Wanderson Vitor Boareto

A igreja Católica tem várias contradições interessantes para serem analisadas. Uma é a relação que a mesma tem com a maçonaria. Para se pensar, a primeira coisa que se deve perguntar é...  A maçonaria é uma religião? Esta pergunta é feita e mal-entendida por muitos ditos cristãos. A maçonaria não é uma religião! Mesmo tendo elementos religiosos! Na maçonaria se encontra altares, ritos e muita simbologia, além de um público fiel, que vive uma fraternidade e tratam-se como irmãos.

O maçom vive em fraternidade; ao contrário dos cristãos, que vivem uma disputa de poder,  guardadas as devidas exceções. Neste sentido, cada  religião julga-se e vive como dona da verdade, sendo o único caminho para se chegar ao ”CÉU” ou a vida eterna. Esta tamanha arrogância é estimulada por homens e mulheres que dizem ser fieis, mas vive uma espécie de fanatismo religioso. E como todos os fanáticos não aceitam o diferente. O diferente, é aquele que pensa, age e vive aquilo que julgado com coerente pelo grupo, tendo ideologia de intolerância com o diferente.

Outra comparação seria a entrada na igreja e na maçonaria. Na maçonaria o candidato tem que ser escolhido e convidado, passando por um processo de avaliação pelos membros da ordem, sendo um homem justo e de bons costumes, ele é iniciado e passa a viver como membro fraterno desta instituição. Na igreja, vende-se uma grande mentira! Todos podem participar!  Não é verdade!  As cúpulas são políticas! Os membros são escolhidos! Em toda a igreja os cargos são ocupados por pessoas de influência na comunidade, trazendo, de certa forma, muito poder. A maioria pode participar como ouvinte e pagar a conta. O discurso de salvação é sempre o mesmo, a hermenêutica da sagrada escritura é trabalhada de forma a estimular o adestramento dos fieis. O que é muito cruel!

Todas as comunidades religiosas tem grupos que vão à frente, ocupando cargos,  ajudando nas celebrações, seja Católica ou Evangélica. Estas pessoas se destacam e em muitos casos, agem como verdadeiros santos, ou pessoas escolhidas pelo próprio Cristo, guardam seus postos com unhas e dentes, com este trabalho elegem-se em cargos públicos, como vereadores, prefeitos, deputados. A fé é um instrumento de barganha, e de muito valor monetário. Na maçonaria a igualdade se destaca, é claro que existem exceções, o trabalho maçônico é secreto e busca o indivíduo através da verdade, da caridade e da liberdade de escolha. Daí o trabalho em loja e o estudo exigido para a promoção de graus.

Infelizmente a igreja não é um lugar somente de fé, e sim lugar onde se faz política, se estimula egos e oferece privilégios a pessoas extremamente incapazes de estar à frente, devido à falta de moral, ou mesmo de conhecimento. Um exemplo é o processo de catequese da igreja Católica, que não dá formação e sim obriga as crianças a passarem três anos, de árdua paciência, ouvido pessoas sem metodologia de ensino ou mesmo domínio de conteúdos bíblicos, isso é uma afronta a todas as pessoas pensantes. Exemplo disso são os  candidatos a primeira comunhão, a crisma que submete a vontade do sistema pastoral de sua paróquia. Na maçonaria também tem formação de jovens de 12 a 21 anos, em uma ordem para – maçônica conhecida como Ordem DeMolay, porém a formação segue outra metodologia, esta ordem é uma verdadeira escola de líderes. O jovem tem liberdade e aprende a viver em fraternidade, onde o respeito, a moral e a família são considerados a base de sua vida.

Na maçonaria o conhecimento é passado através de extrusões que ministrados por irmão extremamente bem preparado e o irmão tem tempo para absorver o conteúdo. Os irmãos são tratados como iguais, isso ajuda a viver no amor de Cristo, de Buda, de Ala ou de qualquer avata que deu origem a alguma manifestação religiosa, e  que o irmão pratique. Esta liberdade de crença faz a maçonaria um caminho de união, esta união faz os irmão viverem uma moral universal, uma família fraternal e uma amizade angelical. Coisa que as igrejas pragam, mas não vivem. Talvez a implicância com a maçonaria, seja, a igreja cristã não suportar tamanha beleza;

Este modo de existir é um verdadeiro divisor de aguas entre a maçonaria e as religiões cristas. A maçonaria vive a religião, a religião teme a maçonaria. É uma pena que abas não são harmônicas, apesar de algumas autoridades da igreja Católicas e da Maçonaria tentarem se aproximar e viver em comunidade como ensina todos os mestres da história das civilizações.