Introdução

A inclusão digital da terceira idade é um tema importante, pois permite que os idosos participem da sociedade e da cultura digital. No entanto, essa inclusão não é apenas colocar um celular ou computador na mão de um idoso. É preciso também ensinar como usar esses recursos de forma segura e eficaz.

O que é a inclusão digital na terceira idade?

Muito se engana quem pensa que a inclusão na terceira idade é apenas colocar um celular ou computador com conexão à internet na mão de um idoso. Pelo contrário: só fazer isso vai afastar a pessoa da internet, pois ela não entenderá muito bem como as coisas funcionam, o que fazer e ficará desmotivada a tentar utilizar o recurso novamente. A inclusão digital só é completa quando acompanhada da alfabetização digital para os idosos. Isso significa, na prática, ensinar como a internet funciona, quais os perigos e benefícios, como usar cada recurso e aplicativo disponível.Com isso, o internauta da terceira idade pode participar dos recursos da internet e da era digital (como o computador, softwares e outros) como qualquer outra pessoa e estará, de fato, incluso dentro do ambiente online.

De acordo com uma pesquisa realizada pela esc São Paulo e pela Fundação Perseu Abramo e referenciada em uma publicação da AGENCIA BRASIL, mostra que os idosos no Brasil sentem-se excluídos do mundo digital e têm dificuldade em ler e escrever. 

As amostras colhidas no Brasil demonstraram as vivências, desafios e expectativas da terceira idade quanto ao uso e adaptalidade das tecnologias disponíveis. Os idosos continuam apartados do mundo digital. Apesar do aumento dos maiores de 60 anos que disseram ter conhecimento sobre o termo internet (63% em 2006 e 81% em 2020), apenas 19% dos idosos fazem uso efetivo da rede. Segundo a pesquisa, 72% da população da terceira idade nunca utilizou um aplicativo e 62% nunca utilizou redes sociais.

Em pesquisa realizada pelo IBGE no ano de 2019, 82,7% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet, com maior percentual na área  urbana, sendo que na área rural apenas 55,6% dos domicílios têm acesso à internet, com 98,6% dos acessos realizados via telefones celulares (IBGE, 2019).

Mas a temática envolvendo a inclusão digital das pessoas idosas tem permitido uma gama de benefícios para os indivíduos, como por exemplo: a melhora da qualidade de vida; a contribuição para a inserção social;  a possibilidade de  um maior contato familiar; vendo os filhos, os netos e os amigos com maior periodicidade; assim como, permitindo-se que a mente seja mantida de forma ativa; ofertando também diversão. 

A Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), em 2017, ao tratar do tema da inclusão digital para pessoas idosas, aduz que preocupada em possibilitar a equidade de acesso às novas tecnologias e em estimular a participação do idoso na família, na sociedade e inclusive no mercado de trabalho, o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia “José Ermírio de Moraes” (IPGG) desenvolveu o programa de inclusão digital para pessoas idosas. 

Segundo Diniz et al (2020), a relevância da pesquisa realizada versa em reconhecer os meios de acesso à internet mais adotados pelas pessoas idosas brasileiras e a escopo de sua utilização, como maneira de auxiliar no desenvolvimento de estratégias e intervenções de promoção da saúde para aludida população fazendo-se o uso de tecnologias digitais, pois as decorrências desta são de extrema abrangência para aludido fim.

Para Conceição et al (2021), em síntese, conforme os resultados apresentados, é possível pressupor que, quando combinados, idade avançada, baixo nível de instrução e baixa renda, sobrevêm os mais baixos índices de utilização das tecnologias digitais. 

A pessoa idosa tem vontade de aprender a utilizar o computador pois anseia permanecer aprendendo para não que não seja excluída tanto da sociedade como do núcleo familiar, vencendo as dificuldades, com o intuito de melhorar as relações, como também de se realizar pessoalmente e permitir a auto estima de forma positiva.

Conclusão

A inclusão digital da terceira idade é um desafio, mas é também uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida e a participação social dessa população. Com a alfabetização digital, os idosos podem se conectar com o mundo e aproveitar os benefícios da tecnologia.

REFERÊNCIAS :

PRODEST. Governo do Estado do Espirito Santo. Inclusão digital para idosos: benefícios e cuidados com o acesso à internet. Tecnologia da Informação. Disponível em:< https://prodest.es.gov.br/inclusao-digital-para-idosos-beneficios-ecuidados-com-o-acesso-a-internet. Acesso em 15 de abr. de 2023.

NASCIMENTO JUNIOR, V. F. RUSSO, T. N. Inclusão digital dos idosos enquanto garantia de um envelhecimento digno. Revista de Artigos do 1º Simpósio sobre Constitucionalismo, Democracia e Estado de Direito. Vol. 1, n. 1, 2016. Disponível em:< https://revista.univem.edu.br/1simposioconst/article/view/1178 >. Acesso em 10 de abr. de 2023.