A frase já é bastante conhecida e digo há quem nunca ouviu falar dessa máxima que vitalizou a memória de um dos homens mais culto da Filosofia Ocidental, e da Teologia Cristã; Agostinho de Hipona (Santo Agostinho), filho de mãe cristã e pai pagão.

Hoje com a tecnologia e internet em nossas mãos, mensagens de amor, de força, mensagem de louvor, frase de superação, que fala da vida amorosa, mensagem de religião, comumente é transferida em redes sociais para um amigo, um filho, namorado, esposa, grupos disso, grupo daquilo, tornando um verdadeiro tsunami de frases prontas em nossa rede social. Mas, infelizmente, muitos não sabem bem o que realmente é o verdadeiro significado da frase e muito menos que a escreveu.

Disto isso; concordo que é uma fonte de inspiração para muitos, pois nos faz sentir melhor, mais humanos, e menos prepotentes. Filósofos, poetas, escritores são comumente reconhecidos por suas frases belíssimas.  Nos jornais, nas revistas, no cabeçalho de um bom livro, em reuniões de trabalho, no término de curso, numa apresentação com seus alunos, levamos mensagens de superação para nossos ouvintes, leitores, colaboradores e para nós mesmos.

Observamos que ao pegar um bom livro, logo encontramos nas primeiras páginas, em agradecimentos frases de um e outro autor daquela máxima. Afinal somos seres humanos e dependemos de um estímulo para impulsionar nosso ego, o “EU” que está dentro de nós escondidinho em uma caixa de surpresa: Nosso subconsciente.

É esse amor transformador que movimenta a humanidade. Levantando nosso astral, mostrando nossas diferenças, a atitude de um para com o outro que desconhece, dando uma mãozinha para que a vida dele se torne mais alegre, menos sofrida, mais eloquente.

É nessa doutrina de Santo Agostinho que vivenciamos sua frase “A medida de amar é amar sem medida”. Um amor verdadeiro, sem cobrar nada, amor de mãe com o filho (a) e até mesmo de um animal irracional que adota outro de uma espécie totalmente diferente como seu maior aliado, amamentando, cuidando, dando abrigo, protegendo. Vídeos nos mostram gatos dormindo com cães, papagaio e cachorro. Macaco com pinto. Vaca amamentando cabra. Afinal somos tudo criação de Deus. E da Mãe Natureza. Um único e só Criador.

Existem lá suas controvérsias, somos sabedores disso, mas como diz outra frase “Toda regra tem sua exceção”.

Site de pesquisa:

___________________

¹ Agostinho de Hipona – Conhecido universalmente como Santo Agostinho, foi um dos mais importantes filósofos e teólogos do Cristianismo e da Filosofia Ocidental. Ele era de Hipona, cidadezinha da província de Roma.

² José Wilamy Carneiro Vasconcelos é professor, cronista, poeta, pesquisador, cordelista e memorialista. Formado em Ciências (Matemática) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Pós-graduado em Construção Civil (Edificações). Formado em Direito pela flf- Faculdade Luciano Feijão de Sobral – Ceará. Especialista em Meio Ambiente pela Universidade Estadual Vale do Acaraú em Sobral – Ceará. É colaborador de muitos artigos na web..