A Lenda das Três Noites de Escuro: análise literária

CAMPOS, Lívia da Silva
 

A Lenda das Três Noites de Escuro, de Irineu Correia de Oliveira, é uma obra que abundam elementos fantásticos e apresenta a história de uma prostituita e um padre. Além  dessa relação proibida, a história é voltada para as 3 noites de escuridão.

 

AUTOR

 

Irineu Correia de Oliveira nasceu em 1983 em Juazeiro do Norte, Ceará.. Aos oito anos de idade, Irineu mudou-se para Barbalha, cidade vizinha com a família.

Aos 23 anos, ele iniciou graduação em LETRAS. Formado em Letras  pela universidade Regional do Cariri –Urca, com duas especializações: Português e Inglês, Mestrado em Educação e graduação em Inglês pela Estácio. A  sua infância já era marcada em escrita, escrevendo narrações. Publicou o primeiro livro "A Lenda das Três Noites de Escuro em 2012. Sua produção bibliográfica é composta pelas seguintes obras:

A Lenda das Três Noites de Escuro, Feiura Versus Beleza, Inspirações Poéticas, Doutrina da Sedução, O Libertário e Outros Contos, A Corna, Dedos de La Poesia.

Participou dois anos consecutivo de  Além Da Terra Além Do Céu,  Antologia De Poesia Brasileira. Além disso, co- autor também do livro “Educação: Percurso e Percalço.

 

Análise da obra

 

A Lenda das Três Noites de Escuro é considerada por muitos o ‘espelho de Saramago”. Um romance fantástico, uma cidade chamada Juremal é castigada por Deus e sua população sofre com as 3 noites de escuridão. Utilizando-se desse apocalipse, vê-se um amor entre Dulcinéia e o padre Dionísio.

Os  pecados cometidos pelos habitantes do município, ocasionou um castigo contra a cidade.  A escuridão toma de conta da cidade, com tantas pessoas se transformando em demônios, matando as pessoas. Partindo destas ações, a obra de Irineu pode encontrar exemplos tanto do estranho como do maravilhoso.

O livro encontra-se o erotismo explícito, principalmente com cenas de sexo entre o padre Dionísio e Dulcinéia. O padre tentou evitar no início as seduções da protistuta, porém, acabou não resistindo as tentações.

A história é baseada em profecias populares de Juazeiro do Norte- Ceará. Entretanto, tive conhecimentos que o Santo Pio também profetizava também sobre essa profecia.

Partindo deste raciocínio, nas obras de Saramago podemos encontrar exemplos tanto do estranho como do maravilhoso.

Características que percebe na obra:

  • Presença do pessimismo;
  • Idealização do amor;
  • Sentimentalismo exagerado;
  • Fantástico Maravilhoso
  • Sentimento de religiosidade cristã.
  • Desvalorização cristã;
  • Obscuridade;
  • Erotismo.

A Lenda das Três Noites de Escuro é uma obra narrada em terceira pessoa, e o narrador   é onisciente, aquele narrador que conhece de tudo o que ocorre com seus personagens.

Portanto, é uma obra importante para compreender o fantástico maravilhoso e,  por isso, devia ser mais analisada por universitários ou por vestibulares. Assim, essa obra tem muitas semelhanças com o estilo do português Saramago. É possível também comparar  as duas obras.