A mídia tem um enorme poder de mobilização e usada de forma positiva tem capacidade de ajudar no desenvolvimento e melhorias da segurança pública no Brasil.

Os veículos de comunicação trazem consigo uma força, que são denominadas por autoridades, a exemplo do professor e jornalista Eugênio Bucci,   "o quarto poder", junto a essa capacidade esta a responsabilidades de ajudar a construir um país melhor para todos.

1. Introdução

O Brasil é conhecido internacionalmente pela falha em seus sistemas de justiça, isso vem desde a averiguação e investigação de um crime até a condenação e retirada da pena ou julgamento. A justiça brasileira é popularmente conhecida como lenta.
Uma das principais tarefas da imprensa é representar os direitos e interesses da população, através dela o povo ganha voz e ouvidos. Entre outros direitos previstos em constituição estão o de informação e segurança, direitos que estão ligados e sem o qual é impossível viver dignamente. A imprensa tem um papel importante e busca ajudar na melhoria do desempenho da Segurança Pública.
Palavras passe:
Segurança, pública, imprensa, mídia, direitos.

2. A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA SEGURANÇA PÚBLICA
O aumento da criminalidade no Brasil é uma grande preocupação, as pessoas estão prisioneiras em meu próprio lar, principalmente nas grandes metrópoles. Os pais não podem mais deixar seus filhos correrem pelas ruas, brincarem em parques sem o receio e preocupação de que algo ruim lhes aconteça. O trabalhador vai para o trabalho cedo com medo do trajeto, quem fica em casa trata logo de trancar sua casa, os domicílios têm cada vez menos quintais e grades na tentativa de dificultar a entrada de criminosos. Em busca de segurança, quem acabam sendo aprisionados são os moradores. Os comércios chegam a invadir a privacidade de seus clientes de tantas câmeras que instalam.
Todas essas medidas, preocupações e atitudes pela busca de maior segurança é o que previu Odalia.
O mundo torna-se menor, e o isolamento familiar, assegurado atrás de pesados portões e protegidos por uma parafernália eletrônica- único contato com o mundo exterior- revela com nitidez que casa hoje é menos compreendida como lugar de repouso e tranquilidade, uma ligação amorosa com exterior, preocupação constante e diurna. ODALIA 1983, p. 12
Essa sensação de insegurança aumenta assim como as estatísticas de criminalidade, cabe aos veículos de comunicação tornar público esses números e notícias, pois eles desempenham uma tarefa que é vista como alarmante, entretanto esse alarme serve também para as pessoas se precaverem mais, esse alarde não é visto com bons olhos pelos governantes, pois eles são os responsáveis pela segurança pública e não querem que sejam apontadas suas falhas e ineficiência.
O sucesso do sistema de segurança acontece quando os serviços públicos estão em bom desempenho de suas funções. A imprensa tem a função de investigar, apontar os erros e sugerir possíveis soluções, em especial o jornalismo investigativo, pois ele tem a função de descobrir informações ocultas. O que vai de acordo com o que pensava McLuhan:
Assim com a página do livro apresenta a estória interior das aventuras mentais do autor, a página do jornal apresenta a estória interna da comunidade em ação e interação. É por esta razão que a imprensa parece estar desempenhando mais fielmente seu papel justamente quando apresenta o lado sujo das coisas. Noticia é sempre má noticia- má noticia a respeito de alguém ou para alguém. Em 1962, quando Mineápolis ficou
8
meses sem jornal, o chefe de policia declarou: ‘’Claro. Senti falta de noticias; mas no que se refere a minha tarefa em particular espero que não voltem mais a circular: há menos crimes quando os jornais não se põem a circular ideias. MCLUHN, p. 232.
Toda forma de violência deve ser levada em consideração, seja ela mental, física ou psicológica, e pensando dessa forma até mesmo o sistema de segurança pública a pratica. O governo quando se omite da obrigação com o cidadão, pratica violência mental e psicológica, por medo, estresses e preocupações.
Quando um pai de família não consegue trabalho para manter a dignidade, quando os filhos não conseguem vagas nas escolas, quando falta alimento nas panelas de qualquer brasileiro, este está sendo vitima de um ato violento e cabe ao sistema público evitar que isso aconteça. Se ele se omite está em desacordo com a lei, quando isso acontece é missão do jornalismo evidenciar esses atos contra a dignidade do povo e lutar ao seu lado por seus direitos.
.
O homem torna-se por toda parte mais sensível à violência sob todas as suas formas – incluindo as formas “latentes’’, tais como a miséria, a humilhação e a injustiça, que durante muito tempo foram consideradas, até pelas vitimas, como fazendo parte da natureza das coisas BURNET, p. 21
Quando os órgãos falham ou se omitem, o dever da imprensa é tornar publico ou dar voz à população. Um jornalismo ético deve dar preferência a uma noticia que leve beneficio ao povo, independente de que repercussão a matéria terá.
A mídia deve satisfazer o interesse público, lutar pelos seus direitos e mostrar o que é melhor para a sociedade. Não devem ser foco de uma empresa jornalística os benefícios financeiros e sim a verdade e a justiça.
Cabe ao jornalismo, mostrar o que é bom para a sociedade, independente do que pede o mercado ou aponta o ibope. Sua função seria a de fornecer elementos para a evolução da vida em sociedade. Isso se confirmaria ao olharmos para o passado e percebemos que a evolução dos direitos teve determinada ordem e que o jornalismo acompanhou tudo isso. COELHO, p. 35.
A imprensa já foi um meio de comunicação receptivo, mas com a evolução e as novas mídias, os receptores se transformaram também em emissores, eles apresentam suas ideias e necessidades e cabe a mídia e representar os cidadãos.