A IMPORTÂNCIA E OS DESAFIOS DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(Jaqueline de Andrade, Graduada em pedagogia).
 A Educação Física é uma das disciplinas que compõe a grade curricular dos anos iniciais do ensino fundamental, dos anos finais do ensino fundamental e do Ensino Médio.
Neste texto tentarei de forma breve abordar a importância e os desafios dessa disciplina que em alguns casos é vista apenas como algo irrelevante para o processo de formação dos alunos. 
Freire (1989), Tani (1987), Ghiraldelli (1989) dentre outros apontam que a Educação Física desempenha um papel significativo para o desenvolvimento da criança. 
Para Tani (1987) o movimento apresenta uma de grande importância para o desenvolvimento do ser humano, pois o movimento possibilita a interação do sujeito com o meio em que ele vive. O autor diz também que:
O movimento se relaciona com o desenvolvimento cognitivo no sentido de que a integração das sensações, provenientes de movimentos, resulta na percepção e toda a aprendizagem simbólica posterior depende da organização destas percepções em forma de estruturas cognitivas. (TANI, 1987, p.21).
Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997 (PCNs), o trabalho de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental é importante, pois permite que os alunos desde cedo tenham a chance de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com a finalidade de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções.
Independentemente de qual seja o conteúdo escolhido, os processos de ensino e aprendizagem devem considerar as características dos alunos em todas as suas dimensões (cognitiva, corporal, afetiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social). Sobre o jogo da amarelinha, o voleibol ou uma dança, o aluno deve aprender, para além das técnicas de execução, a discutir regras e estratégias, apreciá-los criticamente, analisá-los esteticamente, avaliá-los eticamente,ressignificá-los e recriá-los.(PCN, 1997, p. 24).
É evidente observar que a Educação Física desde décadas atrás tem como objetivo proporcionar prazer funcional, com embasamento essencial no movimento. Ela deve oportunizar ao educando a abundância de suas possibilidades cinéticas, expandindo seu mundo disponível. Contudo, ela é algo mais que todos os exercícios físicos, ela é educação, pois é por meio da seleção e ordenamento das atividades que o educador busca cumprir seus fins educacionais.
No âmbito da Educação Física, os conhecimentos construídos devem possibilitar a análise crítica dos valores sociais, tais como os padrões de beleza e saúde, que se tornaram dominantes na sociedade, seu papel como instrumento de exclusão e discriminação social e a atuação dos meios de comunicação em produzi-los, transmiti-los e impô-los; uma discussão sobre a ética do esporte profissional, sobre a discriminação sexual e racial que existe nele, entre outras coisas, pode favorecer a consideração da estética do ponto de vista do bem-estar, as posturas não-consumistas, não preconceituosas, não-discriminatórias e a consciência dos valores coerentes com a ética democrática. (PCN, 1997, p. 24).
 É necessário trabalhar, desde as séries iniciais, apontando o aperfeiçoamento das competências físicas e motoras e além de aulas práticas, termos também aulas teóricas, que abordam temas do interesse dos alunos de acordo com a faixa etária, expandindo o campo de conhecimento sobre corpo, saúde, sociedade, de tal modo que haja uma prática consciente, propiciando ao aluno uma compreensão mais vasta da realidade.
De acordo com o PCN a prática da Educação física na escola poderá favorecer a autonomia dos alunos para monitorar as próprias atividades, regulando o esforço, traçando metas, conhecendo as potencialidades e limitações, sabendo distinguir situações de trabalho corporal que podem ser prejudiciais a sua saúde. 
Por meio de leituras, discussões, e reflexões na disciplina de Conteúdos, Metodologia do Ensino de Educação Física I e II sobre como vem sendo trabalhada a Educação Física na escola é evidente perceber o quanto, aos poucos, esta disciplina está sendo desvalorizada pelos alunos, pelos pais, e até mesmo por educadores de todas as áreas de ensino.
Esta dificuldade torna-se aparente pelo fato de haver um acréscimo no desinteresse dos alunos pela prática desta disciplina. Os pais, muitas vezes, ignoram os conteúdos, os objetivos e a importância da atividade física, deste modo, não estimulam os filhos a participarem das aulas e não questionam sobre como está à aula de educação física da mesma forma que questionam sobre conteúdos das demais disciplinas do currículo escolar.
Compreendemos que as crianças, do ensino fundamental, gostam e participam bem mais do que os alunos do ensino médio das aulas de Educação Física, é notório observar que as crianças são mais ativas, sentem prazer ao brincarem, e devemos aproveitar este momento para não deixarmos que elas, com o passar do tempo, comecem a perder o interesse nas aulas.Por isso é importante considerar a importância de abordar diferentes conteúdos que estimulem o interesse dos alunos, sendo assim a Educação Física é uma área do conhecimento que vai muito além dos esportes coletivos. Se as aulas estiverem bem planejadas, estruturadas e melhor desenvolvidas em todas as séries, teremos dessa forma uma maior participação e contentamento do praticante, por que todos estes fatores que influenciam a vida dos alunos e precisam ser refletidos no momento da elaboração das aulas.
É importante que o educador sugira ao aluno uma participação ativa no próprio aprendizado, a pesquisa em grupo, a experimentação e atividades que estimulem o questionamento e o raciocínio, contribuindo assim, no processo de resgate de uma Educação Física inserida no contexto escolar, como uma prática social, alicerçada na participação coletiva, que promova autonomia, criatividade e socialização, e não apenas como um componente, que desenvolve sua atividade fora da sala de aula.
A Educação Física admite a vivencia de diferentes práticas corporais sucedidas das mais diversas manifestações culturais que seja vista como uma variada combinação de influências onde é presente na vida cotidiana. A partir das danças, dos esportes, dos jogos que compõem um vasto patrimônio cultural que deve ser valorizado, conhecido e desfrutado. 
O PCN (1997) de Educação física aponta que:
 O trabalho na área da Educação Física tem seus fundamentos nas concepções de corpo e movimento. Ou, dito de outro modo, a natureza do trabalho desenvolvido nessa área tem íntima relação com a compreensão que se tem desses dois conceitos. (PCN, 1997, p.22)
De acordo com Freire (1989) os jogos são importantes para o desenvolvimento das crianças, entretanto infelizmente a escola não vê o ensino de Educação Física como algo que possa contribuir para tal desenvolvimento. O autor assinala ainda que para aprender a criança precisa ter liberdade de movimento.
Consideração final
 A literatura estudada mostra que o ensino de Educação Física não é valorizado nas escolas, porém deve-se levar em conta que a Educação Física trabalha com o corpo, a mente, a movimentação, a competitividade, a cooperação, a interação e etc., contribuindo assim para o desenvolvimento integral da criança.
O processo de ensino e aprendizagem em Educação Física, portanto, não se restringe ao simples exercício de certas habilidades e destrezas, mas sim de capacitar o indivíduo a refletir sobre suas possibilidades corporais e, com autonomia, exercê-las de maneira social e culturalmente significativa e adequada. (PCN, 1997, p.27)
Faz-se necessário que o profissional de Educação Física na escola esteja sempre bem atualizado sobre os acontecimentos da escola e da sociedade como um todo. É indispensável que o professor participe das reuniões pedagógicas, selecionando os conteúdos e participando ativamente da construção do Projeto Político Pedagógico da escola, trazendo todo o seu conhecimento para somar e acrescentar junto com os demais profissionais.
Nessa perspectiva deve-se levar em conta que para a aula de Educação Física contribuir para o aprendizado do aluno é necessário que o educador busque planejar aulas mais interessantes, instigando os alunos a tornarem-se mais criativos, responsáveis, e participativo. 
 Referências bibliográficas
A importância da Educação Física nos Anos Iniciais. Disponível em: <http://meuartigo.brasilescola.com/educacao-fisica/a-importancia-educacao-fisica-nos-anos-iniciais.htm>. Acesso em: 05 de Setembro de 2012.
 
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Vl. 2 Formação social e pessoal — Brasília: MEC/SEF, p.22, 1998.
Educação Física escolar: um olhar reflexivo. Disponível em:<http://www.efdeportes.com/efd123/educacao-fisica-escolar-um-olhar-reflexivo.htm> Acesso em: 05 de Setembro de 2012.

GHIRALDELLI JÚNIOR, P. Educação Física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a Educação Física. São Paulo: Loyola, 1989. Pg. 15-34.
FREIRE, J.B. Educação de corpo inteiro. Teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 1989. 224p.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação física. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 96p.
 
TANI, G. Educação física na pré-escola e nas quatro primeiras séries do ensino de primeiro grau: uma abordagem de desenvolvimento I. Revista Kinesis, 19 -41. 1987.