I N I Q U I D A D E

Percebamos o paralelo entre a função da luz amarela de um farol num cruzamento de ruas, E A NOSSA PEREGRINAÇÃO NESTA TERRA e com a luz verde que também está para o mesmo cruzamento, ou seja, o começo do direito e o dever de cada usuário da mesma via. Quando não observamos a existência entre uma e outra (verde e vermelho) os homens se trombam. Alguns até ficam pelo caminho. Restando o amargor  dos sentimentos da perda e a efusão do choro.

 

INIQÜIDADE : Pecado que consiste em não reconhecer igualmente o direito de cada um, em não ser correto, em ser perverso - Sl 25.11; 51.5; Is 13.11; Mt 7.23; Hb 1.  (dicionário bíblico)                             

 

João 3:16  Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 15:16  Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça...

EM PRIMEIRO PLANO ESTÁ O QUE FOI FALADO POR JESUS CRISTO E ESTÁ ESCRITO:

Marcos 12:31  O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes (novo mandamento dado por Cristo a todos os homens).

EM SEGUNDA  INSTÂNCIA e com o mesmo peso testamentário do que o MESTRE DISSE:

Romanos 13:9  Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo (instigando à percepção do mandamento dado por Cristo à todos os homens).

Efésios 2:8  Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus (não se adquire por merecimento, é obra da misericórdia de Deus, nosso Pai e Criador).

ESTÁ, ESTÁ ,ESTÁ... tem sido  a nossa pregação...

Adianta estar escrito  se temos dificuldade de não observamos e praticarmos, nós que DIZEMOS CONHECER DA PALAVRA DE DEUS?

Entristece muito saber que o desrespeito com as pessoas é mais perceptível com os que conhecem do que com aqueles que desprezam a PALAVRA e a vontade de Deus.

Por que isso ocorre?  Será por nos julgarmos tão cheios do AMOR de Deus? E a misericórdia que Ele nos contempla? Qual é a razão dela mesmo?

O mundo aprisiona aqueles com falta de temor, e nós, matamos a graça de Deus  na vida do nosso próximo da fé, sufocando-a, levando alguns ao esmorecimento espiritual.

Percebamos o seguinte:

Conforme está em Efésios 2.8, sendo a fé um DOM DE DEUS e isso ocorre pelo seu amor, então, ao agirmos VOLUNTARIAMENTE, ao desrespeito à pessoa, ao indivíduo e aos chamados de filhos de Deus, estamos DESRESPEITANDO e fazendo POUCO CASO do DOM DE DEUS na vida do semelhante.

Qual palavra poderia colocar aqui que viesse de encontro às nossas atitudes INVERSAS?

Nosso grau de percepção às coisas certas e erradas está deixando à desejar, quando lidamos com os desígnios de Deus ao chamado pessoal dos nossos iguais, no universo espiritual e o exercício da fé, à tão falada PIEDADE.

Se levarmos em conta que o mundo trata diferente as questões às suas coisas mundanas e naturais, me parece não estarmos conseguindo conciliar às espirituais.

Uma coisa é certa, e se constata que nós mesmos estamos fazendo CUMPRIR as escrituras, quando  exercitamos a passagem “por se aumentar a iniqüidade...”, isto se realiza quando não respeitamos o direito interpessoal, e isso é preocupante, porque não conseguimos visualizar o nosso descaso, em que pese estarmos exercitando  a falta de equidade.

Aprender com os nossos próprios erros é imperioso, não só apontarmos os dos outros. Sou carente dessa mesma misericórdia.

Está escrito no livro de Atos 8.20:  Pedro, porém, lhe respondeu: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois julgaste adquirir, por meio dele, o dom de Deus. Não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus.  Arrepende-te, pois, da tua maldade e roga ao Senhor; talvez te seja perdoado o intento do coração...

Se intentarmos para que podemos comprar com prestígio e posição o dom de Deus, estaremos inseridos nesta mesma Palavra. Observemos pois o que temos exercitado.

Valdir Carvalho – Pb AD.Cascavel-Pr, 28.02.13