UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA

INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS VALE DO ACARAÚ – IVA

Curso de Ciências Contábeis

LUCINEIDE SANTOS GOMES MOTA

A INFLUÊNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS PARA O ALCANCE DA EFICÁCIA NOS PROCESSOS OPERACIONAIS E NA REDUÇÃO DE GASTOS: um estudo na empresa do ramo de calçados

Sobral-Ce

2018

LUCINEIDE SANTOS GOMES MOTA

 

“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tão pouco sem ela a sociedade muda” Paulo Freire

RESUMO

A contabilidade de custo vem sendo uma ferramenta de grande relevância para as entidades, no planejamento, controle e tomada de decisões a fim de reduzir os gastos, na avaliação dos preços dos produtos, mostrando-se necessária na elaboração e avaliação de índices de desempenho, na comparação de valores de produtos. A presente monografia teve como objetivo identificar a influencia da gestão de custos nos processos operacionais para redução de gastos na empresa do ramo de calçados. A metodologia aplicada trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema abordado. O trabalho foi composto de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, na qual foram apurados os dados coletados através de entrevista com três profissionais: Gerente Industrial, Supervisor Administrativos, e Supervisor de Metas e Processos, cujo objeto do estudo foi à empresa do ramo de calçados Paquetá. Quanto aos resultados da pesquisa, constatou-se que no mercado competitivo e dinâmico em que estamos à administração adequada dos custos, se mostra relevante no planejamento, controle e tomada de decisões no intuito de reduzir os gastos, na avaliação dos preços no momento da compra de insumos e venda dos produtos, importante na elaboração e avaliação de índices de desempenho, para comparar valores de produtos em períodos diferentes e prever situações futuras.

Palavras-Chave: Contabilidade de Custos. Gestão de custos. Redução de Gastos.

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade de custos é de fundamental importância para continuidade e desenvolvimento empresarial. E a gestão desses custos é uma ferramenta que auxilia no planejamento, controle e tomada de decisões no intuito de reduzir os gastos, na avaliação dos preços no momento da compra de insumos e venda dos produtos, tendo relevância na elaboração e avaliação de índices de desempenho, para comparar valores de produtos em períodos diferentes e prever situações futuras.

Com a evolução do mercado, da tecnologia e o dinamismo mercantil, as empresas foram forçadas a progredir juntamente com estes, e procuraram conhecer melhor seus custos, onde investir e onde economizar. Para Horngren, Datar e Foster (2004), “Para fixar o preço de venda de um produto, são necessário conhecer fatores internos e externos à empresa, tais como custos diretos e indiretos, demanda, concorrência, mercado consumidor, entre outros.” O conhecimento dos custos e gestão desses proporciona aos administradores vantagens competitivas em meio ao dinamismo do mercado.

Este estudo aborda a relevância da gestão de custos e sua influência nos processos operacionais no alcance da eficácia destes e o controle de gastos. Relata a evolução da contabilidade, desde a antiguidade até os dias atuais. Destacando a importância da contabilidade de custos, abordando conceitos e definições básicas e sua classificação, mostrando suas vantagens para a eficiência das empresas. Apresentando o quão importante as informações contábeis se mostram para o processo decisório. Dessa forma surgiu o tema para a problemática que direciona o trabalho.

Apresentado a contabilidade de custos, seu foco e objetivos que são fornecer informações de natureza financeira, econômica, de produtividade e social aos seus usuários internos e externos, que utilizam suas informações no planejamento, controle e tomada de decisões, viabilizando a continuidades nos processos, rentabilidade e lucratividade. Segundo Leone (2000), “a Contabilidade de Custos é um centro processador de informações, onde os dados são coletados, organizados, interpretados e analisados pelo contador, gerando informações para diversos usuários de diferentes níveis hierárquicos.” Assim, pode-se perceber que a Contabilidade de Custos é uma sistemática com técnicas e métodos que fornece informações aos seus usuários dessa forma permitir que estes tomem suas decisões com segurança.

A estrutura desta monografia está organizada em seis capítulos, com o intuito de obter uma melhor compreensão do assunto abordado. Assim o primeiro capitulo apresenta a introdução, situação problema, objetivos geral e específicos,  metodologia do estudo, pesquisa bibliográfica,  pesquisa descritiva ou de campo, abordagem da pesquisa, população e amostra, e instrumento de coleta de dados.

O segundo capitulo discorre sobre o histórico, conceito e definição da contabilidade e dado foco na contabilidade de custos seu histórico, conceito e definição, também relata a influencia desta nos processos operacionais, suas vantagens para a gestão empresarial. O terceiro capitulo disserta a respeito do conceito de gestão de empresas e qual a sua relação direta com a contabilidade de custos. Relacionado gestão de custos e contabilidade de custos nos processos ocorridos em uma empresa. E como a gestão dos custos pode influenciar na redução dos custos.

O quarto capitulo apresenta a caracterização do ambiente de estudo, sendo esta uma empresa do ramo de calçados, discorrendo sua missão, visão e valores. O quinto capitulo apresenta a analise e discussão dos resultados de acordo com os dados obtidos na pesquisa, apresentando o perfil dos respondentes e as perguntas subjetivas, neste analisa-se a influencia da gestão de custos para a eficácia nos processos e redução de gastos.

Por fim, o sexto capitulo trata da conclusão sobre as analises efetuadas na pesquisa e recomendações para futuras pesquisas, sendo que suas respostas foram obtidas no estudo aprofundado do tema, mostrando as limitações relevantes na realização deste trabalho, e posteriormente se encontra as referencias bibliográficas utilizadas na pesquisa, apêndice e anexos.