A logística nossa de cada dia

Hoje vamos abordar um tema complexo no nome , mas , que acontece de forma natural na maioria dos lares ; a gestão da cadeia de suprimentos (supply chain management).
Para melhor entendimento deste tema , vamos às compras de supermercado com d. Laurinda e ao longo vamos perceber a ocorrência de vários elementos de logística.
Antes de sair de casa , ela vai fazer a famosa lista de compras;checando o que tem na dispensa e anotando ao lado o que se precisa comprar para cobrir um período de 30 (trinta) dias, data de seu próximo pagamento . Temos neste primeiro momento a geração da Necessidade de Compra para Reposição de Estoque.
Com a lista de compras,chegamos no supermercado e já de posse do carrinho,d. Laurinda começa o seu "passeio" pelos corredores, explorando cada gôndola.Só que durante às compras, ela vai fazendo uma análise mais detalhada de cada item da lista e conclui que é melhor aumentar as quantidades de alguns itens,pois,lembra que ao longo do mês receberá visitas para aqueles famosos almoços de final de semana. Nesta etapa podemos perceber nitidamente os seguintes componentes : Fornecedor,Análise de MRP e Estoque de Segurança .
Contudo,ela tem o cuidado de só acrescer da lista, produtos não perecíveis,é que d. Laurinda não quer jogar dinheiro fora com desperdícios.
Compras feitas,vamos para o caixa ( Check out ) . Já em casa,ela vai arrumar os itens na sua dispensa,mas,sempre de olho na validade dos produtos ela coloca na frente os itens já estocados e atrás, os que foram comprados agora. E mais 01 (um) componente se apresenta: Técnica de Armazenagem pelo Sistema FIFO (primeiro que entra,primeiro que sai).
Dispensa abastecida,agora é só montar o cardápio durante o mês com os ingredientes disponíveis;ora vejam só;a logística presente de novo:Programação de Produção e Consumidor Final . Meus caros leitores;como eu disse lá no início, o complexo é na verdade muito simples pois, num breve tour casa x supermercado x casa;pudemos vivenciar uma cadeia logística completa acontecendo nos seus mínimos detalhes de forma clara e objetiva.

Autor: Jorge Bernardino R. de Azevedo - 12/07/2010 MBA em Logística Empresarial (IDHGE/FUNCEFET)