RESUMO

Este trabalho acadêmico tem como tema, a leitura nos anos iniciais e as contribuições dos contos de fadas na formação de leitores. Tem como objetivo principal, perceber como se desenvolve o hábito da leitura nos anos iniciais, a partir dos contos de fadas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter sócio escolar. Tem como respaldo bibliográfico, autores como: Bettelheim (1980), Coelho (2008), Merege (2010), Abramovich (1997), entre outros, que mostram de forma clara as contribuições e a relevância dos contos de fadas para a formação de alunos leitores, como também, a importância dos professores inserirem essa leitura em suas rotinas de forma prazerosa, tendo em vista a melhoria no processo de ensino aprendizagem. Através do desenvolvimento de um projeto chamado “Roda de Leitura”, foram apresentados aos alunos, de forma lúdica e prazerosa, diversos contos de fadas, deixando os mesmos livres para fazerem a recontação dos textos da forma que preferissem. O resultado deste projeto foi satisfatório, já que é possível perceber um maior interesse nos alunos na leitura e no contato com os livros, bem como as visitas à biblioteca têm sido mais frequentes e o empréstimo de livros aumentou, na grande maioria os livros dos contos de fadas.

Palavras- chave: Leitura. Contos de fadas.  Formação de leitores.

1 INTRODUÇÃO   

            Objetivando o importante papel nas atribuições dos contos de fadas na formação de leitores, nos propomos a dar ênfase nesse trabalho a uma legitima preocupação em descobrirmos caminhos que nos levem a colaborarmos e ajudarmos as crianças como ler nos anos iniciais estimulando-os através dos contos de fadas.

            O interesse por esse tema surgiu a partir de um projeto intitulado “Roda de Leitura” durante o período de estagio em uma escola de rede pública, onde os professores não utilizavam da leitura dos contos de forma prazerosa e onde não eram feitas as leituras diárias como rotina nas aulas.

            Por ser o primeiro contato com a leitura, os Contos de Fadas permanecem nas lembranças e na cultura passada de geração em geração. Os pais são os primeiros mediadores entre a criança e a leitura, a escola é um seguimento nesse processo por ser um campo favorável em ter preparo e condições para estimularem esses futuros leitores a serem cidadãos de bem através da leitura, havendo assim uma interação entre família, escola e alunos. Nesse sentido é possível questionar: Porque trabalhar a leitura dos contos de fadas nos anos iniciais?

            Tendo como hipóteses que trabalhar os contos de fadas despertará o interesse e consequentemente o gosto pela leitura, contribuirá na formação dos futuros leitores e que os mesmos através da leitura terão um senso critico social desenvolvido através desse trabalho, desenvolvendo ainda a linguagem oral dos alunos tornando-os cada vez mais participativos nas atividades.

            O trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro trata da leitura dos contos de fadas, as contribuições dos contos de fadas na alfabetização, a origem dos mesmos e seus significados para as crianças.

            O segundo capitulo aborda a importância de utilizar os contos de fadas na escola, bem como na rotina das aulas, o papel do professor mediador e a necessidade de um local que estimule a leitura e o contato com os livros diariamente, o cantinho da leitura na sala de aula.

            O terceiro capitulo relata a prática da “Roda de Leitura”, projeto desenvolvido em uma escola de rede pública, demostrando assim as contribuições que o mesmo trouxe para os alunos, professores e para o desenvolvimento da turma.

            Por fim, as considerações finais, onde relatamos as contribuições da nossa pesquisa, bem como os resultados obtidos através do projeto “Roda de Leitura” com alunos do 2º ano do ensino fundamental I. Que nos ajudou a perceber a importância de se trabalhar os contos de fadas para a formação de leitores. [...]