Resenha

 A MINA DE OURO: UMA TRANSFORMAÇÃO LEAN EM ROMANCE

BALLÉ, Freddy; BALLÉ, Michael. A mina de ouro: Uma transformação lean em romance. Lean Institute Brasil, 2007.

Estevão Fernandes de Souza

Philip Jenkison é o típico cara que consegue tudo o que quer, conquistou o mundo, enriqueceu, mas passa por muita pressão no trabalho ultimamente. Enfrentava problemas, se não tomasse alguma atitude iriam à falência, já que tudo que ele e o seu sócio possuíam estava hipotecado, os bancos se recusavam a realizar novos empréstimos. Mike, seu melhor amigo de infância, propõe conversar com seu pai, que já havia “levantado” inúmeras fabricas.

Phil explica que ele e seu sócio compraram um de seus competidores que estavam pedindo falência devido a um custo muito elevado, tecnologia antiquada, operações ineficazes, gerentes em demasia e gestão altamente ineficaz. Adquiriram a fabrica pois estavam recebendo muitos pedidos e precisavam daquela capacidade a mais. Inicialmente deu certo e procuraram com antigos empregados saber o que acontecia e assim melhoraram as situações, entretanto começaram a haver problemas no caixa. Os produtos geram lucros, mas falta eficiência necessária e mesmo cortando inúmeros custos ainda assim havia problemas.

Em conversa com Harry, pai de Mike, o mesmo explica que há três maneiras de se levantar uma firma industrial: cortar qualquer atividade não lucrativa e parar de por mais dinheiro num mau negocio, apertar os fornecedores e melhorar as opções de plantas. Para analisar melhor, Harry aceita ir ate a indústria. Chegando lá percebe que há um problema devido à compra de material adiantado, sendo que só há um retorno financeiro depois da venda, trabalham em um turno somente e que todos os produtos passam pela mesma linha.

Harry mostra que o lugar esta estocando e movendo um monte de coisas porem há pouca ação pratica. Enxergando como um potencial cliente ele diz que se preocuparia com a qualidade e as ineficiências que pode enxergar.  A qualidade não é avaliada em cada fase da produção, logo não há um controle de qualidade rigoroso, como Phill tenta explicar. Além da qualidade há a ineficiência, Harry explica que há ineficiência quando não se agrega valor ao produto, logo ele define que proporção entre operadores que estão realmente agregando valor e o numero total de operadores como uma margem de um processo eficiente. No fim das contas, melhorar as operações significa transformar movimento em trabalho. Passando para os estoques, é necessário perceber que toda peça que você tem e que não esta sendo trabalhada é sinal de eficiência e se traduzem em custos.

Apesar de existirem fatores ruins, Phill explica que antes a fabrica era mais desorganizada que o atual, entretanto, mesmo após muitas melhoras, ainda não é o suficiente, Harry então, diz que para ser eficiente deve se maximizar o valor e assim reduzir o desperdício. Entretanto, os consultores que cuidam desse detalhe já chegaram em seus limites, segundo Phill, e segundo eles há uma grande resistência à mudança.

Phil diz que seus estoques acabam com o fluxo de caixa e por mais que se cortem as despesas, não estão cobrindo os custos fixos, mas há mercado para os produtos. Os clientes pagam em dia, porem as entregas estão atrasadas. O problema, então, esta em encontrar uma forma de aumentar a produção sem aumentar os custos fixos, e uma solução levantada foi melhorar a produtividade em três linhas e dobrar o turno da que produzia o produto com maior potencial de vendas.  Mike decide interceder por seu melhor amigo e pede ao seu pai que o ajude, mesmo havendo uma resistência do mesmo. Ele aceita com a condição de que não lidaria com o pessoal, com o drama.

Em nova visita á fabrica, Harry explana que a fabrica é uma mina de ouro, há ouro na mão das pessoas, a função principal é encontrá-lo. Chegam à conclusão que o ouro são de fato os produtos acabados. Indo ao setor de expedição, nota-se que não há uma separação clara dos produtos.

Fazendo uma analogia com minas, Harry diz que o segredo para um bom funcionamento de uma mina é otimizar a velocidade com que se consegue retirar as pepitas da corrente e vende-las ao cliente, e, portanto devem analisar o caminho fluxo acima e entender o que pode estar atrapalhando o fluxo. As pedras seriam os estoques, que podem ser divididos em três categorias, são elas: material bruto, WIP (work in process) e produto acabado.