Observando atualmente os avanços obtidos na Educação Infantil, podemos definir linguagem matemática como um trabalho que proporciona a realização de intervenções enriquecedoras, levando mais propostas pedagógicas diferentes e motivadoras para a sala de aula, proporcionando assim aos alunos aprendizagens de habilidades essenciais ao seu desenvolvimento. Sendo também uma linguagem de grande importância que vai além de números e fórmulas, uma linguagem, que desde as experiências mais simples às mais elaboradas, faz parte da existência do ser humano e proporciona ferramentas tão importantes quanto inegáveis para qualquer momento da vida, usada universalmente e diariamente por toda a humanidade, independentemente da faixa etária ou contexto social em que está inserido, além de ser uma ferramenta que propicia constantemente o amadurecimento do pensamento lógico é importante no desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade, da capacidade de investigação e da solução de problemas das crianças.

Entretanto, é importante salientar que a matemática na Educação Infantil deve ser apresentada sem imposição, como uma proposta que objetiva enriquecer o cotidiano da criança na escola.

Considerando a necessidade de aprender matemática na escola, o professor deve permitir o desenvolvimento de práticas lúdicas utilizando o brincar que é um dos fundamentos mais importante na vida de uma criança.

Conforme a BNCC, a matemática na educação infantil não é só um manancial de números, operações e formas geométricas, é também um jogo, uma linguagem, uma forma de ver e modelar realidades, uma estrutura de pensamento, um exercício criativo e um campo de desenvolvimento de múltiplas habilidades.

Diante disso, podemos dizer que a matemática faz parte ou seja esta presente tanto no cotidiano da criança, quanto nas experiências oferecidas dentro da escola em suas diferentes situações. Seja nas relações quantitativas, nas grandezas, medidas, formas ou relações, espaço e temporais. Outros conceitos matemáticos são importantes de serem explorados na educação infantil como ordem, classificação até a construção do número. Para isso é preciso uma ação intencional e planejada do professor visando promover intervenções adequadas e promover um ambiente matemático em que as aprendizagens se deem de forma contextualizada e significativa para as crianças.

Sendo assim, observa-se que a matemática está presente em tudo a nossa volta, nas mais diversas situações que acontecem na vida das crianças antes mesmo de ingressarem em instituições escolares, como nas pequenas ações que realizamos no nosso dia a dia, como por exemplo ir às compras, preparar uma receita, brincar e jogar, contar o tempo no relógio, na música. Não se trata de uma simples ciência sobre a aquisição de conhecimentos matemáticos, mas, de uma linguagem que abrange um amplo campo de relações, que despertam a curiosidade e estimula a investigação. É a base de todas as ciências, de todas as artes e favorece a estruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico.

Entretanto, aprender matemática com sentido, é de fato um recurso importante para o desenvolvimento da inteligência e do raciocínio, mas é também mais do que isso, abre todo um novo rol de potencialidades de interação com outras pessoas e com o mundo. Quem domina a linguagem matemática tem acesso a interações e a percepções que enriquecem a vida e não apenas o raciocínio.

É notório que as noções sobre conhecimentos matemáticos que as crianças trazem consigo para as unidades de Educação Infantil, considerando que, no cotidiano se deparam constantemente com formas e números que permitem a interação que têm e terão com o ambiente à sua volta é de grande importância para a crianças. O papel do professor, nesse sentido, é de ampliar, reorganizar, diversificar e complexificar o conhecimento trazido de casa por meio de experiências que respeita a cultura de cada um. É de suma importância que se tenha como ponto de partida o que as crianças sabem, como afirma Lorenzato (2006, p. 24) “[...] temos de começar por onde as crianças estão e não por onde gostaríamos que elas estivessem”.

Percebe-se que o ensino-aprendizagem da linguagem matemática tem sofrido diversas mudanças no sentido de que os professores adotem práticas e metodologias que transformem o aprendizado mais satisfatório e agradável as crianças.O aprendizado da matemática na educação infantil tem que ser prazeroso, afinal de contas, aulas monótonas e pouco interessantes podem desmotivar e dificultar a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças pequenas. Proporcionar aulas atrativas não é tão complicado, e a primeira regra é mudar a forma como as informações são passadas as crianças, proporcionando momentos de interação e diversão. A partir disso, o ensino da matemática na Educação Infantil tem como um dos grandes desafios, a compreensão do docente no sentido de afastar-se da mecanização e aproximar-se das vivências reais , a partir de questões presentes no cotidiano dos pequenos, posicionando as crianças como seres capazes construir o seu processo de aprendizado.

Assim sendo, entendemos que o professor deve ser o orientador, mediador e organizador no processo de ensino-aprendizagem, trazendo para dentro da sala-de- aula com uma nova metodologia, mais prazerosa, interessante e agradável a todo o grupo, encorajando e despertando a curiosidade e a criatividade da criança com aulas motivadoras e inovadoras.Entende-se, que na Educação Infantil o professor (a), devem possibilitar práticas que de maneira exitosa envolva os conceitos diários, de modo a associá-los à realidade das crianças, de forma que consiga articulá-los aos conteúdos matemáticos para essa faixa etária. Com isso, naturalmente as crianças vão desde cedo, na medida em que a matemática vai sendo introduzida, sempre de forma lúdica, associando as suas fórmulas e a sistematização às suas experiências de vida. Uma aula interessante deve abordar assuntos que estão presentes no dia a dia da criança.O ser humano é curioso por natureza, principalmente na infância onde é fase das descobertas.

Portanto, acreditamos que é de suma importância oferecer nas unidades de educação infantil, oportunidades para que as crianças vivenciem plenamente a partir dos seus interesses e ludicidade a linguagem matemática, isso contribui para que além da exploração do raciocínio matemático, seja fortalecido também a compreensão de que essa linguagem é indispensável a qualquer situação e está constantemente presente em toda rotina de suas vidas. Trazer a matemática para o contexto humano, expor a face lúdica por diferentes ângulos, é o caminho para o educador vencer os obstáculos da matemática na Educação Infantil.

*Lucicleide Maria, Arlete Moreira, Fátima Albuquerque e Vânia Souza, docentes da rede municipal de ensino de Rondonópolis.