“A LUCTA” DO JORNALISTA DEOLINDO BARRETO

¹ José Wilamy Carneiro Vasconcelos

Cidade de Sobral, Região Noroeste do Estado do Ceará, distante aproximadamente 235 Km da capital cearense, no início do Século XX, inicia uma luta de um jornalista chamado Deolindo Barreto Lima com seus adversários políticos.  Na época existiam dois grupos políticos: Os simpatizantes do Partido Republicano e os do Partido Liberal.

Um representando o grupo político dominante da cidade, outro como oponente deste.  Inicia aqui uma altercação (confronto), nos ideais das posições públicas e opiniões dos mentores. Dois jornalistas vivenciam jornadas entre as duas classes políticas. O Jornalista Deolindo Barreto e Jornalista Vicente Loiola do Jornal o Rebate.

A História de Sobral vem à tona de maneira trágica na Câmara Municipal com a morte do Jornalista Deolindo Barreto. Abreviando os fatos na “História de Sobral”. Indagarei apenas alguns relatos sobre o jornal a LUCTA e do Jornalista, este fora vítima de um percalço e que tiraram sua vida em plena Câmara Municipal, abatido com vários tiros e  rolando escadaria abaixo.

Ademais, aqui relato fatos que consta nas bibliotecas e nos livros de nossa história, com o intuito apenas de relembramos dos nossos antepassados, nossa gente, nosso regionalismo. Assim, possibilitamos nossos jovens, amigos, filhos, netos, não cair no esquecimento dos que viraram mártires na história de seu povo.

Quando perguntarem que foram e porque sua rua tem aquele nome, saberão um pouco da historicidade e quem foi o homenageado. Sobral homenageou o mártir da Imprensa Sobralense Deolindo Barreto com uma rua no centro da cidade.Sua antiga residência está localizada na Rua Menno Deus, centro da Cidade,com uma placa em sua homenagem.

 Em 1914, após partir da Cidade de Belém do Pará desempregado, Deolindo chega a Sobral.

Ao chegar com alguns equipamentos e artefatos tipográficos, Deolindo  monta seu estabelecimento gráfico e publica um jornalzinho com o nome Mão Negra(BRASIL  1990,p. 39).

A publicação desse periódico causou indiferenças ao poderoso grupo político gerando ameaças ao jornalista com a autoridade policial. Fato que veio a unir-se com o Jornalista Vicente Loyola, jornalista crítico liberal do Jornal O Rebate.

Por fim, Deolindo decide fundar o Jornal “A LUCTA”. Tal ideologia era expressar sua livre opinião em defesa do povo. Anos depois, o jornal toma sua forma mais eloquente possível, no veio de notícias da política local e do Brasil, com duas edições por semana.

Com seus impressos, seu jornal teve grande aceitação do público, fato que atraiu com suas notícias polêmicas, denúncias, intrigas, inimizades e desalentos com o Clero e políticos da região.

Devido seu pensamento varonil, o jornalista foi atraído para a morte.  

Deolindo Barreto foi assassinado aos 44 anos de idade, no ano de 1924, no interior da Câmara Municipal em Sobral. Junto à escadaria, a tiros no dia de eleição por seus carrascos. Três dias depois faleceu no hospital (A LUCTA 28/06/1924). Edição especial do Jornal a Lucta.

_________________________

¹José Wilamy Carneiro  Vasconcelos é professor, historiador, poeta, pesquisador, cronista, cordeslista. Bacharel em Direito pela flf- Faculdade Luciano Feijão em Sobral. Pós-graduado em Construção Civil (Edificação). Formado em Ciências (MATEMÁTICA). Especialista em Meio Ambiente pela Universidade Estadual Vale do Acaráu.

Fontes:

Jornal a Lucta (01/05/1914 a 28/06/1914

Jornal o Rebate, 20/04/1907 a 13/11/1915

Op.cit (BRASIL1990, p. 39).

BRASIL, Jocelyn. Andanças e Lembranças. 2.ed.Belém: Edições Aleutianas, 1990.