As limitações do ensino tradicional vêm sendo dada atenção as universidades, impulsionando-os a pesquisar alternativas de novos processos de ensino e aprendizagem. Assim, O Problem Based Learning - PBL é uma metodologia onde os estudantes são responsáveis em resolver problemas reais, a fim de submeter-se à aprendizagem a cada problema exposto. Este método de aprendizagem permite a formação de futuros engenheiros com visão ampla, relacionado o conteúdo teórico com a prática. Segundo Goldfarb, Lúcia (2004, p. 781):

A educação problematizadora trabalha a construção de conhecimentos a partir da vivência de experiências significativas. Apoiada nos processos de aprendizagem por descoberta, em oposição aos de recepção (em que os conteúdos são oferecidos ao aluno em sua forma final), os conteúdos de ensino não são oferecidos aos alunos em sua forma acabada, mas na forma de problemas, cujas relações devem ser descobertas e construídas pelo aluno, que precisa reorganizar o material, adaptando-o à sua estrutura cognitiva prévia, para descobrir relações, leis ou conceitos que precisará assimilar.

Sendo assim, por intermédio de métodos criativos a Aprendizagem Baseada em Problemas permite desenvolver o pensamento amplo e crítico dos alunos a fim de que estes sejam capacitados e, futuramente, capazes de serem excelentes profissionais.

Introdução

O modelo tradicional de ensino consiste na ideia de que o Docente transmita a matéria através de aulas com o conteúdo no quadro, slides e apostilas, esse método comum de aprendizado está sendo substituído em muitas universidades pelo método de metodologia ativa, conhecido como Problem Based Learning (PBL). O PBL é uma metodologia onde os estudantes em forma de grupos, relacionam a teoria com a prática para solucionar problemas vivenciais que possam surgir mais a frente no ambiente de trabalho, Nesse modelo de ensino o aluno é o principal responsável pelo seu aprendizado e pela concretização do projeto, ou seja, o compromisso e seriedade com a equipe é imprescindível para que o objetivo seja concluído.
Muitos estudos apontam para a eficiência da PBL, uma vez que os alunos formados por esta metodologia são mais independentes e possuem rotina de estudos mais efetiva quando comparados a alunos formados por métodos tradicionais. (HOFFMAN et al., 2006).
Segundo Berbel (1998), a PBL baseia-se nos “princípios da Escola Ativa, do Método Científico, de um Ensino Integrado e Integrador dos conteúdos, dos ciclos de estudo e das diferentes áreas envolvidas, em que os alunos aprendem a aprender e se preparam para resolver problemas relativos à sua futura profissão”.
Grande parte das universidades que possuem cursos de graduação em engenharia está adotando o PBL como metodologia de ensino, pois o mesmo estimula a criatividade, o pensamento crítico e o trabalho em equipe, assim o aluno terá toda a estrutura necessária para desenvolver o problema que foi proposto. O objetivo será analisar e compreender a importância de se utilizar a metodologia ativa na educação de engenharia.