A vida acelerada e estressante que levamos, talvez seja a característica mais marcante deste início de século. A humanidade entrou no século 21 vivendo ou sobrevivendo com a adrenalina a mil por hora.

As pessoas têm uma vida de qualidade precária como conseqüência do corre-corre das obrigações que as cercam, do estresse da vida moderna e eletrizante, dos traumas físicos e psicológicos, de decisões importantes e constantes a serem tomadas, da angústia e da ansiedade com o dia de amanhã, da instabilidade no emprego, do desemprego alarmante e das freqüentes crises de depressão, das separações dos casais, etc.

As pessoas estão chegando ao limite da exaustão! O ser humano quer paz e tranqüilidade!

Há dois tipos de meditação: a esotérica e a cristã; neste artigo falaremosda meditação cristã.

Meditar, no sentido cristão significa considerar, mastigar, refletir, imaginar, estudar, murmurar, ter comunhão. Se você perseverar este hábito enriquecerá sua vida Cristã mais do que imagina.

Portanto, meditar não é ficar apenas de olhos fechados pensando.

A raiz da palavra meditação implica um processo ruminativo de uma digestão vagarosa das verdades de Deus. Isso envolve um pensamento concentrativo, dirigido. Meditação nas leis, obras, preceitos, palavra e pessoa de Deus.

A meditação é uma habilidade que pode ser treinada e praticada no sentido de aprendermos mais de Deus, sem grandes esforços, descansando.

Ela pode ser um excelente momento relaxante, de repouso, sem perder o estado de alerta. Além dos grandes benefícios que a meditação proporciona ao homem, tais como o desenvolvimento do raciocínio e da concentração, nela aprendemos a ficar a sós com Deus.

Trata-se de um processo espiritual e mental de se digerir textos bíblicos de tal maneira que eles se tornem parte ativa na vida da pessoa.

Muitas pessoas recomendam a meditação, mas, infelizmente, não a de conteúdo bíblico.

A meditação mundana, esotérica ou oriental, visa esvaziar a mente, o que é muito perigoso, pois baixa nossa guarda e abre as portas para espíritos malignos. Nossa meditação precisa ser bíblica, genuinamente cristã.

A meditação bíblica inicialmente enche a nossa mente, depois o coração, com a palavra de Deus.

O alvo da meditação cristã:

1) O cultivo constante de um relacionamento de amor e dependência do homem limitado com o seu único Deus – Maravilhoso, Criador, Onipresente, Onipotente, Onisciente e Ilimitado.

2) Entendimento das Revelações do Espírito Santo – Sabedoria, orientação, discernimento.

Os Benefícios Da Meditação:

A meditação bíblica é um ponto de encontro com Deus e através dela podemos esperar revelações, crescimento espiritual, estímulo, coragem e discernimento que nos ajudarão também a inserirmos a verdade em nós.

Com a prática da meditação bíblica, a Palavra será acolhida com entendimento e passará a habitar em nós.

Josué 1.8;  Salmos 1.2,3; 119.99;  Tiago 1.25;  Mateus 12.35.

Educar-se para ouvir a Deus:

Para aprender a ouvir a voz de Deus, para conhecer as "pegadas do Senhor" e "a presença do Espírito que fala" é preciso sensibilidade espiritual e uma boa educação no "discernimento".

1- Parar - Diminuir o curso de atividades

Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.  Sl 46:10.

Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.  Lc 10:41-42.

A meditação bíblica não pode ser feita com uma leitura rápida ou apressada. A pessoa tem que parar em cada frase ou até mesmo em cada palavra e deixar a mente embeber-se do que Deus está dizendo.

2- Concentrar-se - Ter atenção nos pensamentos – Silêncio e Lugar Tranqüilo são acessórios importantes.

3 - Não Esvaziar a Mente – A meditação cristã não aceita esvaziar a mente. Mente vazia é alvo fácil para a possessão demoníaca.

Quando alguém deixa a mente passiva, como ocorre com a meditação esotérica, a guarda da vontade diminui consideravelmente o poder de resistência a qualquer tipo de força invasora.

Lembre-se: A mente vazia torna-se local privilegiado de ataques malignos.

A meditação cristã e bíblica jamais é direcionada a uma contemplação vazia de algum aspecto da natureza e, tampouco, direcionada à nossa própria intuição, pois o coração do homem é enganoso  (Jeremias 17.9).

4 - Direcionar os Pensamentos a Deus - A meditação cristã é sempre direcionada a Deus, Seus atributos, Promessas, às Suas obras maravilhosas, aos Seus sábios preceitos e à Sua Palavra Sagrada.

5 - Repetir, Decorar e Aplicar – Na meditação bíblica, o indivíduo deve não apenas ler a Bíblia, mas repetir a leitura diversas vezes e pensar repetidamente nas afirmações de Deus a nosso respeito. Quando saturamos a mente com as verdades encontradas na Bíblia, adquirimos um novo modo de pensar e uma nova forma de viver. Existe também o fator fé que vem sobrenaturalmente ao estarmos em contato com a Palavra.

Todo o poder de transformação começará a se desenvolver em nossa mente. Um novo e maravilhoso modo de pensar que se transformação num novo estilo de vida.

Por último deverá haver o esforço consciente de não apenas adquirir novos conhecimentos, mas de vivê-los.

"Quanto amo a tua lei! Nela medito o dia todo" (Salmos 119.97);

"Na minha cama, lembro-me de ti; medito em ti nas vigílias da noite"  (Salmos 63.6);

"Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, pois medito nos teus estatutos"  (Salmos 119.99);

"Lembro-me dos dias antigos; medito em todos os teus feitos e considero a obra das tuas mãos"  (Salmos 143.5).

Não há dúvida de que um dos melhores meios de vencermos uma tensão interior seja a mentalização de textos bíblicos relacionados com a paz, serenidade, tranqüilidade, calma, quietude e segurança. Pastos verdejantes, águas tranqüilas e refrigério para a lama.

A opção espiritualmente correta é meditar na Palavra de Deus, que conduzirá o ser humano pelo único caminho para a cura interior e vida eterna – Jesus Cristo.

Você está cansado? Jesus disse: "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei"  (Mateus 11.28).

Em Jesus encontramos paz e aprendemos a ouvir a voz do Espírito e as horas que passamos diariamente suplicando ao Deus que dá mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, não são perdidas..