À LUZ DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

Ivone Cortina

Licenciatura em Filosofia

Faculdade de Ciências Humanas – FACH

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

E-mail: [email protected]

 “Quanto mais esclarecido é o indivíduo, mais esclarecida é a sociedade”, dizia o filósofo alemão Theodor Adorno (1903-1969). Mas afinal, por que ensinar filosofia no ensino médio? Na década de 80 a inclusão de filosofia no ensino médio provocou diversos e acalorados debates que foram travados entre os opositores e simpatizantes. A filosofia por ser uma disciplina que busca o saber, faz com que os jovens estudantes leiam, escreva, pensem, questionem e argumentem o que lhes é apresentado e não simplesmente aceitem como verdade, como certo. Esse saber não dever ser apenas enciclopédico, o qual Nietzsche tinha dura crítica a essa forma de ensino, pois nesse sistema, cabe ao aluno unicamente decorar o que é proposto em sala de aula, ignorando logo após a sua cobrança em provas. Porém a Filosofia é mais que imposição de fundamentos, ela é criação de conceitos, pois pensar é um ato complexo, é uma tentativa de acordo e de compreensão.

Quando se indaga sobre a importância do ensino de filosofia no ensino médio, eis que surgem as inquietações, as ressalvas e essas se reverterão em pensamento crítico, e, por conseguinte o próximo passo, que é o diálogo, dos quais surgem as perguntas, a ansiedade e a curiosidade, provocando a vontade de um entendimento mais aceitável, que forneça explicações e abram novos caminhos. O pensamento crítico faz nascer uma consciência de responsabilidade, tanto na questão de ver o mundo, como na forma de enfrentar os obstáculos que surgem na vida, pois desenvolve a capacidade de avaliação, de questionamento, de investigação, de experimentação e de busca. É necessário fazer com que os alunos desenvolvam o pensamento crítico a fim de conscientização de suas escolhas, de suas decisões e a responsabilidade de seus atos. Tornando-os cidadãos conscientes para que possam fazer escolhas não só como indivíduos, mas também como membros de uma sociedade.

A atual situação no nosso país em si mesma já mostra a grande necessidade do ensino filosófico no ensino médio, porque estamos colhendo hoje as péssimas escolhas que foram feitas no passado, e o grande questionamento que permanece é se os cidadãos do passado tivessem tido a oportunidade de obter o conhecimento, a luz que a filosofia trás, será que suas escolhas teriam sido diferentes? Será que o quadro atual do nosso país seria diferente, talvez menos vergonhoso?Não há como saber por que o tempo não volta, contudo ainda a tempo de fazer diferente para o futuro; os jovens de hoje já demonstram sua força, impõe suas opiniões por intermédio de ocupações nas escolas, por meios de suas conversações verbais e eletrônicas e por defesas de seus pensamentos nas redes sociais. A filosofia não tem a pretensão de criar meros repetidores mas sim formadores de opinião,  que busquem se interagir dos atos e fatos sociais e

Mas a idéia que fica é que o governo quer excluir esse ensino exatamente por isso, por que o povo não sabe a força que tem, e se descobrir não servirá como massa de manobra e não servirá ao interesse do governo, mas ao seu próprio.