SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR AMADEUS- SESA

FACULDADE DE PÓS- GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO- NUPPE

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

MARIA OLIVEIRA VIANA

A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

INDIAROBA

2012

MARIA OLIVEIRA VIANA

A  INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigo científico apresentado à Faculdade Amadeus como trabalho de conclusão de curso e requisito básico para obtenção do título de especialista em Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos.

Orientadora: Profª Ma. Rosemary Sampaio da Silva.

INDIAROBA

2012

A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

1

Maria Oliveira Viana

RESUMO

A dinâmica de vida do homem, associada às forças exteriores do meio e de um mundo que a todo o momento sinaliza as necessidades de mudanças e inovações a fim de que os profissionais de educação se ajustem ao contexto educativo na velocidade que requer. A Educação Infantil, etapa primeira da Educação Básica, é o alicerce que culmina com essas necessidades. Ainda subsiste e é aumentado por muitos a ideia de que é nessa etapa que devem estar os professores de nível médio, com problemas de saúde e, sobretudo, aqueles que não deram certo nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Isso é um equivoco absurdo. Na Educação Infantil os professores devem ser dinâmicos, criativos e detentores de habilidades pedagógicas diversificadas que correspondam às expectativas dos alunos. A música deve ser levada a sério, pois é uma das práticas mais motivadoras na produção de uma aprendizagem significativa. É a maneira criativa e prazerosa de inserção da criança no contexto coletivo. É imprescindível que no educador infantil promova uma reflexão sobre a importância da linguagem musical na Educação Infantil, utiliza-se de recursos didáticos apropriados e ministrem aulas que revelem a sua identidade com a música.

PALAVRAS CHAVE: educação infantil; linguagem musical; aprendizagem significativa.

 

ABSTRACT: The dynamics of human life, linked to external forces and the middle of a world that at any moment signals the need for changes and innovations so that education professionals fit the educational context in which requires speed. The kindergarten, first stage of basic education is the foundation that culminates with these needs. Still exists and is increased by many the idea that this stage is that teachers should be mid-level health problems, and especially those who did not work in the early grades of elementary school. This is an absurd mistake. In kindergarten teachers must be dynamic, creative and holders of pedagogical skills that meet the diverse expectations of students. The music should be taken seriously because it is one of the most motivating practices in the production of meaningful learning. It is a creative and enjoyable way of inclusion of children in the collective context. It is imperative that the school teacher promotes a reflection on the importance of musical language in kindergarten, makes use of appropriate teaching resources and lessons minister who reveal their identity through music.

 

KEYWORDS: early childhood education; musical language; meaningful learning.

1_________________________________________

Graduada em pedagogia e pós-graduanda em alfabetização Infantil e EJA.

 

 

 

 

1 INTRODUÇÃO

 

A necessidade de inovação das práticas pedagógicas no contexto da sala de aula é um fator de suma importância no desenvolvimento do trabalho do professor que detém a consciência de que a diversidade faz a diferença. A educação infantil requer um cuidado dobrado na elaboração e na execução de aulas prazerosas, atrativas e interativas.

Antes, erroneamente se pensava que o professor de educação infantil fosse qualquer um que não deu certo em outras turmas ou que merecesse castigo. Hoje a legislação educacional é taxativa quanto à formação profissional. A sociedade e a família do aluno já sabem exigir do professor qualificação, não só no sentido de formação, mas nas diversas competências para a atuação na educação infantil.

Esse artigo tem como tema a influência da linguagem musical na educação infantil e aponta como objetivo principal trabalhar a linguagem musical como recurso lógico e interativo, visando à ampliação do vocabulário dos educandos e a melhoria das relações sociais.

A música é um elemento mágico nas atividades com a educação infantil. O professor deve se colocar à disposição, buscar elementos novos e associá-los à linguagem musical como uma ferramenta poderosa para mexer e interagir com seu aluno.

A música é uma linguagem que comunica sensações, sentidos e passa por uma organização de som e silêncio. Está nas mais diversas situações. A afetividade a cognição e a estética são partes integrantes dela.

A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações; festas e comemorações rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas e etc. Faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que Grécia na Grécia antiga era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos ao lado da matemática e da filosofia.(BRASIL,1998,p.45).

A música é uma ferramenta que contribui para a formação integral do ser humano. Através dela a criança entra em contato com o mundo letrado e lúdico. Ensinar utilizando-se da música ajuda a criança a valorizar uma peça musical, teatral pois dando a ela a oportunidade do conhecimento dos vários gêneros musicais ela tem a oportunidade de construir sua autonomia, criatividade, aquisição de novos conhecimentos e criticidade.

A criança entra em contato com os sons antes mesmo de seu nascimento, desde o momento da concepção ela já é exposta aos sons ultra- uterinos a voz materna também constitui material sonoro especial e referencia afetiva para ela, dai a certeza de que a música está presente desde antes do nascimento até a hora da morte do ser humano. Os bebês e as crianças interagem permanentemente com o mundo sonoro que a envolve e com a música, já que ouvir cantar e dançar são atividades presentes na vida de quase todos os seres humanos, ainda que de diferentes maneiras. Podemos dizer que o processo de musicalização dos bebês e crianças começa espontaneamente, de forma intuitiva por meio do contato com toda a variedade de sons do cotidiano incluindo aí a presença da música Brito afirma que:

As cantigas de ninar, as canções de roda, as parlendas e todo tipo de jogo musical têm grande importância, pois é por meio das interações que se estabelecem que os bebês desenvolvem um repertório que lhes permitirá comunicar-se pelos sons, os momentos de troca e comunicação sonoro musicais favorecem o desenvolvimento afetivo e cognitivo, bem como a criação de vínculo fortes tanto com os adultos quanto com a música. ( BRITO,1998,p.49).

O ensino da música na educação infantil não implica na descoberta de talentos para a música ou ainda em classificar os alunos em afinados ou desafinados ela é usada com o objetivo de despertar na criança a sensibilidade e afetividade.

Brito afirma que “como uma das formas de representação simbólica do mundo, a música, em sua diversidade e riqueza, permite-nos conhecer melhor a nós mesmos e ao outro- próximo ou distante. ( BRITO,2003,p28).

A música é universal todos a entendem, pois ela tem a capacidade de provocar várias emoções, possibilita o relaxamento e a concentração; as atividades lúdicas, são requisitos essenciais na educação infantil, pois inserem a criança no mundo do conhecimento de forma prazerosa, e a música logicamente não poderia ser esquecida nesse processo de formação.

A gama de possibilidades oferecidas pela música e seu uso são muitas dependendo do objetivo a ser alcançado, a melodia pode ser utilizada para relaxar, usamos ritmos calmos que vão aos poucos acalmando e tranquilizando, se o foco for o movimento a música mais agitada fará com que a criança pule, cante, dance e explore seus movimentos corporais, seu ritmo e seu equilíbrio.

Durante muito tempo a música foi usada na educação infantil como suporte para a formação de alguns hábitos, tais como higiene e comemorações em datas específicas do calendário da escola, mas considerando sua importância no processo educativo é preciso que se vá muito além.

O trabalho com música deve considerar, portanto, que ela é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível aos bebês e crianças, inclusive aquelas que apresentem necessidades especiais. A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social. ( RECNEI,p49,V.III)

Percebe-se claramente que a linguagem musical ainda não teve todas as suas potencialidades desenvolvidas ou desvendadas, estamos apenas engatinhando no uso desse instrumento pedagógico versátil e cheio de inúmeras possibilidades.