RESUMO
O propósito deste trabalho é inquietar os educadores com relação a reflexão de suas práticas pedagógicas que possibilitem o trabalho com a inclusão tendo em vista a história que permeia as lutas, avanços e resistências com relação a essa vertente sugerindo ao leitor, através do relato de experiência baseado no ensino/ aprendizagem de ELE para deficientes visuais, um viés que contemple o ensino de LE pautado na perspectiva inclusiva.
PALAVRAS CHAVE: Inclusão; ELE; Ensino/aprendizagem; Deficientes visuais.

INTRODUÇÃO
A educação especial é uma área de conhecimento e também uma modalidade de ensino que tem como objetivo o desenvolvimento de práticas e
1 Graduada pela UNEB CAMPUS V, em Letras com habilitação em Língua Espanhola, pós graduanda em Educação Inclusiva.
estratégias pedagógicas voltadas para os alunos com necessidades educacionais especiais.
O mundo atualmente tem sido permeado por constantes mudanças e inovações. Lutas a favor da promoção das diferenças tem eclodido em todos os contextos sociais. Nessa esfera, a inclusão social tem buscado a equiparação de oportunidade para todos os indivíduos de grupos minoritários até então excluídos.
No cenário educacional um objetivo tem sido pleiteado, o da inclusão escolar, que visa a construção de uma escola democrática, composta por aprendizes com e sem limitação física, cognitiva, englobando aqueles que tem suas identidades e culturas silenciadas por uma sociedade que rotula os indivíduos em padrões. Nessa escola os alunos, sem exceção são aceitos, respeitados e valorizados entendendo que as diferenças que configuram a aprendizagem.
Baseado nas considerações acima tecidas sobre a inclusão escolar que, ainda tem encontrado barreiras por parte das instituições, dos professores, um questionamento tem sido levantado no processo de ensino/ aprendizagem: Como ensinar uma língua estrangeira, nesse caso o espanhol, para alunos que possuem necessidades especiais?
Para dar conta de cumprir com o propósito da discursão, este trabalho será dividido em três partes. Na primeira parte será feita uma abordagem histórica referente à inclusão perpassando pelas políticas públicas. Na segunda parte haverá uma discursão relacionada ao ensino de ELE para alunos brasileiros. Na terceira parte será apresentado o projeto ¨UM OLHAR PARA A INCLUSÃO: O ENSINO DE ESPANHOL PARA DEFICIENTES VISUAIS¨ expondo os resultados com o intuito de mostrar que é possível agregar o ensino de língua estrangeira a inclusão.