1.INTRODUÇÃO

O presente trabalho, relata a missão do Espirito Santo e da Igreja no mundo nos dias atuais, os quais tem como papel fundamental acolher o cristão e levar a mensagem do evangelho a cada cristão que os procura. Irei separa-lo por parte, falarei primeiro da missão da igreja e em seguida da missão do Espirito Santo.

A igreja consiste dois aspectos: um visível, que onde a comunidade se reúne para rezar, dar graças a Deus, para recordar jesus cristo na Eucaristia, para cantar louvores e onde se reúnem para servir e ajudar ao próximo Ainda podemos definir a igreja como: Templo, local público onde as pessoas se reúnem para ouvir, conversar, rezar sobre Cristo e sobre os acontecimentos atuais, é nesse ambiente em que as pessoas são evangelizadas e também catequizadas de forma correta sobre a vida e a sociedade em que vivem; o invisível, se dá na simplicidade das comunidades e das pessoas que frequentam a igreja e  crê no Espirito Santo que é invisível aos olhos humanos e visível em suas ações, o Espirito Santo, santifica, confere forças e energias a ponto de as comunidades se tornarem capazes de seguir o caminho de Jesus. Pode-se dizer também que igreja é viva, pois todo aquele que crê em Cristo e propaga sua missão a outro cristão se torna igreja viva. 

A missão da igreja é difundir a missão evangelizadora e salvadora de Cristo, entre os povos, através de leigos, padres, bispos, missionários, diáconos, freis e do pastor maior aqui representado pelo papa Francisco. O próprio Cristo enviou dois a dois para todos os lugares, para que anunciassem a mensagem do evangelho a todos que encontrassem. E disse Jesus:

O Senhor escolheu outros setenta e dois dos seus seguidores e os enviou de dois em dois para que fossem adiante dele a cada cidade e lugar aonde Ele tinha de ir. Lucas 10,1.

Na igreja todos vivem na unidade, buscando através da fé e da esperança viver comunhão uns com os outros, Ela se mantem ativa por meio da caridade e da solidariedade. É uma unidade livre e voluntaria, baseada no respeito ao outro e na vocação comum para formar um povo voluntario. A unidade se expressa por meio da colaboração e do reconhecimento mútuo, e também por meio da ação evangelizadora comum no mundo. A missão da igreja no mundo cresceu muito nos últimos anos, e mudou também com as mudanças do concilio Vaticano II, estas mudanças inovou muitos princípios da igreja e estes valorizou a diversidades das igrejas locais, abrindo espaço para todas as diversidades existentes, negros, índios, brancos, místicos, para igreja não importa cor, raça, idioma ou etnia, o importante é propagar a fé todos os povos existente na terra. Como disse Jesus:

Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa- Noticia do Evangelho a todas pessoas. Marcos 16,15

 

2. IGREJA VIVA E DE PEDRA

 

Para Traçar o perfil da igreja e sua missão no mundo, temos que abordar vários tópicos que forma a igreja de Cristo, a missão da igreja é um serviço para a evangelização do mundo e sua transformação pela força do evangelho. Esta missão se cumpre por intermédio de homens conscientes. A consciência acompanha toda missão sendo ela peregrina ou local.

A igreja católica tem a missão de unir todos os povos numa comunhão de igrejas. Desde o princípio ela se mostra aberta a todos os povos, e todos os povos tem valor igual e lugar igual na igreja. Apesar disto, a igreja não é uma organização uniforme em todos os países e também não é um modelo único centralizado em todo o mundo mais sim uma comunhão de múltiplas igrejas locais para bem comum e evangelização de todo cristão batizado ou não. Quando Jesus se referiu aos discípulos para propagarem ao Evangelho pelo mundo se referiu também cada homem e a cada mulher, pois todos se tornam igreja viva se propagar a missão de Cristo. E disse Jesus:

Portanto vão a todos os povos do mundo e façam que sejam meus seguidores, batizando em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo que tenho mandado. E lembre-se que estarei com vocês todos os dias, até os fins dos tempos. Mateus 28, 19-20. 

No entanto, a igreja é santa e pecadora pois ela é composta de homens que buscam o perdão dos pecados, através da conversão e do arrependimento e santa porque permanece num processo permanente de conversão e ainda por esta presente o corpo de Cristo neste ambiente.

A igreja de Deus vive em constante oração, pois a oração é a atitude da consciência humana ao serviço de Deus, embora sua finalidade seja a evangelização para conversão da humanidade e a ressureição através da fé em Jesus Cristo.

A igreja também forma o cristão em cidadão ético, pois a igreja tem o dever de abordar todos os temas para que o homem e a mulher possa fazer parte da sociedade em que se vive de forma a saber como proceder diante dos acontecimentos reais da sociedade. Não podemos falar da igreja sem retratar a pessoa de Maria, mãe de Jesus, pois a mesma ajudou a fundar as primeiras igrejas existentes por isso Maria recebeu o título de Maria Mãe da Igreja. A teologia bíblica de Maria esta sobretudo representada por São Lucas. Na obra de São Lucas, Maria é a encarnação do povo de Israel, Ela vive e celebra a libertação de seu povo. O Magnifica expressa a síntese desta teologia.

 

3.A MISSÃO DO ESPIRITO SANTO NOS DIAS ATUAIS

A extensão da missão do Espirito Santo é tornar Jesus presente no meio do povo. O Espirito Santo foi enviado a todos os homens na terra e em todas as gerações. Assim, o Espirito Santo não separa mas une. Não se diz que Ele habita em todos os homens, que é enviado a todos sem distinção de crença religiosa, dependendo de cada um aceita-lo ou não.

A missão do Espirito é complementar a missão de Jesus, pois o mesmo faz parte da trindade santa; Pai, Filho e Espirito. O Espirito é quem torna Jesus presente em todas as gerações. O Espirito tem a missão de unir Jesus a humanidade inteira, construindo o corpo completo de Cristo. O Espirito Santo habita nos homens que o aceitam em seus corações, Ele nos torna filhos de Deus livres para viver o amor em comunhão e praticar a solidariedade para com todos. O Espirito santo infundi coragem e fé para pregar o evangelho em diversos povos e em culturas diferentes, convivendo com perseguidores, passando por dificuldades de todos os tipos, fome e frio, e é o espirito de Deus que conforta para realizar a missão de anunciar o evangelho.

A missão do Espirito Santo, já é vista na Bíblia, no antigo testamento, como podemos ver em Isaias 11,2-3.

O Espirito do Deus Eterno estará sobre Ele e lhe dará sabedoria e conhecimento, capacidade e poder. Ele temerá ao Deus Eterno, conhecerá sua vontade e terá prazer em obedecer-lhe.  

O Espirito estava com Deus na criação do mundo, o mesmo conduzia o povo pelo deserto através da força e fé que depositada nos profetas escolhidos para caminhar a frente do povo sob a vontade Deus. O Espirito Santo sempre esteve e está presente na história da humanidade. Como vimos em Isaias 11,2-3, no antigo testamento já previa a vinda de Jesus e o Espirito Santo sobre Ele, podemos rever essa confirmação no batismo, na evangelização, na morte e na ressureição de Jesus, pois o Espirito sempre esteve com Ele.

Jesus cheio do Espirito santo, voltou do rio Jordão e foi levado ao deserto pelo mesmo Espirito. Jesus voltou a região da Galileia, e o poder do Espirito Santo estava com Ele. Lucas 4, 1.14.                                               

[...]