A influência da motivação sobre o processo de ensino e aprendizagem na escolaridade básica: Caso dos alunos da 5ª e 6ª classe do Ensino Primário da Escola 1801 do Município de Samba-Cajú, Província do Cuanza-Norte.

 

Rogério Gomes Mucongem,MSt

Colégio do Iºciclo do Ensino Secundário 11de Novembro ,Cuanza-Norte

Aluytagay Gourgel A. Do Gourgel,Lic

Complexo Escolar Santa Maria Goretti,Cuanza-Norte

aluyaguiarg947@gmail.com

 

Resumo

O presente estudo apresenta fundamentos teóricos relacionados  à motivação como factor fundamental para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem : Um caso dos alunos   da 5ª e 6ª classe do ensino primário da escola 1801 do Município de Samba-Cajú,Província do Cuanza-Norte.O mesmo objectiva apresentar estratégias motivacionais em sala de aula, para promover  uma atmosfera de envolvimento mais significativo no processo de aprendizagem dos seus principais autores através do aperfeiçoamanto  das experiências ocorridas em espaço escolar. Nestes termos, o estudo procurou investigar as orientações motivacionais para a aprendizagem, caracterizando as variações de diferentes dimensões: Intenção (motivos pessoais da aprendizagem);Investimento (quantidade de energia normalmente empregue na aprendizagem). Optou-se consequemente   por  um estudo de carácter bibliográfico descritivo  com uma abordagem  qualitativa  efectivada pela aplicação da técnica de inquérito por entrevistas aos professores e aos alunos do ensino primário da rede pública da referida instituição. Os resultados obtidos permitiram inferir que , a motivação dos alunos em classes iniciais ocorre essencialmente  como reflexo de vários factores impusionadores para uma aprendizagem eficaz desde os aspectos intrínsecos enquanto inerentes ao auto-interesse individual pela melhoria e alcance de metas pré-definidas quer de ordem extrínseca,enquanto pressupostos educacionais, utilizados para motivar a aprendizagem aluno ou converter-se  em garantia da sua permanência na escola. Essas estratégias devem levar o professor e o aluno a buscarem, desenvolver a motivação para o domínio no ensino-aprendizagem de conteúdos e assim incentivá-los a valorizar  tais técnicas para a materiazação dos  objectivos educativos  em todos seus designs pedagógicos.

 

Palavras chaves : Motivação,Processo de Ensino-Aprendizagem,Ensino-Primário

 

1.Notas introdutórias 

 

 

O presente estudo faz uma abordagem sobre a relevância da motivação enquanto factor determinante para a emancipação das aprendizagens dos  alunos em classses e inicias:  um caso  dos alunos da 5ª e 6ª classe da escola primária 1801. O  mesmo estudo é motivado pelas constatações frequentes  no quotidiano escolar   especificamente  no  processo ensino-aprendizagem  de situações consubstanciadas pela ausência  de intereses pessoais, metas a atingir com frequências escolar, a falta de orientação e acompanhamento por parte dos responsáveis, problemas emocionais e a falta de motivação, o elevado índice de reprovações  assim como o elevado grau de desistência de alunos .

Desta forma é perceptível que, a ausência  de motivação nos alunos seja apontada entre as principais causas  que afectam severamente o grau de aproveitamento escolar dos mesmos. E tal condição é  agravada pela falta de  orientações pedagógicas  o provando o real desconhecimento por parte de vários agentes sobre a  importância da motivação escolar no desenvolvimento integral do aluno.

 Neste ordem de ideias, emancipando os estudos  aprofundados por Maslow, Pisandelli (2006 citado por Silva,2013) ressalta que “as necessidades  humanas estão  dispostas e organizadas em níveis numa hierarquia de importância  e de influência como: necessidades fisiológicas, de segurança,necessidades sociais, necessidades de auto-estima, necessidades de auto-realização”. Todas elas ocupam uma grande relevância  para o indivíduo.

Fruto  das nossas experiências  obtidas  em sala de aula   e pelo contacto    em campo de estudo com os alunos seleccionados   levam-nos a considerar que, um dos maiores  desafios  impostos  a desmotivação  dos alunos encontra – se  na falta de interesse pessoais associados ao desconhecimento dos propósitos da educação escolar em sua vida. Este factores  tornam o processo de ensino e aprendizagem uma das grandes e mais complexas exigências por parte dos professores  que requerendo a participação de todos os agentes das demais esferas da sociedade  desde a participação infalível da família, igreja, associações formativas, orientadoras e vocacionadas à educação assistemática (Piletti,2003).

Considerar que entre os factores que inviabilizam  uma aprendizagem eficiente estaria  o presente desconhecimento por parte dos professores   sobre as caracteristicas dos alunos contemporâneos visto que, muitos destes são nascidos em uma era de grandes transformações tecnológicas em que surgem cada vez mais novas formas de interagir e comunicar, diante das quais a evolução das competências do professore deve ser uma questão prioritárioa visando a sua qualificação profissional para melhor atender as necessidades dos novos alunos . É primordial também não se  descurar a  influência dos  recuros digitais em sala de aula que  podem  servir como instrumentos  fundamentais na  construção de  ambientes  para a maior paticipação e o fortalecimento das relações entre professor -aluno e aluno- aluno (Manfredini,2014).

Assim sendo, dada a característica económica  e social de muitas famílias  e escolas em zonas rurais,verifica-se acentuadas  dificuldades financeiras, diversos casos de desistências dos alunos, em  participação de trabalhos frequentes da escola, barreiras relacionadas as distâncias a percorrer das sua comunidades até à escola ,  o excesso de reprovações, as ausências  de recursos de ensino em sala de aula ,a falta de acompahamento dos pais e encarregados de educação .

Partindo do pressuposto que, o sucesso  nos resultados do processo de aprendizagem estão subordinados aos interesses dos aprendentes em   estar envoldido no acto de aprender  para participar da obtenção dos resultados pré-estabelecidos,  embora as observações   efectuadas  demonstrem  as frenquentes circunstâncias em que  tal interesse  se torna um acto remoto  ocorrido pelo  sentido de medo à punições dos encarregado de educação que em diversas circunstâncias se negam a prestar  maior atenção ao aprendizado dos seus educandos excepto obrigá-los à ir para a escola. 

À esta concepção Libâneo (2006) assevera que “ no processo de ensino estabelecemos objectivos, conteúdos, métodos mas a assimilação deles é resultado da actividade mental dos alunos. Conhecimentos ,habilidades, atitudes,modos de agir não coisas físicas que podem ser transferidas da cabeça do professor para a cabeça do aluno”(2006. p.76-77).

 

A motivação por parte dos professores e alunos tem sido considerada com um  aspecto bastante explorado actualmente considerando que sem a mesma  muito improvavelmente ter-se-a um ensino de qualidade e muito menos uma aprendizagem sólida e signficativa para os educandos. Nesta concepção,  é possível verificar que a motivação enquanto aspecto impulsinador das atitudes, conta essencialmente com as    vias de manifestação dependente de factores  interpessoais e sociais que se  geram  desde tenra idade até a vida adulta  podem concorre para o desenvolvimento  do potencial do indivíduo (Vygotsky,1998).

Em reflexo da observação das mudança físicas, emocionais e intelectuais com grande incidência de problemas nas relações interpessoais, sobretudo na escola surge a  seguinte indagação: Como motivar os alunos para que tenham um envolvimento maior no contexto da aprendizagem, minimizando os comportamentos inadequados, e dessa forma qualificar sua aprendizagem e explorar seu potencial cognitivo?

 Para que o professor desempenhe com excelência a prática docente ele também deve estar motivado e  qualificado, para actuar sempre construindo e reconstruindo novas competências, mobilizando desta forma seus saberes para garantir o envolvimento no processo ensino-aprendizagem, ampliando a docência com qualidade e significância ao contexto vivenciado.

 

Deste forma, considera-se fundamental a necessidade de uma reação urgente   que possa imergir da capacidade da construção de estratégias pedagógicas que venham a reverter estes obstáculos identificados, que deste cedo são apontadas entre as principais  causas da desistência  de muitos alunos  do espaço escolar .  É crucial  ter-se em conta que o conhecimento  é construido com base  nas interacções entre o sujeito-objecto pois este processo permite-lhe raciocinar activamente e descobrir  e identificar aspectos que sejam primordias a sua estrutura cognitiva(Piaget, 1973 citado por sobral, 2010)

Para este desiderato, conta-se com o contributo de várias teorias  que  possibilitar-nos-ão  a comprender   profundamente  os factores envolvidos  na desmotivação de vários alunos bem como  a apresentação de linhas  directrizes para minimizar-se os  impactos desta crise ocorridas desde as classe iniciais com a finalidade de prepará-los integralmente  para   aos desafios desde as  classes iniciais às subsequentes.

 

2. Concepções sobre a motivação na aprendizagem 

 

Vários são o estudos que se debruçaram  sobre a motivação nas aprendizagens que  se constituem actualmente como os principais acervos de leitura para  prestar sustentação à descrição deste fenónemo que  nos últimos anos vêm se dessiminando com maior incidência desde as  classes inicias até   aos níveis de maior complexidade escolar . Assim sendo,  é possível captar  múltiplas  visões geradas pelo contributo de diferentes teóricos sobre este objecto de estudo .

Para Siqueira & Wechsler (2006)  este termo deriva-se  do verbo latim movere, proporcionando a ideia  de movimento, dinamismo, atitude. Logo é possível que o individuo motivado embora  isolado de mensuração  de grau por  razões profundas, complexas e subjectivas apresentará normalmente características de uma elavada disposição , inércia, vontade e bem-estar pessoal para realizar uma determminada  acção.

 

A motivação consiste em  conceder para alguém estímulos , incentivos  ou ditos elementos impusinadores que venha a  contribuir para o desenvolvimentos de sua aprendizagem  e  ajudar na sua  constâncias pelo acto de curiosidade em aprender . atendendo que em todas as situações  em que o haja o  um aprendente o seu progresso dependerá fundamentalmente  de uma orientação adequada, optismista e geradora mudanças  trarão  satisfação aos desejos dos intervenientes na actvidade  pedagógica (Piletti,2003).

 

Neste conformidade  observa-se que a motivação é  caracterizada por uma forte vontade em realizar uma determinado comportamento que será últil ou gerador de resultados compensatório  ao seu sujeito  que se orienta para a concretização de um determinado objectivo ou propósito. Entretanto esta deve ocorrrer primeiramente como factor interno que  possa gerar  reflexo dos interesse pessoais  que se manifestam em atitudes  características para  o alcançe  de fins que concorram à satisfacão dos objectivos preconizados nos indivíduo (Barrera, 2010).

 

Entretanto,a motivação é fundamental para o desenvolvimentos de uma aprendizagem satisfatória ao estudante numa  condição em que este seja  capaz de participar activamente da sua progressão  orientada pelo  ensino otimizador do docente enquanto responsável pela asseguraridade da adptação dos alunos em processo de aprendizagem temporária  até à uma assimilação integral conteúdos principalmente a  sua elevação à capacidade de transformação do conhecimento (Stoltz,2011)

 

 

 

 3. O papel dos professor como incentivador do processo de aprendizagem

 

 O professor é enquanto guia das aprendizagens do aluno, dado o sua constante interação  no processo de  direcção das aprendizagens e asseguramento da sua compreensão integral dos conteúdos  desde o mais simples ao mais mais  complexos. Nesta ordem, é fundamental considerar-se os aspectos psicológicos do aprendente   como factores  que determinaram em grande medida as aprendizagen significativas duradoras  articuladas na relação entre a teoria e a prática .

 

Para fundamentar  sobre as principais  caractristiscas do professor em enqanto instigador do dessnvolvimento das aprendizagens dos alunos  recorremos aos modelos apresentados  por Piletti (2003)  que apresenta  as diferentar formas  de comunicar e  ensinar  baseado nos Estudos feito pela Universidade de  Califórnia  nos Estados Unidos. Em conformidade os resultados  são apresentados os seguintes modelos de professores  :

 

3.1.O professor instrutor 

  • Aquele  que estimula nos  alunos capacidade de emitir respostas mecanizadas e imediatas  sem a exigência de raciocinio imediato;
  • Incentiva os alunos  a recitar definições, repetir processos  e  memorizar processos   a partir  exposição ou de um texto   apresentado;
  • Geralmente não concede espaços para interação assumindo traços de arbitraridade e pouco diálogo com o aprendiz.

           3.2. O professor  concentrado no conteúdo 

  • Demonstra maior preocupação em  cumprir sistematicamente com a grelha programática estipulada;
  • Não concebe a validade do processo de ensinar e aprendizer com elemento contribuinte para melhoria na construção de conhecimento conjuntural ,
  • Valoriza o alunos que dominam totalmente a matéria  apresentada nas aulas ou nos textos  recomendados .
    1. . O professor que se concentra no intelecto do aluno 
  • Tem maior preocupação com desenvolvimento de habilidade  do raciocínio intelectual do aluno;
  • Utiliza a análise e a resolução de problemas  como o principal  método de ensino;
  • Dá mais importância  ao intelecto que as atitudes  e  as emoções  do aluno .

3. 4 .O professor centrado na pessoa total

 

Considera o desenvolvimento da aprendizagem como factor  dependente de diversos factores e não apenas  como resulrado da evolução intelectual .Trata o aluno como pessoa integral, pois acredita  destacando o aspecto intelectual  em detrimento dos demais,  pois sabe que o crescimento do aluno na direcção do aprendizado  fica seriamente comprometido.

Diante dos modelos apresentados é importante considerar que não existe um modelo perfecionista   cuja as caractrististas venha a produzir resultados completamente inquestionáveis na direção das aprendizagens dos alunos antes  é  válido  ter -se em  harmonia  todos aos apectos que venham  cooperar para uma aprendizagem prazeroza  capaz de desenvolver  competencias  integrais ao aluno.  Neste sentido importa  preocupar -se com a formação da personalidade desenvolvendo-os em todos aspectos  que possam considerar  uteis para a sua vida  em sociedade

Para Miranda e Echevarría (2017)  a aprendizagem não se dever conceber como processo robótico em que oa alunos estejam sujeitos a repetir as  informaçãoes , processos mecânicos que chegam as ser  improdutivos e desprazerosos . Antes a alteração deste modelo  deverá centrar-se numa prática  de actividades múltiplas  em que um alunos atuem conscientemente das suas  possibilidade em alterar, participar reflextir  sobre as  sobre os conteudos dispostos.  E nisto  é observável  a evolução  de sua aprendizagem como resultado   da integração tripartida entre o cognitivo, afectivo e o psicomotor .

 

 Nesta perspectiva é  indiscutivel a aceitação  sobre o facto de que, motivar  implica despertar e  mantér os interesses do aluno para aprender. A motivação envolve, portanto o estabelecimento de um relacionamento mais intenso entre o professor  e o alunos (Gil,2005,p. 62). Logo, conbe-se em abordagens  teóricas basedas na  experiencias  de diversos  autores referidos que se cruzam na consideração da motivação  como aspecto que colabora fundmentalmente  para  a melhoria das aprendizagens  do aluno influindo profundamente na obtenção da auto-confiança para a execução de tarefas orientadas pelo professor .

Em termos da  melhoria da grau de motivação dos alunos, é importante que este assegure uma relação baseada no respeito, na cordialidade e na amizade bilateral  assegurando   activamente a predisposição dos alunos em aprender, descobrir, emitir e expôr as a suas dificuldades  sem receios. Estes factores   concorrem  para   uma comunicação mais assertiva, uma relação mais forte em que o alunos não esteja impossiblitado de  partilhar o seu pensamento  e o professor seja um agente capaz de conduzir as prendizagens   sem julgamentos.

Nas concepções  de Morin (2003) salienta sobre  :

 

(...) O significado de “uma cabeça bem cheia” é óbvio: é uma cabeça onde o saber é acumulado, empilhado, e não dispõe de um princípio de seleção e organização que lhe dê sentido. “Uma cabeça bem-feita” significa que, em vez de acumular o saber, é mais importante dispor ao mesmo tempo de:

 – uma aptidão geral para colocar e tratar os problemas;

– princípios organizadores que permitam ligar os saberes e lhes dar sentido. (pp.17)

 

Diante deste processo, é válido salientar  a sobre a a necessidade do professor desconstruir uma prática de ensino dogmático que não favoreça as aprendizagens siginficativas do alunos  sendo este factores decorrentes de métodos baseados na memorização, repetição decorativa de processo que tornam o aluno num indivíduo repetidor de processos,solucionador de problemas não em um sujeito transformador de contexto. Por esta razão, é  preponderante que o professore seja capaz de criar  situações em que o aluno possam desenvolver habilidades  por meio de uma prática  compensatória utilitária  para a sua vida cotidiana .

Entretanto,  além do professor  conhecer  as técnicas e a metodologias para  ensinar os seus alunos é necessário que antes esteja motivado  para ensinar. Sem esta (pré)disposição para actuar dificilmente poderá conduzí-los a  obterem bons resultados  nos conteúdos trabalhados. É  também primordial que considere também aos vários factores associados à aprendizagem do alunos (biológicos, psicológicos, sócio-económicos,antropológicos, económicos) aspectos estes úteis à compreensão das diferentes  caracteristicas dos alunos  e a  possiblidade  de se mobilizar  soluções  para a superação de suas dificuldades motivacionais e assim como poderão impactar sobre os incentivos e  curiosidades no acto do aprender  a aprender (Piletti,2003) .

 

 

 

4. Perspectivas motivadoras : Motivação intrínsica e a motivação extrínsica na aprendizagem escolar 

 

Entre os diversos factores que concorrer para uma aprendizagem motivada   destaca-se os  aspectos  fundamentados  por dversos estudiosos  que abordam  em seus teses  sobre aos spectos intrínsecos e extrínsecos como elementos que concorrem para   desenvolvimentos de actividades que  venha a conduzir o ser humano a  saciar as sua necessidades individuais.

Estes expressões encontram grande relevância dos estudos da na área da psicologia contando inicialmente com   contribuição de vários estudiosos  entre os período de finais de XIX ao princípio de século XX com pesquisadores Sir Francis Galton, James Mckeen Cattell e Alfred Binet ,Henri, Theodore Simon  que inauguravam as primeiras instituiçoes esclores sobre estudos neste  ramo .

Fruto de várias investigação e os  resultados que influências o reconhecimentos deste campo do conhemcimentos, levaram  a classificação  de vários factores  causadores a dificuldades de aprendizagem . E estes factores foram modificando-se a medida em que a sociedade foi registrando mudanças  associadas ao surgimento de novas características e  estes  distanciaram-se nitidamante das concpeçoes teóricas  inicias .

 Fontes (2006) aludindo Binet,  citado por Grassi (2009)  sobre este aspecto fundamenta que o teórico  os classificou pela primeira vez  designando – que  anteriormente os  extrínsecos estariam relacionados à origem familiar camponesa. A origem estrangeira e ao ingresso tardio na escola. Os intrínsecos diziam respeito à respeito a lentidão do espírito, defeitos de inteligência ,carácter bizarro e irritadiço.

No entando, fruto do desenvolvimento das investigações de outros teóricos este conceito foi adquirindo novas classificações, passando  tempo mais tarde a ser considerado portanto os factores extrínsecos associados  ao meio meio familia  e a cultura em que um determinado sujeito tivesse sido aculturado e os intrínsecos, às características do sujeito- comportamento,personalidade e inteligência relactivos ao seu factor biológico (2009,p.21).

Nesta ordem de ideais percebe-se que, a  motivação intrínseca  é um factor inerente as condiçoes inatas  de um sujeito  levando-o a asssumir determinados comportamentos naturais de sua personalidade , envolvendo interesses individuais ao exercer  as suas  própria capacidade  na busca do alcance da superação dos desafios (Guimarães,2001)

Deste modo,   entende-se que tal aspecto está subjacente às faculdades internas de cada  individuo não necessitando de factores externos para se incentivar a exercer uma determinada responsabilidade pelo que assume comportamentos típicos de sua identidade pessoal esta que se configuram indepenentes dos inputs externo ou seja, o indivíduo motivado intrinsecamente não dependerá dos condiçoes sócio-culturas para praticar ou assumir determinados comportamentos  pois a sua fonte  criadora de impulsos será profundamente  pessoal .

Em outra perspectiva se apresenta a motivação extrínseca que  concorre  com aspecto é associada as condições do meio sócio cultural em que o índividuo esteja inserido. Neste sentido vale considerar que a motivação extrínseca estará normalmente subordinada    às condições propostas pelo meio que concederão estímulos compensatório para que o indivíduo adopte um determinado comportamento. Logo é sempre um factor em que o sujeito actue consciente de sua recompensa não por uma predisposição (Ruiz,2004).

Assim sendo , estar extrinsecamente motivado refere-se ao desenpenho de uma dterminada actividade de modo a obter recompensas através das mesmas, tal como, obter aprovação, obter maior  viés no statu  quo social , bons resultados e outro benefícios caracterizam os factores externos (Decy & Ryan,1985 citados por Azevedo, 2014).

 

Entretanto,existem várias estratégias em que se deve ter em conta para  motivar os seus alunos a aprendizagem  sendo aspectos deteminantes para  melhoria do desenpenho do alunos embora  deficilmente estas se consolidem em melhores resultados sem que estejam conjugadas à motivação intrinsica do sujeito.

Segundo (Skinner,1971  citado pelo mesmo autor,2014) à  luz da sua visão sobre o comportamentalismos este teórico propôe que ;

 

Na sala de aula,o professor poderá estimular comportamentos desejáveis e desencorajar comportamentos indesejáveis.Assim, este poderá reforçar positivamente os alunos através de prémios ou elogios quando um trabalho é realizado com sucesso, motivando-os para um elevado desempenho escolar (pp.26).

 

Entretando, com base os estudos apresentados com vários teóricos é possível  considerar a motivação quer intrínseca ou extrinseca com factores preponderantes  para  demonstração de comportamentos  aceitáveis ou satisfatórios    concendendo a oportuna condição para que  cada educando  desenvolva a competências por meios de estímulos e concedidos pelo professor  pelos demais agentes de educação ,estes que poderão  promover diversas situações que favoreçam uma  aprendizagem  efeciente  e significativa para vida dos seus educandos.

 

5-   Algumas acções para o desenvolvimento da motivação : O uso de reconpensas

 

A aprendizagem  por  recompensas foi durante muito tempo  o centro da determinação de uma apropriação segura dos conteúdos no meio escolar pois enfatizava uma aprendizagem conteudista e baseda  na  assimilação de conteúdos  através de  propostas  que instigavam o aluno a assumir  esforços profundos para assimilar uma matéria . Destaca a teoria comportamentalista que  o ser humano  tende a demonstrar comportamentos favoráveis quando está colocado sobre  condições punitivas, dolorosas, ameaças e pressões. Neste sentido, as teorias baseavam-se em dois aspectos básicos entre estes  classificam-se: a aprendizagem, através do condicinamento clássico e a aprendizagem  por condicionamento operante (Elencar, 1993 citado  Silva,2013)

A teoria sobre o condicionamnto clássico pode ser facilmente explicada  através dos estudos desenvovidos pelo Fisioligista Russo Ivan Pavlov (1840-1926) que durante as suas experiências descobriu acidentalmente que os cães em seu e laboratório tinham  aprendido a reagir facilmente  ao som da campanhia à hora da alimentação . Deste modo,pode perceber-se que os estímulos concedidos  resultavam em comportamentos repetidos  e assim esta teoria passava a ganhar maior  força  com as fundamentações e a necessidade de impulso  para  que os seres os humanos também apresentassem determinados comportamentos.

Assim sendo, o ser humano tende transformar  as suas atitude em  resutado dos estímulos concedidos muitas vezes pelo exterior.

Em perspectiva a teoria baseada no condicionamento operante  foi durante muito tempo  considerada   como a melhor maneira de aprender  atribuindo méritos aos estudos desenvovidos pelo  psicólogo norte americano B.Skinner ( 1990-1994) que pela primeira vez desenvolveu um estudo beseado na modalidade de  perguntas e respostas  que eram  atribuídas aos alunos  em folhas   contendo as respostas certas destacadas. Este sistema   de ensino,  foi fortemente dessiminado, por muitos países europeus  emancipando a  comprensão de conteúdos com reflexo de recitação da matéria  pelos alunos contando que estes deveriam reproduzir integralmente as informações memorizadas. Este exercício  visava assegurar o facto de  que por algum tempo  a mente  gravasse as respostas   reforçadas periodicamente .

 

Embora esta teoria tivesse se expandido ao longo de muitos anos,vários estudos  posteriores desenvolveram  fortes críticas contra este modelo de aprendizagem, denotando que a  teoria  do condicionamento clássico  aprensentava seus limites  na medida em que torna a aprendizagem um acto de mecanizado e desprovido  de interesses  honestos por parte dos aprendentes anulando assim a possibilidade deste ser  autónomo na produção do seus próprio conhecimentos mais a adoptem comportamentos   bastante previsíveis.

A concepção de  um  condicionamentos operante desenvolvido por  Skinner , basea-se, fortemente na adopção de um  comportamento repetido em função de reforços  que a apelam a memorização  cuja o tempo de  consistência permanecia desconhecido e com  compreensões ambíguas. Não obstante estas reações como recurso aos reforços postivos,   aumentam a atenção do professor que podia também ser negativos  e utlizando como mecanismo  de repúdio, punição   ao aprendente .Este  factor   coloca também o aluno diante de   sentimentos de elevada complexidade atitudes naturais perante a sua aprendizagem  por receio a   penalização dos atos .

Em suma quer  o condicionamento  clássico  quer o operante  não devem porcessar-se de forma isolada antes simultaneamente. São considerados  importantes para a comprensão dos diferentes  paradígmas de ensino  adoptados  para  o estudante mas as suas abordagens  encontram  cada vez menos  menos validade  perante  aos recentes  estudos sobre funcionamento do cérebro defendidos por  Jean Piaget sobre apresentado novas  concepções sobre o desenvovimentos cognitivo e novos factores  que determinam a  aprendizagem.

 

 

 

 

 

6. Metodologia 

 

Em conformidade as  características  do presente estudo optou-se por uma pesquisa descritiva e bibliográfica com uma abordagem qualitativa com a finalidade de  estudar  a influência da motivação intrinseca e extrínsica  no processo de ensino e aprendizagem com base em vários estudos teóricos conceituados

Segundo Kauark, Manhãs & Madeiros (2010) consideram que;

 

Nesta abordagem  há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito isto é  uma vínculo indissociável entre o mundo objectivo e a subjectividade do sujeito que não pode ser traduzido em números . A interpretação dos fenómenos e  a atribuição dos significados são básicas no processo  de pesquisa qualitativa. Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte  direta de colecta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave  (pp.26-27)

 

Nesta sentido, utilizou-se diversas fontes bibliográficas fundamentadas por teóricos conceituados universalmente  para desenvolver a presente investigação  sem recorrência ao campo de estudo . Sendo que ,  a pesquisa realizada está marcada por várias características  reflexivas e particulares  dos seus autores .

O acervo bibliográfico foi útil na busca de um saber intelectual,metódico e documental sobre todos os fundamentos  descrito por outros autores, que de algum modo, notabilizaram-se na ciência, pelo interesse demostrado em querer fazer pesquisa no campo da Pedagogia e Didáctica os quais se constituem profundamente válidos para o objecto temático desta investigação (Zassala,2017)

Quanto aos métodos, foram usados a análise, síntese, dedução, indução e a revisão bibliográfica. Entre as técnicas de recolha de dados foram aplicadas a observação e a entrevista.

 

7. Resultados e Discussão

 

Considerando os dados recolhidos das entrevistas dirigidas aos professores e aos alunos permitiu-nos estruturar  e apresentar sistematicamente os resultados obtidos  buscando confrontá-los  com os principais referências teóricas inerentes ao tema em estudo. Tais dados permitir a criação de categorias de análise, a saber: 1) Em relação às concepções sobre a motivação; 2)   Em relação ao papel do professor e do aluno no processo de ensino-aprendizagem); 3) Em relação as estratégias de aprendizagem face a desmotivação. Neste termos, foi possivel  compreender integralmente o grau de conhecimentos dos professores relactivamente a motivação na aprendizagens , conhecer sua experiências adoptadas para motivar os alunos  com base as relações obtidas em ambiente escolar .Tais aspectos foram objecto de análise descritos nesta sessão  e confrontadas com os fundamentos teóricos de diversos autores . E para a garantia do anonimato suas verdadeiras identidades foram  omitidas passando  ser substituidas por letras .

Em relação às concepções sobre o papel da motivação nas aprendizagens

 

Os professores entrevistados apresentam um conhecimento sobre o potencial significativo da motivação para as aprendizagens em sala de aula de aula demonstrando  de  certo modo a compreensão da sua utilidade como aspecto impulsionador das aprendizagens dos alunos . Embora, demonstrassem o seu igualmente o seu estado de indignação com relação as condições  profissionais  em que desepenham funções o que este  factor que  influencia  profundamente  o estado psicólogico dos  professores afectados pelas péssimas condições de laborais e  a acrescida pela situação de baixos salários como  aspectos que  afectam directamente a sua  criatividade e sentido de responsabilidade profissional  na actuação docente e na busca da motivação dos seus alunos . Conforme  referem os entrevistados  descritos pela  tabela  abaixo:

Tabela nº 1- Em relação às concepções sobre o papel da motivação nas aprendizagens)

-Qual é o conceito de motivação das aprendizagens (escolar).

 

Professor

                           Possibilidades

P1

a)-R:  A motivação  é um aspecto preponderante para o processo de ensino e aprendizagem visto que  alunos desmotivados dificilmente atingem resultados satisfatórios na sua aprendizaem . Todavia não apenas o aluno deve estar motivado mas també professor para que  possa desenpeenhar as sua funçoes com mais eficiência embora o nosso serviço constamente banalizado pelo nosso Executivo.

 

b)- R : c)- R.:

P2

a)-R:  A motivação refere-se a capacidade de bem -estar individual (físico, psicológico e espirtual) para  relialização de qualquer tarefa . Na sala de aula ela vai contribuir  que os alunos sejma mais activos e interessados

 

P3

  1. A motivação é uma termpo  com diversa conotações  sendo que refere-se principalmente ao conjunto de razões subjectivas  que determinam  atittudes assumidas por um indivíduo. Ela é importante  durante o processo eductivo por que permite  aos lunos  aprsentarem mais dispontos e para adquirir conhecimentos .Mas é necessário que antes do aluno  seja professore a estar motivado  exercer as sua acções docentes porque sem motivação o professore será in cpaz de conduzir os alunos atingiremo resultados preconizados .
 

Fonte: autoria própria

 

Nas respostas  apresentadas pelos nossos entrevistados é possivel   perceber  que os mesmos demonstram certo conhecimento sobre a motivação na aprendizagem  em que se destaca a sua atribuição  como característica ou condição humana que permite  a realização de vários fins pessoais em reflexo do bem-estar interior. Nesta prespectiva  entende-se que  a motivação está  geralmente asssociada  à condição que move os  individuos para a satisfação das suas necesidades materiais,  sendo esta  uma condição  que determina geralmente a disposição  psicológica    e a garantia satisfação pessoal .

À  esta concepção Piletti (2003) acrescenta que;

 

 “ A motivação da aprendizagem se traduz nas seguintes leis :

  1. Sem a motivação não há  aprendizagem .
  2. Os motivos geral novos motivos .
  3. O êxito na  aprendizagem reforça a motivação.
  4. A motivação é condição necessária,porém ,não sufiente” (pp.33)

 

 Em conformidade  as fundamentações supracitadas  é possível inferir que, a motivação  é  considerada uma condição sine qua noon   para que ocorra aprendizagem eficaz  sabendo que  a sua presença contribui para reforçar  a disposição do aprendente que deverá estar em permanente interesse face aos resultados obtidos . outrossim  temos em consideração   que a aprendizagem só ocorre diante de situações em que há interesse  bilaterais e nisto ressalta-se  a importância de velar pelas condições que influenciam a motivação dos professores  estando associadas à melhoria das  políticas educativas para o sector e melhorias das situções financeiras , dos recursos infraestruturais  bem como incentivos  ao desenpenho profissionais por prémios que são encarados pelos professores como os aspecto que podem reforçar  signifativamente o seu compromisso para com as actividades docentes.

 

Tabela nº 2-Em relação ao papel do professor e do aluno no processo de ensino-aprendizagem

 

-Qual é a influência do professor em relação à meta de realização do seu trabalho em sala de aula com o aluno?

Nesta categoria buscou-se  conhecer as expectativas dos professores em relação ao seu desenpenho profissional e na relação com o alunos  com a finalidade de compreender  as suas  principais expectativas diante das relações em ambiente escolar. Em que considera-se o papel do professor enquanto mediador das aprendizagens dos alunos   sabendo   que este encontra-se em permanente contacto com o aluno é  racional  considerar  que diante das suas acções didácticas este preocupe-se em alcançar resultados que estarão subarternizados às disposições  dos seus aprendentes .

- De que formas a motivação professor infuencia a motivação das aprndizagen dos alunos ?

 

Professor

                           Possibilidades

P1

a)-R:   Como professor que sou   procuro desempenhar as minhas funções com zelo e dedicação  a melhoria das aprendizagens dos alunos buscando incentivar   através de elogios , aconselhamentos sobre  em torno dos benefícios da  escolarização .  Embora nem todos os alunos sejam flexiveis e aberto tento sempre possivel conhecer  as sua reias dicficuldades p para guiar e encontramos soluçoes

,

P2

a)-R: primiramente ,  baseia as minhas  relaçoes  construin do amizades  com aoa launos abrindo espaços para que os alunos maninfetsem a sua criatividades  buscando dialogar   frequetemente  com mesmos para   ajudar a sua autonimia   incentivando   a relação  não entre o professor e alunos  mais entre alunos  para  inibir complexos. 

P3

a) Considero que   o meu desenpenho poderá  influenciar nos melhor desenpenho  dos alunos  visto que , a arrogancia é atrves de   de condiçoes  materais  que salarias e na materilização das políticas  que  se torna possivel  o maios afinco com as responsabildades laboais .  Assim  peercebo que as acções  motivacinaois  ajudam na  estabidadde emocional por isto  procuro estar em permantes interacção  com os mesmos

 

Fonte: autoria própria

 

Em conformidade as respostas apresentadas pelos professor, foi possivel    denotar  a apresentação de sua aexpectativas  em relação  ao desepenho de sua funções  profissionais em  afirmam obter expectaivas otimista em relação oa desepenho que suas funções embor muitas sejam  frequetemente  condicionadas pelas condiçoes de trabalho. Nesta  perspectivas,  observa-se a  que maior parte  associa-se ao  estado motivacional às estabilidades materiais  e outras   propostas laborais que garantam reconhecimento e melhorias da suas necesssidades básicas. 

Na obstante os professores  partiham também diversas experiências   ocorridas na  sua interação com oS alunos em que atribuem   a motivação  como factor reforço pelo diálogo  permanente  conforte o  P2  afirma que “baseio as minhas  relações  construindo amizades  com os launos abrindo espaços para que os mesmos manifestem a sua criatividade procurando dialogar   frequetemente  com mesmos para   favorecere a sua autonimia   incentivando   a relação  não entre o professor e aluno”. Neste sentido , podemos  observar  queos  professorres   busacam cultivar  relações através e de  diálogos frequentes, comunicação, elogios e  pequenas reconpensas  como  meios de fortalecimentos a das relações  com os seus educandos .

 

Tabela nº3 -Em relação as estratégias de aprendizagem face a desmotivação dos educandos

1-Quais conhecimentos o professor deveria mobilizar ,  para motivar os seus alunos a aprenderem ?

2 -Quais são as  estratégias  adoptadas por si para  promover a  aprendizagem dos seus alunos em espaço escolar ?

Considerando que  o processo cognitivo requer  estratégias pedagógicas,  nesta categoria buscou-colher as  principais  experiência  teórico - práticas dos professores   inerentes  a competência  necessária  para que os mesmos possam motivar os seus alunos  obterem progressos em suas aprendizagens.  Consequentemente  procurou-se compreender as particularidades  de cada uma  com intuito de aferir  as suas valências e limitações.

 

Professor

                           Possibilidades

P1

a)-R:   motivo os meus alunos em todas os momentos.  Geralmente, por se tratarem de alunos mais novos tenho procurado ser mais  paciente  visto que muitos não são devidamente acopanhado pelos seu familiares (pai, mãe). Procuro,  ilucidar sobre a vantages de se formarem para se tornarem  modelos na sociedade. E  tenho provendo situações  de  incetivo a curosidade  por meio de brincairas ..

,

P2

a)-R:  Considero essencial a participação do professor com agente de formação  da personlidades integral ds aluno e  deste forma vou em cada uma das nossas actividades  me esforlçando em conhecer  as  principais dificuldades dos alunos  quer  na escola quer e seus vida quotidiana  tentando  estimular  auto-superação, interesse pelos estudos basicamente pelos diálo e  algumas vezes  oferendo prémios ao alunos mais destacados 

P3

a) durante as minhas as minhas aulas  busco sempre que posso  promover debates tranversais as disciplinas , formar grupos de trabalhos que que aos alnos se apoem uns aous outros . sempre que oreinto uma cópia procuro ou outra tarefa  dou a possibildades dos alunos decidirem até aonde terminar para não perderem o interesse pelas memmsa. .além disto procuro mantér o contacto dos encrareegdos para pontualixar os progressos de filhos ou edud«candos.  Icentivo a criatividade dos alunos através de decisões tomadas democraticamnte embora as complexas situações  na obediencias

 

Fonte: Autoria própria

 

Em suas  resposta os professores relatam  a respeito das  diversas experiências obtidas sobre as interações com os alunos em sala de aula e  fora dela.  . Outro aspecto ressaltado  pelos entrevistados  tem que ver com o facto dos mesmos enfrentarem os desafios  inerentes à ausência dos pais no acompanhamento  escolar  dos seus filhos relegando esta tarefa para a  figura do professor.

 Coforme  salienta o P1 denunciando que ” muitos  alunos não são devidamente acompanhado pelos seu familiares (pai, mãe, irmãos )” .

Neste sentido, verifica-se  que ainda existe  uma enorme roptura entre a comunidade e  a escola desafio este que acentua-se em regiões rurais onde   muitas culturas  resistem   a importância  da alfabetização dos seus educandos se não por diversas campanhas de sensibilialização. Estes fénómenos associados a baixa escolaridade de muitas famílias que  consideram o professor  como o responsável absoluto na educação  escolar dos educandos.

Tais  desafios  são menores em zonas peri-urbanans  onde  observa-se que no seio dos encarregados maior preocupação com a educação dos  seus filhos  . 

Por conseguinte é possivel observar a diversidade de experiências teóricas aplicadas pelos  nossos entrevistados em sala de aula   que  além dos diálogo, afirmam reforçar incentivos à obediência  através  de recompensas, trabalhos em grupo, estímulos à criatividade e  a prática de algumas brincadeiras motivacionais em sala de aula .

 

Da parte dos alunos, foi possível  inferir  que estes se apresentam mais motivados  durante situações  em que  sejam  aprovados e apoiados em determinadas tarefas escolares  e em casa .

Os mesmos apresentam preferências bastantes diversificadas  desde as disciplinas  de Ciências  da Natureza, Matemática e  Língua Portuguesa. Estas disciplinas que são consideradas  chaves  em muitas aulas administradas pelos professores .

 

Os mesmos ainda afirmam estarem mais interessados a  participar das aulas sempre que estas decorressem  na base uma recompensa material   apresentada pelo professor bem como as situações em que  se envolvia brincadeiras durante as aulas.

 Os elogios do professor, dos pais e encarregados também são apontados  como factores impulsionadores para o interesse pelos estudos  servindo como aspectos primordiais  para  a frequências  as aula  e  a maior disciplina no cumprimento das orientações  positivas .

Questionados sobre o que gostavam de ser  futuramente  grande parte dos nossos entrevistados demonstravam   um  conhecimento menos  claro sobre o que pretendem tornar-se na vida adulta o que estaria profundamente relacionado às faixas etárias  e consequentemente à falta de   conhecimentos sobre os reiais propósitos da formação escolar .  Não obstante   os alunos  apresentam algum desconhecimento sobre  as finalidades da escolarização enquanto prática que  contribui para desenvolvimento de competências  pessoias de modo a tornarem -se indivíduos activos e partícipes para  resolução de diversos  problemas  sociais  e na sua prática profissional.

No que concernente a sua participação nas aulas,  estes revelam que  estiveram  normalmente mais empenhados   sempre que os professores  apresentassem novos materiais para serem manipulados em sala de aula o que acabava gerando maior curiosidade, entusiasmo  e vontade em participar das actividades orientadas.

Se por um lado os alunos apontam as fontes de  motivação das aprendizagens por outro relactam sobre as  frequentem situações que os levam a desmotivar-se   onde ressaltam a falta de  incentivos  dos  pais em situações  de carência de materiais escolares para  realização de determinadas responsabilidades escolares .

 Apontam ainda os frequentes insucessos obtidos nas  disciplinas   apesar dos gosto em circunstâncias  de notas baíxas  contrárias as expectativas . Notas  estas que  apesar de serem muitas vezes quantitativas jogam  um papel fundamental para o estado psíquico dos alunos visto que, são o aspecto em que os mesmos atribuem maior relevância ao longo de sua  formação .

Entretanto, desde as classe iniciais  a determinação de notas positivas ou negativas  constituem-se  como um um factor  influencia  profundamente  o estado de espíritodos alunos considerando que  podem afectar ser  cruciais para o ganho ou perda da auto- confiança  por parte dos mesmos. Outro aspecto  salientado pelos estudantes  está ligado a sua participação  nas situações  que  envolveram maior criatividade  afirmando que  estes ambiente contribuiu fundamentalmente para a melhoria das suas aprendizagens   em resultado de um do ambiento lúdico promovido pelos professores durante o processo de ensino de ensino-aprendizagem

 

 

 Considerações finais

 

A motivação é um elemento fundamental para fortalecer a aprendizagem  pois não pode haver um   aprendizado eficaz sem a motivação.  Os aspectos conducentes  a capacidade do estudante assumir um comportamento desejavel e focalizado em alcançar os objectivos determinados estão directamente relacionados à aprendizgem.

Neste termos, é indispensável que durante as actividades docentes e na criação de condições para assegurar a apropriação dos conteúdos o professor (re) considere a necessidade  permanente  de elaborar estratégias que compensem a  auto estima do aluno  e possa abarcar  pressupostos válidos ao aprendizado dos alunos .

Em  várias as situações  observa-se  que os professores delimitaram as suas  práticas pedagógicas à avaliação  das aprendizagens e pequenos actos  aritméticos ou classificatórios aos alunos sem consentir os demais factores associados as sua aprendizagens desde o estado : psicológico, biológico, antropológico, social, familiar , económico e até político. Um conjunto de  factores que quando  desvalorizado   pode condicionar   seriamente o desenvolvimento as aprendizagens  dos  alunos não mobilizando uma compreensão mais  significativa dos conteúdos .

Uma aprendizagem  adequadamente motivada poderá cooperar para o sucesso nos   resultados uma vez que o aluno motivado poderá ser mais reflexivo , activo participativo nas suas aprendizagens  pois terá maior condições para   expôr suas dúvidas  emitir os seus pensamentos e participar livremente na busca de solução dos problemas em sua volta nos problemas impostos  pelas disciplians  .

 Um mente motivada é sempre  disposta  e  aberta para   progredir e participar de novos desafios  em sala de aula  ou na resolução dos exercícios propostos para casa . A influência  da motivação poder ser tão   bem notável para o desenvovmento dos alunos quanto maior   forem sentidos as castatrófes causadas na psique do aluno devido  a sua inexistência o que tem sido várias vezes  constatada face aos baixos rendimentos  de muitos  alunos .

Entre os factores considerarados verifica-se  a falta de auto-determinação confiança nas suas próprias atitudes que sejam emitidas em alguns casos   pouco sustentadas  pelos  professores, isto afecta directamente a  produtividade, a assimilação e a comprensão dos  conteúdos .

Não basta durante o processo  de ensino e aprendizagem considerar o bons resultos  antes é  muito  importante que os professores busquem cultivar a capacidade de questionamento profundo e permantes em relação  factores que estarão na base de  suas evidências aos  alunos . Diante da motivaçãos não se poder ancorar excesivamente os erro cometidos pelos alunos ao desinteresse dos professor em compreender as motivações  para corrigí-lo com intuito de guia-lo para novos caimnhos . Pois se não estes erros  podem  afectar o a aprendente levando-o e tenha a perda da auto-determinação

 

          Com tudo  se o professores   cultivarem seus alunos por via  de estímulos  estes serão facilmente  capacitados para  digerirem  os seus  conhecimentos e desenvolverem melhores raciocínios  que sejam reflexo de auto-confiança  bem como em  fruto de uma relacão forte desprovida de qualquer autoritarismo  por parte do professor . Assim sendo, desde as classes inicais a motivação  para a aprendizagem contribuirá para o seu melhor envolvimento do educando na prática das aprendizagem,na satisfação próprios interesses  na suas responsabidades  agindo directamente sob  incentivos  que resultem das acções do prrofessor considerando as suas  potencialidades  como um todo e um ser contínuas transformações .

 

 

 

 

 

 

 

Referência  Bibliográficas

Barrera, S. D. (2010). Teorias cognitivas da motivação e sua relação com o desempenho escolar. Poíesis pedagógica, 8(2), 159–175

Pilletti C. (2003). Didáctica Geral. 23ªed. Ática editora

Siqueira, L. G., & Wechsler, S. M. (2006). Motivação para a aprendizagem escolar: possibilidade de medida. Avaliação Psicológica, 7(2), 26–36.

Stoltz. (2011). Perspectivas construtivistas, histórico culturais  na educação escolar . 3ªed. Editora IBEX

Miranda F. E Echevarría. H. (2017).  Aplicação da didáctica no ensino superior.

Silva G. B.(2013). O papel da motivação  para a aprendizagem escolar.Monografia de especialização em fundamentos de educação.Universidade estadual de Paraíba. Disponível em: www.scielo.br. acessado em  12de agosto. de 2023.

Gil, A. P. ( 2005).Metodologia do Ensino Superior.6ªed. RJ: Vozes,

Morin E. (2003).A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento.8ª ed. - .Bertrand Brasil.

Guimarães, Sueli E.R. A.(2001).Organização da escola e da sala de aula como determinante da motivação intrínseca e da meta aprender. In: Bzuneck, Jose A; Boruchovitvh, Evely (org.). A motivação do Aluno. Contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis: Vozes,. P. 78-95.

Ruiz, Valdete M. (2004) . A efetividade de recompensa externas sobre a motivação – Ver. Ped. Educação- CREUPI – Esp. Sto. Do Pinhal – SP, v.1, n.2, jan./dez.

Silva G.B.(2013). Papel da Motivação para a aprendizagem escolar. Monografia de Especialização em Fundamentos da Educação. Universidade Estadual de Paraíbas. Disponível em: www.scielo.br. acessado em 04 de agosto. de 2023.

Kauark, f., Manhães,f.c.& Madeiros,c.h.,(2010),Metodologia de Pesquisa :Guia Prático, Itabuna Bahia: Ed. Via Litterum.

Zassala,c. (2017), Iniciação à Pesquisa científica ,4ªed, Luanda- Angola- Myamba Editora.

Skinner, B. F. (1971). L'analyse expérimentale du comportament: un essai théorique. Dessart & Mardaga: Bruxelles.

Azevedo L. M. T.(2014). Relação existente entre a Motivação e a Aprendizagem em Alunos do 7º Ano de Escolaridade. Dissertação de Mestrado. Universidade Fernando Pessoa. Disponível em: www.scient.pt. acessado em 29 de julho. de 2023.

 

Manfredini, Benedito Fulvio; YAMADA,Bárbara Alessandra G. P. (2014).Tecnologias de Informação Aplicadas na Escola. In: ALMEIDA, Nanci Aparecida de (Coord.). Tecnologia na escola: abordagem pedagógica e abordagem técnica. São Paulo: Cengage Learning,.

Lbâneo J.C. (2006) . Didáctica Geral. Cortez Editora

Vygotsky, (1998). Pensamento e linguagem.M Fontes

 

Sobral. C. R. O.(2010). Motivação e aprendizagem: Um estudo centrado em alunos do 5º ano do ensino fundamental em duas escolas públicas de Sergipe (2008-2009). Dissertação de Mestrado . Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Instituto de Ciênciasda Educação. Disponível em:htt// www.edu.pt. acessado em 16 de agosto. de 2023.