A MODA DE YVES SAINT LAURENT
Cláudia CristinaGuaitolini¹

RESUMO
Este estudo apresenta a vida e o estilo do francês Yves Saint Laurent. A marca YSL, se tornou conhecida mundialmente no mundo da moda, em 1966, com a criação do "Le Smoking", o smoking feminino, com blusa transparente e calça masculina, revolucionando a forma de como as mulheres se vestiriam dali por diante. Em 1976, levou à passarela uma coleção memorável referenciada até os dias atuais.
Palavras chave: estilo; moda; YSL; referência.
INTRODUÇÃO
Este texto traz uma discussão sobre a moda e o estilo criado por Yves Saint Laurent, nos anos 50 e sua trajetória de sucesso nesse universo.
É impossível falar em estilo, sem citar a incontestável importância deste estilista francês para o mundo da moda.
Este estilista foi o principal incentivador do prêt-à-porter (pronto para vestir), que nos anos 60 popularizou as roupas, que antes eram mostradas apenas em desfiles de alta costura. Foi criador de peças importantes para o vestuário feminino, com o "Le Smoking", inventou o look Safári.
Criou também peças inspiradas em obras de artistas plásticos da época, assinando também figurinos para o teatro e cinema, tudo em busca de uma nova liberdade às mulheres.
Seu estilo permanece até hoje, tendo influência e sendo referência para muitas criações no mundo da moda.

YVES SAINT LAURENT - O GÊNIO DO SÉCULO
Yves Henry Donat Mathieu-Saint Laurent, nasceu em Oran, na Argélia, norte da África em 1° de agosto de 1936.
Aos 17 anos, já na França, onde estudava, venceu um concurso promovido pela International Wool Secretariat. Com esse triunfo, um portfólio com desenhos maravilhosos e a indicação do diretor da revista VOGUE, valeu-lhe a possibilidade de trabalhar com o conceituado Christian Dior, isto no início da década de 1950.
"Nada é mais belo que um corpo nu. As roupas mais belas que uma mulher pode vestir são os braços do homem que ama. Mas para as que não tiveram a sorte de encontrar essa felicidade, aqui estou eu".
(Yves Saint Laurent)
Em pouco tempo, Saint Laurent tornou-se o principal assistente de Dior, e quando este morreu, na Itália, de ataque cardíaco,em 24 de outubro de 1957, fez com que o jovem Yves, com 21 anos de idade assumisse a direção da Maison Francesa de Christian Dior.
Até 1961, Saint Laurent elaborou 6 coleções para a casa de Dior, sendo a primeira delas chamada de Trapézio, que foi um sucesso mundial.
Com a Guerra da Independência da Argélia, Saint Laurent teve que abandonar sua carreira para atender ao chamado do Exército Francês. Sensibilizado e com esgotamento nervoso, devido ao estresse e maus tratos, foi submetido a tratamento psiquiátrico, no qual deixou marcas no seu comportamento, causando durante toda vida vários surtos maníacos depressivos.
Ao terminar o tratamento, Yves abandona Dior e funda sua marca, a YSL, financiada por Pierre Bergé, seu companheiro e parceiro por toda vida.
A casa Yves Saint Laurent apresenta em 29 de janeiro de 1962 sua primeira coleção, e dois anos depois, em 1964 o primeiro perfume feminino, chamado "Y".
No verão de 1965, levou as passarelas sua coleção denominada Mondrian, vestido de jérsei branco de silhueta reta, com linhas verticais e horizontais em preto e espaços com cores primárias, inspirada nos quadros deste pintor holandês, sendo um grande sucesso.
A MARCA YSL
A marca YSL, se tornou conhecida mundialmente em 1966, com a criação do "Le Smoking", o smoking feminino, com blusa transparente e calça masculina, revolucionando a forma de como as mulheres se vestiriam dali por diante. Ainda em 1966, apostou no prêt-à-porter e tentou a sorte em outras áreas, com a criação de décors e guarda-roupas para bailados e cinema. Foi quando, ainda neste ano, vestiu sua compatriota Catherine Deneuve, para o filme de Luis Buñuel, "Belle de Jour".
Em 1967, os Kineckers de veludo foram um lançamento importante para suas coleções; no ano seguinte (1968), apresentou as blusas transparentes com seios à mostra, camuflados apenas por bolsos ou estampas, e a Saharienne, jaqueta tipo safári.
Saint Laurent realizou também muitas coleções étnicas inspiradas na África, Espanha, Rússia, Índia e China.
Mais uma revolução aconteceu em 1969, com o lançamento dos ternos para mulheres, ou terninhos, que ficaram conhecidos em todo o mundo. Ainda em 1969 inaugurou em Paris a Saint Laurent Rive Gauche, sua loja para homens.
Dois anos mais tarde (1971), a surpresa foi ainda maior: o blazer feminino e a coleção baseada nos "anos 40", com vestidos de costas nus, sendo um sucesso em vendas e o primeiro perfume da grife destinado aos homens, chamado "Pour Hommes", no qual participou da sua campanha publicitária aparecendo nu nas fotografias, o que causou uma enorme polêmica.
Yves, em 1976, levou à passarela uma coleção memorável, apelidada de Russa ou Cassaca, com saias longas e rodadas, botas, lenços e xales. Em 1977, lançou o perfume "Opiun" (maior sucesso da grife). E o perfume Kouros, em 1981. No ano seguinte (1982), recebeu o Prêmio Internacional do Conselho de Estilista da América. Em 1983, ele se tornou o primeiro designer de moda vivo a ser homenageado na Metropolitan Museun of Art em Nova York, comemorando assim 25 anos de criação.
Mais tarde, em 1986, aos 50 anos, Saint Laurent tornou-se o primeiro costureiro a entrar para o Museu de Louvre em Paris, inaugurando a Exposição "Yves Saint Laurent: 28 Anos de Criação". Neste mesmo ano, o estilista disponibilizou na internet o primeiro show de moda on line.
Em julho de 1998, Saint Laurent embelezou o Campeonato Mundial de Futebol na França, onde 300 modelos desfilaram no gramado do Estádio da França.
Em 1999, Yves e Pierre Bergé, venderam a grife YSL para o PPR, grupo italiano da Gucci, no qual continuou desenhando as propostas de alta costura.
Saint Laurent, em janeiro de 2002, comemorava 40 anos de carreira, com um desfile no Centro Georges Pompidou, fazendo uma retrospectiva de sua trajetória e, despedindo-se do mundo da moda.
Yves Saint Laurent morreu aos 71 anos, no dia 1 de julho de 2008, em Paris, vítima de um câncer cerebral.
A marca YSL continua nas passarelas de todo o mundo, com uma grande variedade em roupas, perfumes, bolsas, sapatos, etc. Possuindo atualmente mais de 60 lojas nos maiores centros de moda do mundo.
CONCLUSÃO
Este artigo relata a vida e o trabalho de Yves Saint Laurent, um estilista considerado o gênio do século XX, nomenclatura merecida, pois ele revolucionou a moda do século, criando uma mistura de simplicidade extrema e sofisticação absoluta, numa união perfeita entre corpo e roupa, onde os modelos são perfeitamente usáveis, o que não é uma realidade na maioria dos desfiles de alta costura, que usam uma extravagância gratuita.
Foram mais de 70 coleções em 50 anos de carreira, onde os terninhos, tailleurs, smokings, linhas étnicas, o prêt-à-porter, as transparências e os tigrados nunca deixaram a moda, ganharam apenas modificações ao longo dos tempos, se eternizando como clássicos, pois para o estilista, a moda é atemporal e uma peça não tem data para deixar os guarda-roupas de uma mulher.

LOOKS INSPIRADOS EM YVES SAINT LAURENT


Este look foi inspirado no inesquecível Smoking.
Tendo com complemento um tubinho, lenço tigrado
e sapatos pretos.




Este look é uma interpretação de Mondrian,
com blusa e calça.
Tendo como complemento cinto e botas vermelhas.







Este look foi inspirado no Saharienne (jaqueta tipo safári),
com bermuda também no mesmo estilo.




Este look foi inspirada na coleção lançada em 1968,
com blusa transparente.
Tendo como complemento uma calça masculina e sapatos pretos.



REFERÊNCIAS
1. http://almanaque.folha.uol.com.br/saintlaurent.htm

2. http://www.fashionbubbles.com/moda/morte-da-alta-costura/

3. http://www.portaisdamoda.com.br/glossario-moda~biografia+de+yves+saint+laurent~.htm
4. Fonte: pt.wikipedia.org
5. http://www.portalsaofrancisco.com.br

6. www.leifashion.wordpress.com

7. SEELING, Charlotte. MODA O Século dos Estilistas. Portugal: Ed. Konemann, 2000.