A MELHOR PÁTRIA

"Os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria. Porque, os que isto dizem claramente mostram que buscam uma pátria. E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar. Mas, agora, desejam uma melhor, isto é, a celestial. Pelo que, também, Deus se não envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade". Hb 11.14-16.

A vida cristã está pejada de mistérios.

Somente alguém iluminado pelo Espírito Santo pode entender o que significa curvar a cabeça, fechar os olhos e falar com o invisível.

Somente por revelação alguém pode transpor a crua realidade terrestre e alcançar os páramos celestes, a Pátria Celestial.

O que podemos conhecer a respeito de um estado futuro de glória e grandeza a não ser pela revelação?

Os muçulmanos imaginam um paraíso materialista e sensual, onde onze mil virgens satisfarão todos os seus baixos instintos.

Os nórdicos esperam viver no Valhala, onde musculosas mulheres, as valkírias, lhes proporcionarão todos os mais requintados prazeres.

A Pátria Celeste que os eleitos de Deus almejam é designada nas Escrituras com várias designações:

1. Habitação de Deus.
2. Destra de Deus.
3. A Glória.
4. A casa do nosso Pai.
5. A Nova Jerusalém.
6. O céu.
7. A cidade de Deus.
8. O lar celestial.
9. O Paraíso, etc.

Não podemos presumir onde é esse lugar. A idéia que temos é que é para cima. Enquanto apontamos para cima, para onde apontam nossos antípodas, os japoneses?

O fato é que é para cima, no sentido que é para fora desta terra.

O que nos é revelado pela Palavra de Deus é que nesse lugar Deus tem o seu palácio, seu trono, seu templo, seus servos, seus adoradores. Tem que ser um lugar, porque o corpo de Jesus tem que estar em um lugar e não em um estado abstrato.

Vemos também que é um lugar onde habitam os espíritos que vivem com Deus, um estado de existência de descanso dos percalços da vida, de triunfo que conquista a batalha, de glória que sobrepuja os sofrimentos, de vida que derrota a morte, de honra, prazer, alegria, imortalidade, paz, segurança e eterno gozo.

E por que é melhor do que esta terra?

Porque é uma terra onde não habita pecado.

Quão linda e justa era esta terra, quando Deus expressou sobre ela sua perfeita aprovação:

"E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom". Gn 1.31.

O pecado a poluiu, a profanou, a corrompeu, a contaminou, a carcomeu, a degradou, a vilipendiou e a manchou terrivelmente.

O pecado a transformou em uma região de escuridão e de sombra de morte. O pecado espalhou a ruína em todas as direções.

Na nova terra na qual habita justiça, que não foi feita para ser um caos e sim para ser habitada, não habita o pecado. A sujeira da iniqüidade não ultrapassa suas fronteiras.

Isaias dá uma descrição de tal estado:

"Porque, eis que eu crio céus novos e nova terra. E não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão. Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém alegria, e para o seu povo gozo. E folgarei em Jerusalém, e exultarei no meu povo: e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor. E edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas e comerão o seu fruto. Não edificarão para que outros habitem. Não plantarão para que outros comam. Porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos, até à velhice. Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a perturbação. Porque são a semente dos benditos do Senhor, e os seus descendentes com eles. E será que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei. O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi, e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum, em todo o meu santo monte, diz o Senhor". Is 45.17-23.

É claro que isto é apenas uma visão profética, porque a vida eterna de glória será infinitamente mais bela e gloriosa do que esta descrição.

Na nova terra seus regatos são puros e cristalinos.

Seu céu não é nublado e irradia beleza.

O ar não é impregnado pela poluição.

Em toda essa terra a própria imagem de Deus é refletida em tudo.

Nenhum espírito é dedicado ao serviço do mal.

Os raios refulgentes da divina santidade se espalham por toda a extensão dessa pátria melhor.

Que mundo diferente!

Ele será um lugar de perfeita saúde.

A doença é fruto do pecado. A dor é a resultante da iniqüidade.

Aflições abundam no meio de todas as classes sociais. No palácio do monarca e no casebre do humilde camponês.

Naquele lugar glorioso, porém, existirá um ambiente tão aprazível e deleitoso que somente o escritor sagrado teve o prazer de descrevê-lo. Jamais me canso de ler e reler estas palavras que se encontram em apocalipse 22.1-5:

"E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de uma e da outra banda do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês e as folhas da árvore são para a saúde das nações. E ali nunca mais haverá maldição contra alguém e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome. E ali não haverá mais noite e não necessitarão de lâmpada, nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia, e reinarão para todo o sempre".

Quero encerrar esta meditação com a primeira estrofe do Hino 36 de nossa Harpa Cristã, cujo título é "O Exilado".

"Da linda pátria estou bem longe,
Cansado estou.
Eu tenho de Jesus saudade,
Oh, quando é que eu vou?
Passarinhos, belas flores,
Querem m?encantar.
São vãos terrestres esplendores,
Mas contemplo o meu lar".

- ooOoo -