FRANCISCA SALINESIA DOS SANTOS SILVA MARTINS[1]

ADGELSON MARTINS DA SILVA²

RESUMO

Esta pesquisa remete-se sobre a inclusão dos alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH no contexto escolar e nos trás a reflexão abrangente em volta dos alunos com esta limitação, bem como as dificuldades encontradas em sala de aula. Enfatizamos a importância do ingresso destes alunos no âmbito estudantil como forma de direito de está incluso. O transtorno que tem sintomas voltados à hiperatividade e impulsividade é um grande desafio em sala de aula enquanto ao rendimento da aprendizagem do aluno com também da turma. Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica dos trabalhos comprovados cientificamente e já publicados. Objetiva-se por mostrar o fácil acesso nas escolas públicas na atualidade, dando importância à educação especial uma grande oportunidade no acompanhamento peculiar dos professores especialistas na área e alerta para muitos professores sem formação. Entre linhas apresentamos os principais teóricos que fundamenta esta temática. Por fim, as informações prestadas se revelam como reais através dos exemplos diários nas escolas inclusivas.

Palavras-chaves: Inclusão. Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH. Desafio. Educação Especial.

INTRODUÇÃO

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH um dos transtornos mais ocorrentes na fase infantil a adolescência em todo o mundo. Um transtorno caracterizado pela desatenção, hiperatividade e impulsividade que podem levar a um baixo desempenho acadêmico individual ou até da sala de aula inserido. O TDAH é Hiperatividade é um problema do funcionamento de certas áreas do cérebro que comandam o comportamento inibitório.          

Sobre o olhar da inclusão, os alunos com esta limitação estão adentrando com mais frequência nas instituições públicas de ensino, uma vez que fazem gozar dos seus direitos assegurados pela politica de inclusão. Uma vez que poucas escolas inclusivas estão adaptadas para receber esta clientela no quesito profissional especialista da área.  Contudo, mostra-se que é um transtorno onde é um desafio para a educação, mais frequente dentro das elas de aula com professores sem formação e sem informação que desconhecem tais dificuldades. Na escola, seu comportamento é confundido com os fatores de indisciplina, no entanto, é fatores que deve ser observados, diferenciados e abordados pelo professor, um caminho intenso de ensino-aprendizagem a favor do foco pedagógico como ponto ápice desta inclusão.

Nesse ínterim, a inclusão dos alunos com TDAH trás um impacto no ambiente escolar ao se referir da exclusão. A criança está exposta a qual quer tipo de rejeição devido as suas limitações, por razões distintas, o preconceito, está dentro das escolas por ter um aluno com características diferentes de comportamento e de aprendizado, sendo o alvo de preocupação para os pais e professores.

Contudo, este estudo justificasse nortear o TGAH em suas concepções cientificas e teóricas na finalidade de revisar a literatura sobre relatos de experiências e ideias para conviver bem com estes alunos, tanto como seu processo de inclusão e as leis que lhes assegura, sendo um trabalho dinamizador de metodologias pedagógicas estratégicas para garantir o ensino.

De modo geral, delimitou o objetivo desta pesquisa é identificar fatores de inclusão dos alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH, destacando os desafios diários da escola inclusiva, em sala de aula com a modalidade de educação especial e o trabalho incansável do professor, ainda destacamos a importância da formação dos profissionais que não aceitam os alunos quem tem. Mais estreitamente, os objetivos específicos advêm em conhecer e abordar a ordem biológica do transtorno, leis que regem este país frente à inclusão, investigar como os alunos se comportam dentro da sala de aula bem como as definições dos principais sintomas, assim abrangemos para a preocupação como os professores que não estão atualizados, sua qualificação está comprometida pelo método tradicional de ensinar, ressalta-se a importância à socialização com os demais alunos e seu envolvimento em atividades que exige atenção. Nos asseguramos nos aportes teóricos de ROHDE; HALPERN, 2004. CAMPBELL 2009. ROHDE & MATTOS, 2003. MATTOS 2005. Silva (2003) que trata as concepções e fatores do TDAH com peculiaridade em suas afirmações; já NOGUEIRA 2008. PAROLIN 2009. Vem tratar do segundo foco dsta pesquisa que é abordadar a inclusão como oportunidade de aprendizagem. No entanto, Landskron & Sperb (2007). Patto (1990). Ferreira (2005), falam dos ideais da educaão especial como prioridade e fácil acesso a escolariação. O’CONNELL (1996). BARKLEY (2002). TONELOTTO (2002). AQUINO (2003). BENCZIK E BROMBERG (2003). EMÍLIO (2004) vem tratar as práticas de sala de aula em suas estrátegias pedagógicas de a daptação e envolvimento escolar com o profissional mediadores da apredizagem.

O TGD trás uma reflexão intensa a ser a abordado nas escolas públicas e privadas na garantia de direitos e de atendimento profissional especifico, frente a isso, é de urgência e extrema importância abordar este assunto. Por conseguinte, trazemos esta pesquisa explicativa com uma rica revisão bibliográfica; os principais embasamentos teóricos e concepção de leis, buscando assim abordar informações verdadeiras e reais dos alunos com esta limitação, ainda trazemos alternativas de atividades vivências na escola como também atividades de cunho pedagógico.

Em abordagem, por conseguinte, trazemos esta pesquisa explicativa com uma rica revisão bibliográfica; os principais embasamentos teóricos e concepção de leis, buscando assim abordar informações verdadeiras e reais dos alunos com esta limitação, ainda trazemos alternativas de atividades vivências na escola como também atividades de cunho pedagógico. [...]