A INCUMBÊNCIA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUA CONTRIBUIÇÃO À MANUTENÇÃO DO ENSINO

Elisamada Silva ARAÚJO[1]

RESUMO

A coordenação pedagógica é uma das engrenagens motrizes do processo de ensino-aprendizagem escolar. O elo entre a realização do fazer pedagógico e o desenvolvimento cognitivo do aluno. A coordenação pedagógica exerce grande participação sobre as relações educacionais no ambiente escolar, é ela quem intermedeia a comunicação professor e gestor, administração e gestão, pais e mestres, dentre outras. A metodologia escolhida aqui é qualitativa e bibliográfica. O aporte teórico conta com Coelho (2008), SÁ et. al. (2009), Lima (2007), dentre outros. Os resultados revelam a relevância de a coordenação pedagógica no fazer escolar, e suas mais diversificadas contribuições.

Palavras-chave: Coordenação pedagógica. Ambiente escolar. Relações educacionais.

 

ABSTRACT

Pedagogical coordination is one of the driving gears of the school teaching-learning process. The link between the performance of pedagogical practice and the cognitive development of the student. The pedagogical coordination has great participation on the educational relations in the school environment, it is the one that mediates the communication teacher and manager, administration and management, parents and teachers, among others. The methodology chosen here is qualitative and bibliographic. The theoretical contribution counts on Coelho (2008), SÁ et. al. (2009), Lima (2007), among others. The results reveal the relevance of pedagogical coordination in school work, and its most diverse contributions.

Keywords: Pedagogical coordination. School environment.Educationalrelations.

 

1 INTRODUÇÃO

A Educação é um processo sócio histórico que acontece pela ação de profissionais de vários campos de atuação, mas voltados para o mesmo objetivo, proporcionar a construção e o desenvolvimento do conhecimento. Dentro da escola encontra se muitos profissionais da área de educação que atuam em campos distintos e entre eles não podem faltar a Coordenação Pedagógica.

É importante destacar e analisar o trabalho do coordenador pedagógico através do seu próprio olhar, através do olhar do professor alfabetizador e de alguns autores, varias reflexões sobre a função de coordenador que contribui desenvolvimento do trabalho realizado pelo professor alfabetizador e consequentemente com a aprendizagem do aluno.

A Coordenação Pedagógica desempenha um papel importante na instituição em dois pontos importantes: na ação individual e coletiva do educador; em suas funções, cargo de exercício e suas competências.

Sua primeira função é organizar um planejamento de atividades a serem realizadas pela instituição de ensino pelo trabalho do professor alfabetizador, esta função é um dos espaços privilegiados para garantir a discussão e implementação do projeto político pedagógico da escola, que vai possibilitando a reavaliação das práticas institucionais, dos professores e crianças, através da troca de experiência dentro e fora da escola e também entre outras escolas.

O objetivo geral dessa pesquisa é compreender como ocorre o trabalho da coordenação pedagógica, o qual tem como objetivo específico abordar a atuação do coordenador pedagógico, identificar a importância da formação continuada para professores alfabetizadores e ainda identificar a importância deste trabalho no espaço escolar.

O interesse neste tema partiu da vontade de conhecer um pouco melhor o trabalho da Coordenação Pedagogia dentro da escola, em especial na perspectiva do trabalho com professores em sua dimensão coletiva. O qual se constitui, em um grupo de trabalho onde o coordenador, ao exercer sua função, atua sob um conjunto de funções que podem ser consideradas, funções de liderança e responsabilidades.

Partindo desse pressuposto, a importância de se refletir sobre as possibilidades da coordenação pedagógica como ação coletiva do coordenador pedagógico na função de líder de grupo, para buscar uma aprendizagem coletiva com estímulos necessários para práticas criativas e inovadoras, que se pretende alcançar com alfabetizadores na instituição escolar.

Neste sentido, é necessário que ocorra a interação entre o professor e o coordenador pedagógico, proporcionando o desenvolvimento de ações compostas indicando o sucesso do processo de alfabetização, assim professor dentro da escola não deve trabalhar ao acaso, mas com planejamentos e atividades pensadas em conjunto com o coordenador pedagógico, sendo este um parceiro para o professor, contribuindo não só em sua prática pedagógica, mas também e principalmente para a sua formação profissional.

 

2 REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

A coordenação pedagógica, dentro do contexto escolar deve envolver atividades específicas, como a elaboração e execução de projetos pedagógicos e a promoção da interação entre a escola e a comunidade, e outras que servem para subsidiar os trabalhos realizados pela instituição de ensino. Neste sentido, Coelho (2008, p. 15) considera que a Coordenação Pedagógica:

Visa não somente desafiar práticas estabelecidas, mas fornecer subsídios para as transformações; não somente questionar saberes, mas estimular a experimentação e inovação das formas de trabalho pedagógico. Visa instigar mudança, mas respeitando os tempos individuais e coletivos; provocar inovação, mas reconhecendo especificidades do conhecimento didático pedagógico já produzido (COELHO, 2008, p. 15).

De acordo com alguns fatos históricos da educação brasileira, Garrido (2008) afirma que a Coordenação Pedagógica é uma função relativamente recente na educação brasileira e que surgiu com as finalidades de vigiar, inspecionar e controlar o trabalho realizado pelos docentes no ambiente escolar.

No Brasil Colônia, os primeiros educadores eram os jesuítas. Neste período, a educação não tinha grande valor social, pois a sociedade brasileira tinha sua economia baseada em um sistema agrícola de exportação. Neste contexto socioeconômico, a principal função da educação era a catequese e a instrução para a domesticação dos povos indígenas.

Dentro desse contexto, Sá et. al. (2009, p. 4) afirmam que,

Na gênese da Coordenação Pedagógica, o supervisor era o “fiscal”, o chefe que gerenciava a produção – tal qual ocorria na indústria – hoje em dia, almeja-se que este se configure como o que auxilia e contribui para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, objetivando uma educação de qualidade (SÁ et. al., 2009, p. 4).

No mundo contemporâneo, a organização do trabalho pedagógico apresenta uma nova característica, marcada pela presença de vários profissionais da área de educação, este trabalho tem sido delegado à escola, uma série de atribuições que exigem a participação de profissionais diversificados para atender as necessidades dos alunos e favorecer a realização de desempenho dos educadores.

De acordo com Lima (2007), a história da Coordenação Pedagógica no Brasil está associada à evolução do cargo de supervisão e gestão escolar, bem como aos movimentos sociais, econômicos, políticos e educacionais que serviram de base à educação formal em sua estrutura atual. Assim:

A supervisão escolar caracteriza-se como função em relação ao sistema e disfunção em relação à educação porque cumpre as funções implícitas, decorrentes da política vigente racional, funcionalista, tecnicista, ingênua, acrítica, direcionada, conservadora, executora, perpetuadora da estratificação social, acontece na escola com os serviços burocráticos. A supervisão educacional caracteriza-se como uma função comprometida com a educação porque cumpre com as funções explícitas; é capaz de opção, percepção da realidade, como função política, reflexiva, critica consciente, assumida, inovadora, decisória, transformadora, libertadora, criativa em todas as direções. Situa-se nas questões e serviços da educação, sua ação extrapola os limites da escola para alcançar os aspectos estruturais e sistêmicos; traz consigo envolvidos os serviços das instâncias intermediária e centrais do sistema e da política da educação (PINHEIRO, 2009, p. 2).

Ao fazer um breve levantamento sobre as tendências pedagógicas e o desenvolvimento do trabalho do Coordenador Pedagógico, Lima (2007) afirma que alguns aspectos influenciaram na configuração da Coordenação Pedagógica como a concebemos atualmente.

Entre tais aspectos, Lima (2007) ressalta:

  • Pedagogia tradicional o foco principal era o professor como autoridade e responsabilidade pela organização e seleção dos conteúdos e estratégias de ensino;
  • Pedagogia renovada o professor tem o papel de facilitador do processo de busca do conhecimento para aluno, sendo um organizador, coordenador e adaptador das situações de aprendizagem;
  • Pedagogia tecnicista, o professor era um controlador e dirigente da sua prática pedagógica que se caracterizava pela execução de atividades mecânicas;

O trabalho pedagógico realizado pelas escolas brasileiras vem sofrendo transformações ao longo dos tempos, com objetivo de atender as necessidades e expectativas de acordo com as mudanças sociais ocorridas. Neste sentido, nota – se que a área da educação abre espaço para o surgimento de vários profissionais, dentre os quais encontramos o Coordenador Pedagógico.

Em sua teoria Coelho (2008) aponta o trabalho do coordenador pedagógico como uma função a ser desempenhada por um pedagogo mediante um currículo que comprove seu perfil profissional e experiência como docente, requisitos exigidos para o desempenho de tal cargo.

Nesta perspectiva, o coordenador é um elo entre o gestor e os docentes, o qual favorece o desenvolvimento de um trabalho qualitativo por parte dos professores, garantindo a concretização das propostas pedagógicas voltadas para a interdisciplinaridade dos conteúdos que são abordados.

Enquanto líder, o coordenador pedagógico tem a função de orientar o trabalho de sua equipe indicando as limitações e possibilidades que a prática pedagógica apresenta no cotidiano da escola, assim, o papel do coordenador pedagógico é de uma suma importância para os docentes em sua prática pedagógica. Neste sentido, temos que:

A coordenação pedagógica na dimensão coletiva se constitui, de alguma forma, um grupo de trabalho e o coordenador, ao exercer sua função de coordenação, exerce um conjunto de funções que podem ser consideradas, funções de liderança. Daí a importância de se refletir sobre as possibilidades da coordenação pedagógica como espaço coletivo e do coordenador pedagógico na sua função de líder do grupo para uma aprendizagem coletiva e para a estimulação das necessárias práticas criativas e inovadoras que se pretende caracterizem a instituição escolar (MARTINEZ, 2008, p. 33).

Numa outra perspectiva, o trabalho do coordenador pedagógico contribui com a interação entre educadores e direção, auxiliando o diretor da escola a conhecer o trabalho desenvolvido de forma mais interativa apara que possa tomar decisões mais precisas e seguras a partir das informações que lhe são repassadas através coordenação pedagógica da escola. Assim verificamos que:

Compete ao coordenador pedagógico representar o diretor em sua ausência ou quando for solicitado, acompanhando o trabalho dos professores, organizando reuniões de planejamento conjunto, auxiliando na elaboração e execução de projetos, participando do projeto, participando do processo integração escola – família – comunidade e supervisionando as atividades de diagnóstico, controle e verificação do rendimento escolar orientando e acompanhando a recuperação dos alunos. É de fundamental importância que o supervisor mantenha o controle do cumprimento do Calendário Escolar, bem como dos Planos de Estudos vigentes, dinamizando com orientação recebida da Secretaria de Educação Cultura e Desporto (PINHEIRO, 2009, p. 9).

Observamos, ate o exposto momento, que a função de Coordenação Pedagógica se relaciona com todas as funções e atividades desenvolvidas pela equipe diretiva da escola, porém suas atribuições vão muito além das ações de gestão e administração.

Neste sentido, Libâneo, Oliveira e Toschi (2006, p.342) afirmam que:

O coordenador pedagógico ou professor-coordenador coordena, acompanha, assessora, apoia e avalia as atividades pedagógico- curriculares. Sua atribuição prioritária é prestar assistência pedagógico-didática aos professores em suas respectivas disciplinas, no que diz respeito ao trabalho interativo com os alunos. Há lugares onde a coordenação se restringe à disciplina em que o coordenador é especialista; em outros, a coordenação atende a todas as disciplinas. Outra atribuição do coordenador pedagógico é o relacionamento com os pais e com a comunidade, especialmente no que se refere ao funcionamento pedagógico-curricular e didático da escola, à comunicação das avaliações dos alunos e à interpretação feita delas (LIBÂNEO, OLIVEIRA E TOSCHI, 2006, p.342)

As colocações feitas nesta pesquisa nos levam a perceber que a Coordenação Pedagógica é uma função pedagógica, que esteve presente em todo contexto escolar, a partir do trabalho desempenhado pelo coordenador o qual vai desde as práticas de gestão e administração escolar até as relações interpessoais que se estabelecem dentro da escola e também fora dela com a comunidade local.

Na relação de trabalho que existe entre a equipe de gestão e o corpo docente, Coelho (2008, p. 15) afirma que a coordenação pedagógica se faz presente em todos os níveis da instituição escolar, e que por isso visa não apenas desafiar as práticas gestoras vigentes, como também:

Fornecer subsídios para as transformações; não somente questionar saberes, mas estimular a experimentação e inovação das formas de trabalho pedagógico. Visa instigar mudança, mas respeitando os tempos individuais e coletivos; provocar inovação, mas reconhecendo especificidades do conhecimento didático pedagógico já produzido (COELHO, 2008, p. 15).

Compreendemos, ate aqui, que a coordenação pedagógica é pautada em objetivos e metas a serem alcançadas por todos na instituição, não apenas pelo coordenador, mas também por todos os objetivos relacionados com as práticas educativas, planejadas e desenvolvidas dentro da escola e as ações que ela esteja diretamente relacionada. Como explica Coelho (2008, p. 15):

No âmbito dessa dinâmica, compreendida como complexa e processual, os sujeitos do planejamento da ação pedagógica e da construção dinâmica do currículo estarão comprometidos com a função político-social transformadora da realidade, essência do exercício da cidadania (COELHO, 2008, p. 15).

Portanto, como membro da equipe gestora, cabe ao coordenador pedagógico promover “um processo contínuo e dinâmico que se fundamenta, antes de tudo, nas relações interpessoais da comunidade escolar” (ALMEIDA, 2007, p. 21).

Dentro desse contexto, o trabalho desenvolvimento pelo coordenador pedagógico, tem o caráter de trabalho coletivo da equipe escolar, que defini e define estratégias para colaborar com a identificação profissional dos profissionais que compõem essa equipe. Também é um trabalho de elaboração e alternativas que levam à escola a se adequar às inovações e mudanças surgidas na sociedade.

Sá (2009, p. 83), afirma que a função do coordenador pedagógico tem como principal objetivo:

Garantir um processo de ensino-aprendizagem saudável e bem- sucedido para os alunos do curso em que atua. Para tanto, ele desempenha várias tarefas no seu cotidiano: tarefas burocráticas, atendimento a alunos e país, cuidado e planejamento de todo o processo educativo do curso... emergências e imprevistos e, principalmente, a formação em serviços dos professores com os quais trabalha (SÁ, 2009, p. 83).

3 CONCLUSÃO

Ao iniciar esta pesquisa, o objetivo principal era refletir sobre a percepção dos educadores que trabalham com Educação Infantil sob a importância das atividades desempenhas pelo Coordenador Pedagógico para o bom planejamento.

Através do referencial teórico o objetivo foi alcançado, visto que a abordagem teórica e conceitual permitiu perceber que esta função deve ser exercida por um profissional qualificado, que atua como articulador de todo o processo educativo, e responsável também pela gestão escolar, articulando os segmentos e sujeitos de aprendizagem.

Partindo do pressuposto histórico da Coordenação Pedagógica na educação brasileira, viu – se que esta não era reconhecida como um cargo desempenhado por um profissional específico, era um cargo desempenhado pelo supervisor escolar que, muitas vezes, ocupava-se mais das questões administrativas e pouco das questões pedagógicas.

Recentemente deram - se ênfase e reconhecimento ao cargo de Coordenação Pedagógica como uma função a parte da supervisão escolar e com principal atuação na prática pedagógica.

Então, o Coordenador Pedagógico passou ter suas atribuições e competências definidas, com objetivo do bom desempenho da prática docente e para a ascensão de uma educação em nível de alta qualidade.

No entanto, este assunto não esgota sua questão, que se mostrou amplo e complexo, possibilitando uma infinidade de abordagens, questionamentos e reflexões que podem ser realizadas em estudos futuros.

 

 

REFERÊNCIA

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O coordenador pedagógico e a questão do cuidar. São Paulo: Edições Loyola, 2007, pp.41-60.

COELHO, Cristina M. Madeira. Texto universitário: Coordenação Pedagógica e o papel do coordenador. Brasília: Unb, 2008.

GARRIDO, Elsa. Espaço de formação continuada para o professor-coordenador. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, MirzaSeabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

LIMA, Paulo Gomes; SANTOS, Sandra Mendes dos. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas. Educere – Revista da Educação, vol. 2, n. 4, jul/dez, 2007.

MARTINEZ, Albertina Mitjáns. Texto universitário: Coordenação Pedagógica: espaço de aprendizagem coletiva e de estímulo a práticas criativas e inovadoras. Brasília: UnB, 2008.

PINHEIRO, Cátia Torres. A supervisão educacional no Brasil em perspectiva histórica e política. Ed. Leitura, São Paulo, 2009.

SÁ, Érica Aparecida de et. al. Coordenação pedagógica & processo de ensino aprendizagem: as evidências de um exercício acadêmico. Ed. Saraiva, São Paulo, 2009.

 

 

[1] Especialista em Coordenação e Gestão Escolar – Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira – FETREMIS.