RELATO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Pela Professora Rosmeri Terezinha Duranti Martinelli Com Alunos do 3º Ano/EF

Escola Estadual de Ensino Médio Olímpio Garibaldi Villarinho

“A leitura é a viagem de quem não pode pegar um trem.” Francis de Cossiet.

Sabendo que a leitura faz parte do processo de alfabetização e que é através dela que abrimos as portas do conhecimento, busco constantemente desenvolver esse gosto, para não dizer hábito em meus alunos do 3ºano.

 Além das leituras deleite realizadas em todas as aulas costumo ler e interpretar vários tipos de textos, mas principalmente os contos de fadas, pois estes despertam interesse nos alunos, e a partir deles podemos fazer inúmeras relações, como a de que apesar das dificuldades podemos acreditar e ter esperança no futuro, alcançando o sucesso.

Este ano parti do conto de fadas “Chapeuzinho Vermelho”, fizemos a leitura deleite de uma das versões, de Perroult, após relembramos várias outras que os alunos já haviam lido, em seguida os alunos discutiram sobre elas, relacionaram os acontecimentos com a veracidade dos fatos e identificaram quem era o grande vilão da maioria das histórias lidas, no caso “o lobo”. Também foi exposto um mural na parede da sala com desenhos das personagens da história.

Sobre o lobo foi feito uma pequena pesquisa de como vivem nas alcateias ou matilhas, como definem a liderança no grupo, descobrimos que ele é um animal míope, mas que possui olfato e audição bem desenvolvidos, além de ser muito rápido no andar. Também foram feitos questionamentos sobre onde eles vivem e como estão sendo conservados estes locais?

Partindo desse conhecimento sobre os lobos e o pavor que causam, principalmente entre as crianças que são assustadas com o Lobo Mau, trabalharam-se outros medos que são comuns nos alunos nessa fase: medo do escuro, de dormir sozinho, de avião, de trovão, de ficar sozinho em casa, de ladrão, etc.

Após várias aulas de trabalho com o conto Chapeuzinho Vermelho a turma foi dividida em grupos para elaborar um texto teatral, para isso receberam as explicações necessárias, neste texto não haveria narrador, somente personagens, nele puderam usar a sua imaginação e mudar alguns fatos, ou seja, reescrever a história, até mesmo dando outro desfecho a ela.

Numa próxima aula a professora sentou com cada grupo para fazer as correções necessárias, bem como orientá-los na distribuição dos personagens para a apresentação da peça aos colegas.

Para a apresentação os alunos confeccionaram as personagens em cartolina, pintaram, recortaram e colaram em palitos para usar como fantoches na hora da apresentação.

Neste momento os alunos estão em fase de ensaios da peça teatral, mas logo estarão prontos.

Ainda explorando o conto Chapeuzinho Vermelho os alunos realizaram várias outras atividades:

  • Decifrar uma carta enigmática substituindo os desenhos pelo nome das personagens;
  • Organização da sequência correta de uma música sobre a história;
  • Treino matemático, situações problemas utilizando elementos da história como o bolo de milho;
  • Quantidades utilizadas nas receitas dos doces como o uso de dúzia, meia dúzia;
  • Interpretação de tirinhas observando “o lobo” em outras histórias como Os Três Porquinhos e a Turma da Mônica;
  • Produtos industrializados do milho que foi matéria-prima para a fabricação da farinha que deu origem ao bolo levado pelo Chapeuzinho à vovó;
  • Quantidades de ingredientes em cada receita...