A literatura infantil permeia todo o processo de construção da leitura e escrita; portanto, sua importância dentro da escola é indiscutível. Contudo, vale lembrar que o trabalho não se limita a ler histórias; é preciso preocupar-se com a qualidade da leitura, adequação à faixa etária e, sobretudo, estimular os alunos para o momento da leitura em sala. Sabemos que existem produções de qualidade para crianças, dando muitas possibilidades de desenvolver um bom trabalho. Nesse contexto, percebe-se quanto os alunos podem aprender vivenciando as histórias infantis ou refletindo sobre elas. Todos sentimo-nos um pouco crianças e ao mesmo tempo tratamos de sentimentos e emoções vividos pelos adultos. Salientamos que todo educador que estiver disposto a entrar nesse mundo, junto com seus alunos, irá sentir-se muito mais próximo deles e, com certeza, todas as outras propostas serão aceitas. É por que na literatura infantil pode ser vivenciada e, principalmente, compartilhado.

            Assim, as condições necessárias ao desenvolvimento de hábitos positivos de leitura, incluem oportunidades para ler de todas as formas possíveis. Freqüentar livrarias, férias de livros e bibliotecas são excelentes sugestões para tornar permanente o hábito de leitura.

            Num mundo tão cheio de tecnologias em que se vive, onde todas as informações ou notícias, músicas, jogos, filmes, podem ser trocados por e-mails, cd’s e dvd’s o lugar do livro parece ter sido esquecido. Há muitos que pensem que o livro é coisa do passado, que na era da Internet, ele não tem muito sentido. Mas, quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa, quem sabe o poder que tem uma história bem contada, quem sabe os benefícios que uma simples história pode proporcionar, com certeza haverá de dizer que não há tecnologia no mundo que substitua o prazer de tocar as páginas de um livro e encontrar nelas um mundo repleto de encantamento.

Se o professor acreditar que além de informar, instruir ou ensinar, o livro pode dar prazer, encontrará meios de mostrar isso à criança. E ela vai se interessar por ele, vai querer buscar no livro esta alegria e prazer. Tudo está em ter a chance de conhecer a grande magia que o livro proporciona. Enfim, a literatura infantil é um amplo campo de estudos que exige do professor conhecimento para saber adequar os livros às crianças, gerando um momento propício de prazer e estimulação para a leitura.   

            Enfim penso que aprendi muito nesse processo de reflexões em busca de respostas para as situações vivenciadas durante a realização do projeto. Certamente aprendi mais que aquelas crianças que conosco liam, refletiam, sorriam, cantavam e se divertiam. Constatei então o quanto a Literatura Infantil se faz importante, contribuindo de forma valiosa e enriquecedora para a construção do conhecimento, possibilitando à criança o seu desenvolvimento integral e uma aprendizagem significativa.