A implantação de laboratórios de informátic nas escolas públicas é algo que traz benefícios tanto para alunos quanto para professores, mas nem sempre funciona como deveria. Apesar de o governo ter excelentes projetos onde são fornecidos computadores e também assistência técnica para as escolas, muitos desses laboratórios de informática educacional não funcionam de forma adequada.

Muitas escolas se encontram com os mesmos de portas fechadas. De que serve tantos investimentos e planejamentos, se a escola, o município ou o estado não é capaz de manter o laboratório de informática aberto? Qual seria o motivo para isso? O que importa é que o dinheiro público continua sendo desperdiçados e projetos bons como esse dos Laboratórios de Informáticas Educacionais nas escolas públicas poucos valorizados.

Sendo assim o que poderia ser feito para mudar tal realidade em nosso país. Talvez uma política mais ativa e participativa, os responsáveis pela implantação desse projeto nas escolas participar não apenas fornecendo os equipamentos e manutenção, mas realizando visitas periódicas nas escolas onde foram implantados os Laboratórios de Informática Educacionais. Fiscalizar, investigar, saber por que algumas escolas não fazem uso de tal espaço e tomar as decisões cabíveis. É uma maneira de fazer com que as Políticas Públicas da Educação sejam realmente concretizadas.