Professor Me. Ciro José Toaldo

            Olhando para a História do país podemos compreender como o processo político funciona. Desde os tempos da Velha República, manipulava-se para os resultados serem favoráveis a quem estava no poder e nele se perpetuar.

            O tempo passou, mas os ditames da manipulação continuam com os mecanismos modernos de levar o povo acreditar naquilo que a grande mídia divulga! Neste pleito eleitoral é vergonhoso perceber o quanto o povo é induzido ao voto, escancaradamente, a grande mídia faz de candidatos indesejáveis, tornar-se quase que líderes nas manipuladoras pesquisas de opinião de voto. O pior é que o povo acredita nestas pesquisas e vota naquele candidato!

            Bem dizia o grande filósofo Sócrates que o povo é massa de manobra, esta afirmativa leva-nos a compreender que são os donos dos grandes institutos de opinião no Brasil, ligados aos maiores grupos de comunicação que monopolizam a opinião pública.

Faltando duas semanas para se traçar o destino do Brasil para os próximos quatro anos, percebe-se a nítida intenção de induzir o eleitor ao voto, não digo das propagandas eleitorais (elas também seguem a tendência de um marqueteiro, as é outra discussão), mas da forma com se apresentam as pesquisas e como a imprensa as divulgam, fazendo suas análises, levam a manipulação! Observa-se que nos últimos dias os resultados de intenção de voto, apresentado por estes poderosos grupos, não batem com aqueles divulgados pelas redes sociais, onde se apresentam diferenças gigantescas, inclusive apresentando cenários sem possibilidade de segundo turno para Presidente da República. Some-se a esta parafernália a dúvida da confiabilidade dos resultados apresentados pelas urnas eletrônicas, mesmo que o Supremo Tribunal Eleitoral afirme ser um sistema seguro, mas há controvérsias, elas levam a reflexão!

Portanto, será você amigo leitor, que será eleitor no dia sete de outubro que não pode ser manipulado por pesquisa ou feitos dos meios de comunicação. O sociólogo Pedrinho Guareschi, afirma que estes meios são manipuladores e impede a mudança, pois querem que o governo continue pagando milhões aos meios midiáticos para continuar a manipulação do povo.

Mesmo que os meios de comunicação não queiram, estamos frente a um grande momento de mudança radical no país, assim como viveu os Estados Unidos em 2016, espera-se que nosso povo, como o norte-americano, não se deixe levar por pesquisa, pois lá, pelos meios midiáticos, outro candidato já era vencedor, mas não foi, pois a população não se deixou manipular! Outro aspecto importante: muitos eleitores não se manifestam, mas irão direcionar o voto para mudar radicalmente, pois sabem que a nação não suporta a intolerância, insegurança e o desmando de governos inescrupuloso que tira do trabalhador honesto para dar regalias aos políticos corruptos.

O momento esta chegando e, parece-me que o gigante acordou. Ouvi um colega dizer: “se vão me dar dinheiro para colocar adesivo em meu carro, não quero, pois este politico vai tirar da corrupção o que me pagou”. Isto encoraja quem vislumbra mudança para seu país e para continuar acreditando que nem tudo se perdeu!

Pense nisto e até o próximo!