UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA

CENTRO DE FILOSOFIA, LETRAS E EDUCAÇÃO - CENFLE

CURSO: LETRAS- HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS

 

 

 

 

 

ANTÔNIA MORGANA FERREIRA XAVIER

DÉBORA PEREIRA DA ROCHA

MARTA MILLENA RODRIGUES MAGALHÃES

RIVACHE CHAVES MELO

STÉFANY SOUZA ALBUQUERQUE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES NAS AULAS DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SOBRAL-CE

JANEIRO DE 2017

 

A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES NAS AULAS DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO

 

 

 

 

 

 

 

            ANTÔNIA MORGANA FERREIRA XAVIER

DÉBORA PEREIRA DA ROCHA

MARTA MILLENA RODRIGUES MAGALHÃES

RIVACHE CHAVES MELO

STÉFANY SOUZA ALBUQUERQUE

 

 

 

 

 

                                                                      Projeto de pesquisa realizado na disciplina                                                                              Metodologia do Trabalho Científico ministrada                                                                           pela professora Dóris Moreira como requisito de                                                                         uma nota parcial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SOBRAL-CE

JANEIRO DE 2017

 

SUMÁRIO

 

 

  1. TEMA ........................................................................................................ 3

 

  1. TÍTULO ...................................................................................................... 3

 

  1. OBJETIVO ................................................................................................. 3
    • Objetivo geral ........................................................................................... 3
    • Objetivo específico .................................................................................. 3

 

  1. QUESTÃO PROBLEMA ............................................................................ 3

 

  1. HIPÓTESE ................................................................................................. 3

 

  1. JUSTIFICATIVA ......................................................................................... 3

 

  1. REFERENCIAL TEÓRICO......................................................................... 4

 

  1. METODOLOGIA........................................................................................ 6

 

           CRONOGRAMA............................................................................................... 7

           REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................ 8

 

  1. TEMA: Literatura no ensino médio.

 

  1. TITULO: A importância dos recursos metodológicos utilizados pelos professores nas aulas de literatura no ensino médio.

 

  1. OBJETIVOS:

 

3.1 Objetivo geral:

  • Apresentar as vantagens dos novos recursos metodológicos, para ensinar literatura no ensino médio.

 

3.2 Objetivos específicos:

  • Investigar o processo de aprendizagem dos alunos no ensino médio;
  • Identificar o nível de interesse dos estudantes pela matéria;
  • Mostrar a importância da literatura no ensino médio;
  • Analisar se as aulas com recursos são interessantes;
  • Analisar se as aulas sem recursos são interessantes.

 

  1. QUESTÃO PROBLEMA: Qual o auxílio didático utilizado pelos professores para tornar o conteúdo literário mais atrativo?

 

  1. HIPÓTESE: Discutir as mesclagens dos métodos de ensinos padrões com novas formas de lecionar literatura no ensino médio.

 

 

  1. JUSTIFICATIVA:

 

 O projeto de pesquisa, cujo título é “A importância dos recursos metodológicos utilizados pelos professores nas aulas de literatura no ensino médio”, foi motivado devido à observação da falta de interesse e ânimo de grande parte dos alunos nas aulas de literatura. Isso justifica-se mediante a distância entre os contextos históricos contidos nas obras literárias e o cotidiano dos estudantes. Além disso, a linguagem utilizada pelos autores, acarreta significativamente a falta de compreensão e o aumento do desinteresse. De acordo com o autor Paulino:

Segundo Paulino (2004, p. 61) citado por Dias, Menezes (2014, p. 4),

“A leitura de textos literários, ao colocar o sujeito-leitor diante de um trabalho de linguagem inusitado, fora de normas rotineiras, apostando no estranhamento de um mundo recriado, renovado e não prescrito, permiti-lhe desenvolver, no nível da subjetividade como um todo sincrético, habilidades que não se esgotam no momento da leitura propriamente dita.”

 

A importância dos recursos metodológicos está no aprimoramento das formas tradicionais (Leitura de obras, memorização de datas, compreensão de contexto histórico, dentre outros); objetivando despertar o interesse dos discentes, faz-se necessário usar diferentes meios educacionais (Adaptações cinematográficas, peças teatrais, músicas, jogos didáticos, textos com linguagens de fácil compreensão, aulas externas e etc.)

Quando colocados em ação, esses métodos promoverão aos alunos, um encontro especial com a leitura e a descoberta de várias faces da linguagem, com diferentes aspectos da Língua Portuguesa. O mergulhar em um mundo de subjetividades e encantamentos, tornará o aprendizado ainda mais prazeroso. Já os professores substituirão a metodologia de ensino tradicional monótona por aulas inovadoras, e ao constatar o entusiasmo e proveito dos alunos, instigará a sua qualificação como profissional.

 

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

 

7.1 Conceitos e tipos de recursos metodológicos

 

Os recursos metodológicos nada mais são que mecanismos utilizados pelos professores no decorrer das aulas. Os novos meios servem para estimular o fascínio, comunicar, gerar discussões, incentivar o raciocínio, assim contribuindo para a interação do processo ensino-aprendizagem entre o docente e discente. O uso do recurso incentiva o avanço intelectual dos alunos, o fato destas encontrarem-se incluídos com jogos e diversas multimídias a conduzem para a concepção do conhecimento e aprendizagem.

O professor deve recorrer aos recursos, para assim, conseguir modificar a visão dos alunos em relação a disciplina, pois os métodos e táticas escolhidos são de fundamental importância para a qualificação de ensino.

Exemplos de alguns dos recursos didáticos:

  • Adaptações cinematográficas;
  • Peças teatrais;
  • Músicas;
  • Jogos didáticos;
  • Textos com linguagens de fácil compreensão;
  • Aulas de campo;
  • Instrumentos didáticos tecnológicos.

 

Segundo Orlandi, (1999, p. 40) citado por Dias, Menezes (2014, p. 118), “A convivência com a música, a pintura, a fotografia, o cinema com outras formas de utilização do som e com a imagem, assim como a convivência com as linguagens artificiais poderiam nos apontar para uma inserção no universo simbólico que não é a que temos estabelecidas na escola, essas linguagens todas não são alternativas. Elas se articulam. E é essa articulação que deveria ser explorada no ensino da leitura, quando temos como objetivo trabalhar a capacidade de compreensão do aluno.”

 

A junção desses recursos com o ensino da literatura, será uma forma de chamar a atenção do aluno, inclusive, ele poderá ter o ensino literário ligado à algo que está próximo a ele, como por exemplo, a tecnologia.

 

7.2 A importância do uso de recursos metodológicos nas aulas de literatura

 

Na tentativa de aperfeiçoar o ensino da literatura, estudiosos da área procuram deparar-se com alternativas e o propósito de reaver a importância da disciplina na formação humanística do aluno. O ensino precisa ser superior, indo além das paredes da escola. O educando deve, prematuramente, identificar a literatura como satisfação e conhecimento.

Pode-se apontar que a importância desses recursos, está na abertura do interesse dos alunos, dando ênfase a novos víeis do aprendizado, difundido a atual era da informação. Conforme Max G. Haetinger:

A modernização do mundo nos últimos 30 anos superou as mudanças ocorridas ao longo dos milênios. A revolução da informação e o fenômeno da globalização tornaram-nos realmente, “índios” da mesma aldeia global. Nossos alunos têm um volume cada vez mais de informações a sua disposição, e literalmente na palma da mão, através de smartphones, tablets, ou ainda, televisão, computadores\internet, rádio, etc. Essas informações são acompanhadas por uma tecnologia capaz de transmitir simultaneamente para todo o mundo civilizado. (HAETINGER, 2016, p. 89)

 

Por meio das leituras de textos literários que são realizadas, é possível apropriar-se de um amplo conhecimento sobre lugares distintos, conforme à realidade, muitas vezes sem sair do lugar, constata-se um mundo contemporâneo de culturas e saberes.

Através da Literatura adentra-se em convívio com as questões sociais que de algum modo torna-se complicado, e não fazem parte dos livros gramaticais, como por exemplo, a emoção, o receio, o conhecimento de si mesmo, a angústia, a luta do velho contra o novo, a confusão entre realidade e fantasia, a aflição e a presença de diversas perspectivas sobre um determinado assunto.

A utilização de outros gêneros literários, por exemplo, modifica a perspectiva do aluno em relação à leitura. Então, é importante a apropriação de variados tipos de textos que sejam atrativos para o determinado público. Dessa forma, a introdução de uma literatura contemporânea é vista como a porta de entrada para o interesse e facilidade de entendimento para uma literatura mais complexa. Conforme o autor José Luís Jobim:

A introdução do texto literário em classe deve sempre ter em conta o universo dos seus receptores, estabelecendo, se for o caso, uma “gradação textual” para trazer ao público estudantil primeiramente o que for mais fácil para ele, para depois, paulatinamente, chegar ao mais difícil [...] a partir do momento que despertamos a atenção do educando para a Literatura, a partir de textos mais “fáceis”, poderemos, com melhor efeito, introduzi-lo no mundo das linguagens mais “difíceis” (por exemplo, a do Barroco), ou no mundo dos temas que não fazem parte (ainda) de seu universo. (JOBIM, 2009, p. 117)

 

O professor necessita a todo momento buscar novos caminhos para o ensino e de introdução do assunto sobreposto no mundo real com o objetivo que o aluno sinta-se instigado com as mudanças e entendendo o verdadeiro valor do aprendizado para o seu progresso como cidadão.

 

  1. METODOLOGIA

 

Para atingir o proposito apresentando, este projeto vai se enquadrar no tipo de pesquisa de campo que “visa, sobretudo, gerar um conhecimento mais aprofundado de um fenômeno, as dimensões complexas de um problema ou tema, envolvendo um número restrito de participantes [...]” (BARBATTO, 2008, p. 16). E será realizada na escola de ensino médio E.E.E.P. Francisca Maura Martins, localizada na cidade de Hidrolândia-CE, com cerca de 90 alunos de 1º,2º e 3º series de turno integral.

A opção desse estilo abordado na metodologia, apresentou-se pelo o interesse em primeiramente efetuar uma análise sobre a importância dos recursos metodológicos que vêm sendo empregado em salas do ensino médio, buscando auxiliar para um melhor aprendizado dos alunos.

 

  1. CRONOGRAMA

 

Ações/Meses

Novembro

2016

Dezembro

2016

Janeiro

2017

Fevereiro

2017

Produção do projeto

X

X

 

 

Apresentação do projeto

 

 

X

 

Revisão do projeto

 

 

X

 

Entrega do projeto

 

 

X

 

Realização da pesquisa

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BARBATTO, S. Metodologia de Pesquisa Qualitativa. Brasília: Editora UnB, 2008.

 

HAETINGER, Max G. Criatividade: criando arte e comportamento. Fortaleza: CeNE, 2016.

 

JOBIM, José Luís. A literatura no ensino médio: um modo de ver e usar. In: ZILBERMAN, Regina; ROSING, Tania M. K. (Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009, p. 7.

 

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e leitura. 1999. In: DIAS, Janainna Alves de Freitas Rocha. MENEZES, Tadna Simone Azevedo Ralile. Reflexões sobre o ensino da literatura na sala de aula: entraves e possibilidades. Rio de Janeiro: Cifefil, 2014, p. 118.

 

PAULINO, Graça. Formação de leitores: a questão dos cânones literários. 2004. In: DIAS, Janainna Alves de Freitas Rocha. MENEZES, Tadna Simone Azevedo Ralile. Reflexões sobre o ensino da literatura na sala de aula: entraves e possibilidades. Rio de Janeiro: Cifefil, 2014, p. 121.

 

SOUZA, Marlon Antônio Pereira de. O ensino da literatura no ensino médio e os PCNS. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/o-ensino-da-literatura-no-ensino-medio-e-os-pcns/95932/#ixzz4UGXwojT2>. Acesso em: 17 nov. 2016

 

YUKIHARA, Eduardo. O que escrever na metodologia. Disponível em: <https://cienciapratica.wordpress.com/2011/11/02/o-que-escrever-na-metodologia/>. Acesso em: 30 nov. 2016.