Muita gente morre de medo de ser invejado, quando algo não vai bem em sua vida, atribuem esse fato a inveja e muitos verbalizam que ela mata.

            Concordo que pode matar, mas questiono a quem mata? A pessoa invejada ou o próprio invejoso? Penso que o maior prejudicado é o próprio invejoso, porque enquanto fica desejando ter a vida e as coisas do outro, querendo ser como ele, deixa de viver e de fazer pela sua própria vida. E cada minuto não vivido, é um minuto a menos que temos e que não fizemos para que as coisas acontecessem em nossa vida.

            Na vida tudo tem o peso que damos, se ficarmos acreditando que a inveja poderá nos causar mal, com certeza, fará. E quando se tem essa preocupação, esse tipo de pensamento, estamos mostrando que funcionamos no mesmo padrão do invejoso.

            A inveja é um sentimento inato do humano, mas isso não significa que precisemos ficar preso a ele. É comum escutarmos pessoas dizendo que gostariam de ser como fulano, que gostaria fazer as coisas que ele faz, de ter as oportunidades que ele tem. Porém, não param para pensar como é a vida dessa pessoa; o que ela precisou fazer para chegar aonde chegou; as dificuldades que ela enfrentou; as coisas que teve que abrir mão para estar no lugar em que se encontra. O invejoso só enxerga o momento atual, aquilo que ele gostaria de ser e ter, o resto não consegue pensar e nem perceber.

            Enquanto vive almejando ser outro e ter o que ele tem, deixa de viver sua vida, de ir ao encontro dos seus sonhos e ideais. O problema é que na maioria das vezes são pessoas que não sabem qual é o seu sonho, o seu ideal. Andam como se fossem andarilhos perambulando pelas ruas, sem saberem onde querem chegar. Assim, passam sua vida, sem chegar a lugar algum. Por isso, precisam invejar o outro e esquecem que essa energia que canaliza para ele, poderia ser usada a seu favor.

            Querer ser o outro, fazer o que ele faz é desconhecer ou negar que somos seres singulares, que cada pessoa tem o seu DNA, a sua história, a sua caminhada a seguir e que mesmo que façamos tudo para sermos como ele, jamais conseguiremos. O invejoso mata a si mesmo, pois ignora a sua história, a sua singularidade. Esquece que enquanto gasta o seu tempo preocupado com o invejado, esse está tocando sua vida, indo em busca de seus ideais, fazendo com que as coisas aconteçam em sua vida e desconhece ou não tem tempo para se preocupar com quem está lhe invejando.

            Portanto, a inveja mata, mas mata aquele que inveja e não o invejado. Agora, a escolha de invejar é de cada um, consequentemente, os resultados que obterá em sua vida é unicamente de sua responsabilidade.