A MORTE E A RESSURREIÇÃO DE LÁZARO

 

A ressurreição de Lázaro simboliza o batismo e é também sinal de nova vida, pois é o anúncio da ressurreição. E assim, diante do cumprimento das promessas passadas, ao cristão resta viver segundo o Espírito uma existência nova, onde se morre para o pecado, mas se vive para Deus.

O Evangelho de Jo 11, 1-44 mostra que a verdadeira vida é Jesus. A parte mais importante desse Evangelho encontra-se no versículo 25, quando Jesus afirma: "Eu sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E quem vive e crê em mim jamais morrerá".

O Evangelho de João, no seu rico simbolismo, não olha para a morte física de Lázaro, mas a morte espiritual que pode ocorrer em todos nós. Na verdade, cada um de nós é Lázaro, pois estamos envolta em situações de morte. A doença de Lázaro é a doença do mundo; suas amarras são as amarras de todas as pessoas impossibilitadas de andar e viver e muitas vezes ficamos atadas, presos por mil coisas. Perdemos o sentido da vida, nos isolamos em nossos próprios túmulos, deixando de participar do convívio das outras pessoas e não vivemos para os outros; ficamos como mortos, sem ver a luz da vida e interrompemos a nossa caminhada. E para todos Jesus dá a mesma ordem: “Desamarrem-no e deixem que ele ande”.

O Evangelho nos mostra que Marta e Maria recordam o sofrimento, a esperança e a fé dos sofredores, tanto de ontem, como de hoje.

A doença que provocou a morte de Lázaro não é sinal de que Jesus não ame a humanidade. Para ele, a doença que conduz à morte é de outro tipo: trata-se do pecado, da adesão a um arranjo social injusto: “Não peque de novo, para que não lhe aconteça alguma coisa pior”. Jesus não livra somente da morte física. Ao contrário, dá-lhe novo sentido. Assim, os que crêem não têm motivos para temer a morte.

A relação de amor culmina na Hora de Jesus. Nesse sentido, a ressurreição de Lázaro é apenas um sinal que aponta para a realidade profunda do Evangelho, isto é, para a revelação de que a morte-ressurreição de Jesus é a prova maior do amor que Deus tem pelos seus. É por isso que Jesus tem coragem de voltar à Judéia, fato ao qual os discípulos se opõem, com medo de que ele seja morto. Jesus vai à Judéia a fim de ressuscitar seu amigo. Isso acarretará a morte de Jesus, a expressão máxima de sua solidariedade com os sofrimentos humanos. Mas o Pai o ressuscitará, e sua ressurreição é a prova definitiva de que a vida vence a morte.

Portanto, a narrativa da morte e ressurreição de Lázaro é uma antecipação da própria morte e ressurreição de Jesus. Ela nos mostra que Jesus é vence a morte e nós, meus irmãos, participamos desse mistério pascal pelo nosso batismo, quando fomos tirados dos laços do pecado e começamos a participar de uma nova criação, pelo Espírito. Somos chamados a viver uma existência nova, mortos para o pecado e vivos para Deus.

Como seguidores de Jesus Cristo, o Senhor da vida, temos como missão anunciar, mas, anunciar com ações concretas, não apenas com palavras, que somos do mesmo jeito do profeta Ezequiel e do grande apóstolo Paulo: devemos acreditar que só é parceiro de Deus quem defende a vida e que tudo será possível quando demonstramos amor autêntico e coerente.