O Remanejamento dos ministros do Partido RNI do Akhenouch que deixaram o governo de El Othmani criticam o comportamento do governo e suas políticas socioeconomicas.

Assim que os novos ministros designados, os protestos dos partidos se multiplicam. Os confrontos começaram particularmente entre o PJD e o RNI (Ph. Bziouat)

Menos de dois dias após o discurso real no qual o Soberano chamou os partidos a deixar de lado as brigas  e o desperdício de tempo e energia, os confrontos não cessaram, sobretudo entre o PJD e o RNI. De Frankfurt na Alemanha, onde o líder do partido presidiu uma reunião em reação contra o chefe do governo.

O chefe do governo, Saâdeddine El Othmani deixando assim, para ir ao encontro do RNI, sem nomear nenhum como de costume, tendo prometido aos jovens figurar-se na lista das proposiçõpes ministráveis. O presidente do RNI se encontrou obrigado a reencadrá-lo, lembrando que sua promessa é 2021.

Para isso, tem que tomar o tempo necessário para enquadrá-lo para estar preparado e estar no topo de suas missões. "Temos que preparar antes de se enfrentar na arena", esclareceu ele na margem de um encontro.

A resposta de Akhannouch esconde um certo desapontamento do chefe do governo, especialmente quando ele lembrou os fundamentos: "Somos aliados, não devemos nos acostumar a fazer política", anotou o presidente do RNI, chamando atenção ao mesmo tempo do chefe de governo da necessidade de restaurar a ordem ao seu redor.

Agindo assim, El Othmani "está parasitando o discurso real". Considerando que o chefe de governo está nas nuvens. Ele saiu reforçado com a remodelação, sem que ter que gerir um bloqueio. Sobretudo porque os líderes da maioria fizeram seus jogos, mantendo a confidencialidade do conteúdo das negociações. É por essa razão que ele se permitiu a provocar o RNI, cujo presidente foi categórico: "Ele começou a nos procurar e nos encontrará".

Além disso, Sr Akhannouch não escondeu seu espanto que o chefe de governo divulgue o conteúdo do que aconteceu entre ele e o rei. El Othmani tratou da confiança real no Ministro do Trabalho e da Reintegração profissional. São dados seletivos sobre um ministro, mas o que é dos outros? O chefe do governo deve também mencionar na lista dos ministros que o rei prefere manter na equipe as compentências, anotou o presidente do RNI.

Durante sua reunião com as autoridades eleitas de seu partido, El Othmani levantou contra a idéia de que a mudança consagrava o domínio dos tecnocratas nesse governo. Para ele, "os novos ministros não políticos não são tecnocratas, mas sem pertências políticas".

É a primeira vez que ele tomou uma posição difícil, abordando as discussões críticas de última hora sobre um portfólio, que confiou finalmente a Khalid Ait Taleb, Ministro da Saúde. Explicando tido escolhido como Ministro da Saúde sob proposta do chefe do governo.

De fato, El Othmani joga com palavras. Porque, constitucionalmente, é ele quem submetiu as propostas ao rei para nomear os ministros. Deve ter dito que ele propôs a esse cargo, Mustapha Brahimi, médico e deputado da PJD. O mesmo foi para Driss Oaouicha pelo cargo de Ministro Delegado para o Ensino Superior.

Nesta temática, jogando com as palavras, o chefe do governo procura construir sua imagem dentro da PJD, dividida, querendo se unir, mesmo diante do novo governo. Contudo, ao nomear Mohamed Amekraz como ministro, o SG do PJD buscou o corrente do Abdelilah Benkirane. Foi uma maneira de atirar no lado do secretário geral da juventude do partido.

Por seu lado, os novos ministros vão indo mal, antes mesmo das propostas governamentais, à medida que os protestos nas fileiras de seus partidos se multiplicam, o PJD aposta uma foto perfeita com a presença de ministros que deixaram o governo. O partido RNI levantou interrogações sobre o governo e os ministros políticos, habilmente contro o presidente. Considerando que Mohamed Aujjar e Rachid Talbi Alami membros associados no encontro na Alemanha em prol do próximo governo.

Por fim, o novo governo que surprendeu o povo marroquino, as propostas sob os golpes das cadeiras, causando um certo atrito com o conselho nacional da juventude. No entanto, o secretário-geral Mohand Laenser pronunciou criticando o governo atual.  Considerando que os ministros que deixaram o governo não se contentaram. Alguns ministros que deixaram o governo não gostaram, o que não impediu, Mohamed El Aarej sair chorando.

Os secretários de Estado não ficaram também contentes. Sobre o escritório da Secretaria-Geral do MP, 50 currículos, candidatos para se tornar ministros. Além disso, para muitos responsáveis do MP, Saaid Amzazi, en carregado da Educação, não faz parte da casa. Esta griga continua pelo partido que predente governar.

Lahcen El MOUTAQI

Professor Universitário