizam seus trabalhos de maneira eficaz e eficiente demonstrando um melhor desempenho, assim como se o indivíduo estiver desmotivado o seu trabalho será realizado de maneira ineficaz. Tendo em vista que um grupo de colaboradores motivados é fundamental em qualquer área de uma organização, torna-se indispensável o seu entendimento dentro do clima organizacional e a sua influência.

Este trabalho teve como objetivo geral: Descrever a influência da motivação no clima organizacional. Foram utilizados três objetivos secundários que são: Conceituar: Motivação e Clima Organizacional; Realizar um breve apanhado histórico das transformações que ocorreram nas organizações, apontando como a motivação influência na organização; Descrever quais fatores pode influenciar a motivação na organização.

O interesse pelo tema proposto parte da consideração de toda problemática em torno da motivação nas organizações. É válido empreender estudos que mostrem qual a importância da motivação e como ela tem contribuído de forma contundente na construção e na constituição de organizações mais eficazes e eficientes. Em outras palavras, para se ter uma equipe que tenha ótimos resultados no desenvolvimento de suas funções é importante motivá-la da maneira adequada. Também é importante evidenciar dados que mostre a necessidade do tema proposto, além de estudos que apontem uma ausência de equipes motivadas, levando em conta as condições, dificuldades e os limites dos indivíduos no ambiente de trabalho, a organização.