A INFORMÁTICA BÁSICA

A Brilhante Trajetória da Evolução das Máquinas”

Lucas Alexandre Cembrani

Carlos Wagner

Abstract: The following work will address how the processo of machine evolution occurred from the moment when the need to create machiness to perfon operations until today wor observed, as well as the componentes of the computer, their characteristics and what they serve. It will also be addressid about the Microsoft Office suíte and its main tools and the internet.

Keywords: machines, components, text editor, spreadsheet, visual presentations, computer networks.

Resumo: O trabalho a seguir abordará como ocorreu o processo da evolução das máquinas, desde o momento em que se observou a necessidade de se criar máquinas para realizar determinadas operações até os dias de hoje, como também os componentes do computador, suas características e para que servem, também será abordado sobre o pacote Microsoft Office e suas principais ferramentas.

Palavras-chave: máquinas, componentes, editor de texto, planilha eletrônica, apresentações visuais, redes de computadores

Introdução

No passar dos anos a era da informática vem ficando cada vez mais potente, desde o tempo em que os datilógrafos escreviam suas cartas por meio de suas máquinas de escrever que possuíam uma série de desvantagens perante a sua utilidade, além disso, os homens não estavam mais conseguindo calcular o seu próprio dinheiro com os dedos por conta de cada vez mais possuir investimentos.

E é aí que surge a necessidade de começar a realizar pesquisas para que determinados grandes inventos viessem a serem construídos para que ajudasse nos cálculos que os homens deveriam realizar. A Era da Informação passou por uma série de gerações até chegarmos hoje que estamos podendo exercer funções e navegar na internet por meio de um tablete ou também pelo próprio celular.

Primeiramente falaremos sobre a história da informática, pois qualquer assunto que estudamos tem o seu contexto histórico, seus momentos de luta e seus momentos de glória. Após isso apresentaremos os componentes da arquitetura de um computador, o que são, quais são eles, suas características e para que servem..

Falaremos também sobre o pacote da Microsoft Office, quais são suas principais plataformas e o que podemos realizar nessas ferramentas, quais são os benefícios que os mesmos oferecem e suas características.

E por último falarei sobre a Internet que a cada dia que passa está revolucionando cada vez mais o mundo com suas grandes vantagens e benefícios que vem a oferecer.

História da Informática: Evolução das Máquinas

O desejo de se obter o grande sucesso da ciência da computação teve seu inicio na Idade Moderna por volta de 1642, quando o inventor francês Blaise Pascal (1623-1662) se preocupou em criar ferramentas para realização de cálculos com operações fundamentais, a La Pascaline que foi a primeira calculadora criada até então como também poderiam ser realizadas as operações sem repetição.

Três séculos depois em 1931, vem a surgir o primeiro computador desenvolvido por Vannevar Bush (1890-1974), que era analógico e tinha funções muito restritas pois funcionava por meio de um sistema binário desenvolvido pelo matemático George Boole (1815-1864).

A era da ciência da computação vem passando por uma série de passagem de gerações. A primeira geração (1946-1954) é marcada pelas máquinas que eram movidas a válvulas e o armazenamento era realizado em cartões perfurados, porém as válvulas eram muito fáceis de queimar, temos como exemplo dessa geração o Eniac inventado em 1946 por John Eckest (1919-1995) e John Mauchly (1907-1980).

Por conta dos problemas apresentados nas máquinas inventadas na primeira geração, vem ao ar a segunda geração (1955-1964), nessa era, as válvulas virão a ser substituídas pelos transistores, esses materiais realmente eram bem menores do que os utilizados anteriormente, porém exigiam bem menos tempo de pré-aquecimento, essa geração revolucionou de maneira bem significativa a informática eletrônica.

A terceira geração (1965-1977) é marcada pela utilização de circuitos integrados feitos de silício denominada de microchip que se caracterizava pela junção de uma vasta variedade de transistores. Nessa era o tamanho do material não vinha a interferir, mas sim a potência e o poder que o material vinha a oferecer para que as máquinas obtivessem um grande sucesso perante a sua utilidade. Temos como exemplo disso o IBM’ s System/360 inventado por Gene Andahl (1922-2015).

A quarta geração (1977-1991) é marcada pelo surgimento dos processadores coordenados por uma variedade de sistemas operacionais como o Unix, a Aple e o C++. Nessa época o armazenamento passou a ser bem mais vasto, começou a utilização de discos rígidos nos quais eram os que geravam funcionamento para as máquinas e também foi nessa época que vem a surgir os primeiros teclados e impressoras como também entra no ar a venda de computadores pessoais, ou seja, a partir desse momento cada indivíduo poderá obter sua própria máquina nas suas residências.

A quinta geração (1992- atualidade) está sendo marcada com a grande inteligência das máquinas que vem a possuir processadores com milhares de transistores que possui a capacidade de suportar até 64 bits de armazenamento. Essa geração vem a ser marcada também pela inteligência artificial (robótica) que são construídos e programados uma grande quantidade de robôs que possui uma inteligência espetacular em exercer determinadas tarefas.

Os computadores que vieram a surgir no decorrer do tempo tinham como função facilitar a vida das pessoas que quisessem realizar cálculos de maneira rápida e fácil como também os datilógrafos que escreviam seus documentos em suas máquinas de escrever na qual não eram permitidas correções de erros ortográficos.

Os Componentes do Computador

A arquitetura de uma máquina é dividida em uma variedade de componentes diferentes. Tanto da parte externa do computador que é onde o usuário pode tocar como também a parte interna que é classificada como as partes que geram informações a pessoa que está utilizando um determinado computador.

O hardware é a parte física do computador, é tudo aquilo que eu posso sentir ou tocar, como por exemplo: mouse, teclado e caixa de som. O software é a parte lógica da máquina, é um determinado número de programas, rotinas, plataformas e linguagens que fazem com que um determinado computador funcione de maneira adequada. Tendo como exemplo: calculadora, editor de texto, executor de CD e DVD, entre outros.

Os periféricos que são aparelhos ou placas de expansão que enviam e recebem as informações solicitadas, esses aparelhos dividem-se em periféricos de entrada, periféricos de saída e periféricos de entrada e saída. Os periféricos de entrada são os aparelhos que solicitarão informações para os usuários, como o mouse e o teclado.

O teclado possui a função de informar ao monitor o assunto que um determinado usuário deseja pesquisar fazendo com que sejam digitadas letras, números e sinais de pontuação que farão com que um determinado texto seja escrito. Existem inúmeros modelos de teclados, nos quais se diferem tamanho, modelo e sensação de toque.

As teclas do teclado são divididas em teclas alfanuméricas nos quais se permite a digitação de letras e números, o teclado numérico no qual permite a realização de cálculos, as teclas de funções nas quais cada tecla fará uma determinada alteração no computador, tendo como exemplo: F1 para ajuda (help) e as teclas de movimentação nas quais permitem determinados movimentos numa determinada máquina, tais como: para cima e para baixo, para esquerda e direita.

“ Se você digitar “ r”, o controlador emite imediatamente uma solicitação de interrupção. Mas, se você primeiro pressionar a tecla Shift para digitar “ r “, o controlador vai esperar até que você tenha inserido a combinação completa” (NORTON, 1996i, p. 135)

Segundo o autor, ao ser digitada uma letra através do teclado, ela não irá aparecer automaticamente como se parece, mas sim passará por uma série de etapas. Primeiramente a tecla que veio a ser clicada será transmitida ao CPU por meio de um microchip no qual fará a solicitação de interrupção e após isso o CPU enviará a tarefa para a memória por meio do código ASCII.

O mouse no momento em que um computador vem a ser adquirido, nos últimos tempos não está sendo contido no pacote, porém em determinados microcomputadores ele já vem a ser vendido juntamente com a máquina. Através desse periférico, é possível mover o cursor da máquina conforme a posição em que o mesmo esteja, também é possível clicar e arrastar por meio dessa ferramenta.

Os periféricos de saída são aqueles que enviarão informações aos seus receptores, como o monitor, a impressora, as caixas de som.

O monitor é aquele que transmite a informação para o usuário por meio de imagens e possui uma grande semelhança com televisores, justamente por ser a tela do computador por onde a pessoa que está operando a máquina fará suas respectivas atividades. Primeiramente, as máquinas eram vendidas com monitores monocromáticos e atualmente venham a ser vendidos com tela plana.

A impressora possui a função de imprimir textos, gráficos e tabelas solicitados pelo usuário, existem três tipos de impressoras: As impressoras matriciais que são mais baratas porém ao mesmo tempo são lentas e barulhentas e temos também as impressoras a laser que vem a ser mais cara porém e mais rápida e silenciosa. Algumas dessas características são atribuídas também as impressoras a jato de tinta que criam as imagens diretamente no papel.

“ Assim como as impressoras a laser, as impres soras a jato de tinta são silenciosas e convenientes mas não são particularmente rápidas “. (NORTON, 1996, p. 157).

De acordo com o que foi citado acima, nem todos os tipos de impressoras possuem as mesmas características de outro tipo desse mesmo equipamento, pois poderão possuir pontos positivos ou negativos que dois ou mais formatos de impressoras poderão obter.

A caixa de som tem como função melhorar a reprodução do som para que se possa ouvir com mais facilidade as ondas sonoras que vem de determinados vídeos e músicas que acessamos por serem constituídas de alto falantes.

Os periféricos de entrada e saída são aqueles que obtêm o poder tanto de solicitar como de receber as informações a serem passadas, tais como: monitor touch screen e o gravador de CD e DVD.

O touch screen se trata de um monitor de tela sensível ao toque, pois por meio dessa tecnologia temos o poder de acessar a internet diretamente pelo monitor com a ausência de teclado e também de mouse. O gravador de CD e DVD é uma unidade que têm como função ler, escrever e reescrever dados para CD e DVD.

Os sistemas operacionais são programas ou conjuntos de programas que tem como objetivo gerenciar recursos de um determinado sistema tem como exemplo: Windows, Linux e Android. “ O sistema operacional nada mais é do que um programa mas um programa muito especial, talvez o mais complexo e importante em um computador. O sistema operacional acorda o equipamento e faz com que ele reconheça a CPU a memória, o teclado, o sistema de vídeo e as unidades de disco” (NORTON, 1996, p. 238).

Segundo o pensamento do autor, um sistema operacional se trata de um programa, mas, no entanto um programa extremamente potente, pois tem como função acordar o computador para que sejam gerenciados todos os programas que estão num determinado hardware. Além disso, existem três tipos de sistemas operacionais. Os multitarefas que assumem mais de uma função, os multiusuários que permitem o acesso de vários usuários tendo como exemplo o Unix e os multiprocessadores que são capazes de gerar uma série de CPUs.

As linguagens de programação são métodos padronizados para enviar instruções a um determinado computador, como por exemplo: Java, C++ e C, Portugol Studio, Visualg e Pascal..

A Microsoft Office

A Microsoft Office é uma suíte de aplicação desenvolvida pela Microsoft Corp fundada em 1975 que vem a fundar uma série de softwares que tem como objetivo facilitar nos trabalhos acadêmicos, palestras, documentos, entre outros fatores. Dentre essa variedade de softwares temos como exemplos mais comuns: Word, Excel e Power Point.

A Microsoft Word lançada em 15 de junho de 1983, tem como objetivo principal a elaboração de textos para trabalhos acadêmicos, certificados, declarações, atestados e bilhetes proporcionando uma vasta quantidade de funções como correções de erros ortográficos, régua, fonte e tamanho. Além disso, o usuário poderá também realizar currículos para serem entregues a locais onde são ofertadas vagas de emprego e se pode também elaborar convites de casamento e de aniversário por meio dessa ferramenta.

A Microsoft Excel lançada em 1987 é eficiente para realizações de cálculos por meio de planilhas eletrônicas constituídas por linhas, colunas e células por meio de uma infinidade de operações aritméticas e lógicas. Falando nisso, a partir dessa ferramenta é possível também que o usuário realize tabelas e gráficos para diversas ocasiões, como boletins escolares, despesas a pagar e quantidade de estoques.

A Microsoft Power Point lançada em 1990 é muito bem apreciada e utilizada para aulas, trabalhos acadêmicos, seminários e palestras. Pois essa ferramenta permite que o usuário realize uma apresentação em slides clara e atraente de modo que agrade ao público que irá receber as informações que serão repassadas do palestrante ao ouvinte. Considerando tudo o que foi relatado anteriormente, essa plataforma permite que a pessoa que estiver utilizando insira imagens, vídeos e animações que façam com que a apresentação fique cada vez mais interessante.

A Internet

A internet é definida como a rede internacional de computadores, esse termo possui origem inglesa, inter quer dizer internacional e net vem a significar rede. Essa proposta começou a ser estudada na década de 1960 nos Estados Unidos por conta de interesses militares, pois nessa época vinha a ocorrer a Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética, essa ferramenta tinha o intuito de que os militares pudessem ser informados onde se localizavam os campos de batalha. Primeiramente, essas redes eram determinadas com o nome de ARPA.

A rede de comunicações deveria ser robusta, por forma a que em caso de ataque nuclear, com a consequente destruição maciça de parte da comunicação fluísse sem problemas entre as regiões não afetadas (GOETHAIS, 2000, p. 3).

Primeiramente essas redes eram utilizadas apenas por instituições militares. Porém, no decorrer dos anos veio a ser necessário que essas redes ficassem mais rápidas, fazendo com que aumentasse a sua robustez. E finalmente por volta do ano de 1971 essas redes começaram a progredir.

A ARPA passou a se chamar ARPANET e com isso a cada 30 nós, interligava-se 35 máquinas, a grande era da informação começou a ganhar poder, os anos se passavam e a informática foi evoluindo pouco a pouco. Com isso, as redes passaram a ser descentralizadas e as informações eram passadas através de pacotes.

Porém, essa ferramenta só teve seu surgimento oficial por volta de 1983 quando então era utilizado apenas por militares e acadêmicos agora passou a ser utilizada e usufruída por qualquer indivíduo que quisesse usufruir de seus recursos. Mas foi na década de 1990 que a Internet entrou num grande auge, nessa época essa ferramenta bateu o recorde de milhares de usuários de diversas entidades, tais como: escolas, bancos, empresas e demais locais.

Em 82, os protocolos usados nestas redes foram firmados num standard – o TCP – IP. A internet foi então definida como os conjuntos das redes que utilizavam protocolos TCP – IP (GOETHAIS, 2000, p. 5).

Foi a partir dessa época que cada máquina passou a obter um endereço de memória, ou seja um IP. Que tinha como função identificar a máquina a partir de um código, para que assim, os usuários dos computadores pudessem navegar na internet com a máxima segurança.

Em 1996, nos Estados Unidos, o então presidente Clinton e seu vice, Al Gore, simbolicamente inauguram a ligação de telefones fixos das salas de aula do estado americano da Califórnia com a Internet (ABREU, 2002, p.4).

A era da inserção da Internet no setor educacional entrará em auge na década de 1990, nessa época teve ínicio a compra das máquinas que tinham como intuito proporcionar a facilidade nos estudos através de pesquisas pela Internet.

Esse meio de comunicação está cada vez mais transformando a vida das pessoas, com sua abrangência ímpar e de manuseio fácil e rápido, os usuários vem a possuir a grande possibilidade de se comunicar com pessoas de todos os lados do planeta sem nenhuma exceção através de um protocolo.

Além disso, essa ferramenta é utilizada para uma diversidade de tarefas como localização de lugares e pontos turísticos, comunicação, compras, inscrições para eventos e faculdades, entretenimento e etc.

Considerações Finais

A Informática Básica vem passando por uma série de modificações no decorrer do seu contexto histórico passando pela substituição das máquinas de escrever até a nossa era em que vivemos hoje que é a programação de robôs com uma impressionante inteligência artificial por uma determinada linguagem e também pelo acesso a diferentes recursos da informática através de tablets e do próprio celular.

A arquitetura da máquina possui uma diversidade de componentes com uma determinada função e também de diferentes tipos, como o hardware, software, sistemas operacionais e linguagens de programação.

A Microsoft Office juntamente com as principais ferramentas de seu pacote veio a surgir com o intuito de facilitar a vida das pessoas como na edição de textos, cálculos aritméticos e lógicos e a apresentação de trabalhos acadêmicos.

A Internet possui uma abrangência ímpar relacionando com outros meios de comunicação como o telefone, a televisão e o rádio. Pois essa ferramenta transformou de uma maneira bastante efetiva a vida das pessoas com a infinidade de benefícios que essa ferramenta trouxe para seus usuários.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ABREU, Karen Cristina Kraemer, História e usos da internet, Rio Grande do Sul, 2002

elo.pro.br/repositório/outros/Simone/l_post/dialógica/informaticahtml, visitado em 22/03/2018 ás 18:33.

GOETHAIS, Karen. História da Internet, Porto, 2000.

http://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos, visitado em 24/03/2018 as 15:44.

https://conceitode/microsoftoffice, visitado em 27/03/2018 ás 18:47.

https://www.ciabyte.com.br/faq/oquefazoword.asp, visitado em 27/03/2018 ás 19:16.

https://portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/ainformaticanasociedade/57248, visitado em 25/03/2018.

NORTON, Peter. Introdução a Informática, Pearson, São Paulo, 1996.

www.aprenderexcel.com.br, visitado em 05/04/2018 ás 18:34.

www.twalverc.com/e-fundamental/7-ano/microsoftword, visitado em 28/03/2018 ás 15:03.

www.uffa.br, visitado em 06/04/2018 as 18:43.