Uma das formas das empresas se manterem no mercado de trabalho, são elas atuarem na inovação, na melhoria continua do seu diferencial. Quando inova seus produtos e serviços, a empresa tende a ser única ou diferente, dessa forma cria uma vantagem competitiva sobre as demais, buscando manter a distância de seus concorrentes. A inovação desenvolve vantagem competitiva, e faz com que os seus clientes escolham a oferta de sua empresa, e não a dos seus concorrentes, exatamente porque sua oferta e o seu produto tem algo de novo, de melhor e inovador. Ou seja, a inovação é uma ferramenta indispensável na atualidade e só trás benefícios para a empresa, desenvolve a vantagem competitiva, e faz a empresa ficar mais atrativa aos olhos dos clientes.

Inovar é arriscado. Mas, talvez, não haja risco maior do que não inovar. A inovação é uma das praticas essenciais e permanentes dentro das organizações modernas. O objetivo dessa inovação é o aproveitamento das novas oportunidades que surgem dentro do mercado. Empreender significa produzir novas ideias através da criatividade e da imaginação, buscar continuamente a mudança em tudo, empreender se torna algo necessário. O empreendedor está sempre buscando a mudança, explorando-a como sendo uma forma de oportunidade, melhoria e crescimento à empresa. A mudança se torna a base do empreendedorismo, e a inovação surge como sendo capaz de provocar essa mudança, estimulando o comportamento empreendedor e a criação de novos conhecimentos.

As organizaçoes que se arriscam mais, estão sujeitas às mudanças e aumentam a sua capacidade de crescer, de apreender e de se diferenciar sobre as demais. Essas organizaçoes possuem um grande potencial de inovação, pois criam a capacidade de aprendizado e inovação em toda a organização, ou seja, trabalham em equipe, onde todos da organização participam da identificação e da solução dos problemas.