RESUMO

A presente artigo tem como objetivo principal identificar o papel da liderança e a influência que esta exerce sobre o clima organizacional das empresas. Na arte da liderança, o líder tem como principal papel mostrar força de vontade, entusiasmo em tudo que é feito dentro da organização visando à lucratividade da empresa e a satisfação da equipe dentro do ambiente de trabalho, pois isso faz com que tenham o reconhecimento e se estimulem cada vez mais para obtenção de resultados mais satisfatórios. O tema Clima Organizacional tem sido amplamente pesquisado e divulgado. As pesquisas realizadas investigam por que as empresas devem, ou não, ser socialmente organizadas, analisam os balanços sociais, as práticas e ações e seus modelos de implantação. Entretanto, pouca atenção tem sido dada aos elementos e as vantagens resultantes em termos de competitividade e criação de valor. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica seguida de uma pesquisa de campo levando em considerações alguns autores como: CHIAVENATO (2001); REZENDE (2006); GAUDÊNCIO (2009) entre muitos outros que contribuíram significativamente para a construção deste trabalho. Conclui-se que a relação entre líder e funcionários é bastante satisfatória onde os colaboradores podem contar com o gestor quando precisar para solução dos problemas provenientes do dia-a-dia, e é por isso que eles se esforçam para produzir cada vez mais e demonstrar a gerência sua satisfação em fazer parte do quadro funcional da empresa.

Palavras-chaves: Funcionários. Empresas. Organização. Satisfação.

1. INTRODUÇÃO

O presente estudo foi desenvolvido baseado na importância da liderança dentro do clima organizacional. Uma grande alteração na mentalidade das empresas coloca as pessoas em lugar de destaque, nenhuma empresa atinge o tão sonhado sucesso se não tiver pessoas satisfeitas trabalhando para elas.

O Clima Organizacional está diretamente ligado à maneira como o colaborador percebe a organização com a sua cultura, suas normas, seus usos e costumes, ou seja, é um conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes em uma organização.

Importância de uma boa gestão do clima organizacional a fim de tornar a organização mais competitiva e proativa com qualidade no desenvolvimento dos processos internos e externos a fim de atender com eficácia e eficiência os clientes.  As organizações jamais existiriam sem as pessoas que lhes dão a vida, dinâmica, impulso, criatividade e racionalidade. Na verdade, cada uma das partes depende da outra. Trata-se de uma relação de mútua dependência na qual há benefícios para ambas as partes.

O principal objetivo deste artigo é identificar o papel da liderança e a influência que esta exerce sobre o clima organizacional das empresas.

Tem-se uma metodologia de caráter bibliográfico, que busca mostrar a importância de um bom líder para uma melhor organização nas empresas, onde os funcionários trabalham motivados e obtendo bons resultados.

O clima é importante numa organização, que nem todas as empresas ainda se deram conta disto e que nem todas sabem de que forma alcançar este ideal, esperamos, por meio deste trabalho, esclarecer o papel de cada um na obtenção de um clima favorável ao desenvolvimento do potencial humano para o trabalho. Consideramos, ainda, que o empresário e os seus funcionários precisam trabalhar em sinergia para que a empresa alcance o sucesso, e o funcionário, e a satisfação no trabalho.