Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul                    

                                                      Unijuí

        Aspectos Sociais do Sintoma

             A incessante busca pelo corpo perfeito

                                Lucinéia Raquel Ludwig

                                 Naiana Jeske

                         Santa Rosa, outubro de 2012

  1. 1.           Introdução

Uma das maiores preocupações do ser humano vem sendo o cuidado com o corpo frente ao espelho, o que provoca a angustia ou o gozo, dependendo da relação que se tem com o próprio corpo.

O corpo, atualmente, é pensado como fonte de prazer. A grande procura pelos serviços das academias de ginástica e por intervenções na estética corporal são características que nos apontam para uma nova relação com o corpo e os novos projetos de vida que estão por trás desse processo. Este é um momento em que o individuo poderá ter alguma idéia do impacto que o seu corpo irá provocar perante a sociedade.

O maior receio dos indivíduos que estão nessa busca pelo corpo perfeito atualmente é a gordura, pois perante a sociedade ela representa desleixo, o que parece comprometer o capital simbólico do corpo.

A cultura corporal é, um elemento preparatório de uma aparição pública. Trata de um processo de ajustamento social realizado pelo corpo, nesse processo, roupas, cosméticos, atividades físicas, formam um conjunto de produtos cobiçados, destinados a ser o camarim onde o ator social cuida daquela parte de si mesmo que vai exibir como se fosse um cartão de visitas de carne e osso. O corpo tem suas estratégias, sua apresentação materializa o estilo de vida de quem o possui, estilo este que é valorizado ou rejeitado pela sociedade.

Diante das questões que surgem perante essa incessante busca pelo corpo perfeito, buscamos nos remeter inicialmente a história do corpo desde a pré historia até a contemporaneidade para assim tentarmos compreender a relação do ser humano com seu corpo. Em seguida se trabalhará a questão do corpo como objeto de consumo, buscando a compreensão da idéia de que o corpo passou de objeto de desejo a objeto de consumo. Prosseguindo será abordada a questão da alienação e do gozo, o que faz com o que o individuo se torne alienado narcisicamente, pois a cada nova aquisição de um “produto milagroso” ele precisará descobrir uma nova maneira de gozo, um novo saber gozar. Por fim, iremos nos ater no sintoma social, como essa incessante busca pelo corpo perfeito pode ser trabalhada no ponto de vista do social.